UFRJ - Instituto de Economia
Grupo de Economia Política
 
Instituto de Economia da UFRJ

Carlos Medeiros

Programa individual de pesquisa:

Nos últimos anos, venho desenvolvendo três principais linhas de pesquisa. A primeira delas tem por objeto o exame das diferentes abordagens da economia do desenvolvimento com particular ênfase nos processos de convergência e assimetria no processo de difusão do progresso técnico na economia internacional, nas políticas de desenvolvimento e nas relações entre estado e mercado.

A segunda linha de pesquisa, seguindo uma trajetória baseada no pensamento estruturalista latino-americano, é formada pelo estudo das experiências comparadas de desenvolvimento econômico, com particular ênfase no processo de industrialização do pós-guerra considerando em especial as economias asiáticas e latino-americanas. As diferentes formas de inserção internacional, as decisões de política econômica, a internacionalização, os processos de difusão do progresso técnico e as instituições constituem os principais objetos de reflexão dos estudos históricos comparados.

A terceira linha de pesquisa, que segue a tradição da economia política clássica, concentra-se na discussão das relações entre desenvolvimento econômico, formação dos salários e distribuição de renda. Estudos comparados e o exame destas relações nas experiências internacionais constituem parte essencial desta linha de pesquisa.

Linhas de pesquisa:

Abordagens da economia do desenvolvimento
Experiências comparadas de desenvolvimento econômico
Desenvolvimento econômico, formação de salários e distribuição de renda

http://www.ie.ufrj.br/ecopol/carlosmedeiros.php