UFRJ - Instituto de Economia UFRJ/IE - III Conferência Internacional Celso Furtado  
Apresentação |  Temas |  Participantes |  Programa |  Local |  Textos |  Organização |  Patrocínio |  Contatos

Apresentação

O Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) está organizando em parceria com a CEPAL e a Rede Eurolatinoamericana Celso Furtado uma Conferência Internacional sobre a temática do Desenvolvimento num Contexto de Globalização. Além de seu interesse intrínseco, esta Conferência representa uma homenagem a Celso Furtado no ano de sua candidatura ao Prêmio Nobel de Economia.

A Conferência representa uma extensão natural de experiências anteriores do IE/UFRJ em torno da questão do desenvolvimento econômico, que culminou, em 2003, com o Ciclo de Seminários Brasil em Desenvolvimento, realizado em parceria com a CEPAL, que contou com o apoio do BNDES, Banco do Brasil, Eletrobrás, FINEP, Banco do Nordeste e Petrobrás.

A Conferência está sendo organizada em mesas-redondas em torno de três grandes eixos - Estratégias Alternativas de Desenvolvimento Frente ao Modelo Neoliberal; Endividamento e Financiamento do Desenvolvimento; Desenvolvimento, Estrutura Social, Política e Cultura. O professor Celso Furtado já confirmou sua participação na mesa de abertura do evento. Está sendo solicitado aos participantes que preparem um texto resumindo os principais pontos a serem apresentados por cada um. Eventualmente, os respectivos artigos poderão constituir um livro.

Foram convidados para a Conferência cerca de quarenta pesquisadores do tema do desenvolvimento, divididos entre brasileiros e estrangeiros. Conforme pode ser verificado na programação a seguir, trata-se de um conjunto de especialistas reconhecidos no país e no exterior.

UFRJ - Instituto de Economia CEPAL - Comisión Económica para América Latina y el Caribe Red Eurolatinoamericana de Estudios sobre el Desarrollo BNDES FINEP CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

UFRJ » Instituto de Economia » III Conferência Internacional Celso Furtado