Estela Neves

Visitante

Formação Acadêmica
Doutor em Ciências Sociais, 2006, CPDA/UFRRJ, Brasil. Especialização em economia ambiental e desenvolvimento (Oaxaca, México, 2004), Municipalismo (Madrid, Espanha, 2007) e Gestão Ambiental Local (Karlstad, Suécia, 1999). Mestre em Urbanismo, Universidade de Paris, França, 1977. Licenciada em Urbanismo, Universidade de Paris, França, 1975. Arquiteta, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFRJ, 1973.

Áreas de Ensino
Política ambiental e governança ambiental: fundamentos teóricos e instrumental analítico. Política ambiental, descentralização e federalismo. Política ambiental no Brasil: a perspectiva das esferas subnacionais de governo. Agenda ambiental governamental e governos subnacionais. Temas selecionados da agenda ambiental.

Áreas de Pesquisa
Análise e avaliação de ações de política ambiental nas esferas governamentais subnacionais; desenho, implementação e avaliação de estratégias de política e gestão ambiental em projetos de desenvolvimento local / regional; construção e análise da capacidade institucional de organizações governamentais para defesa ambiental.

Disciplinas de Graduação

Disciplinas de Pós-Graduação
Governança ambiental e descentralização (IEP 815); Governança ambiental e descentralização I (IEP 841); Metodologia de avaliação de políticas (IEP871)

O professor na Mídia