Avisos

Gerais


O Professor Dias Leite manteve durante toda sua vida uma atividade profissional destacada e pena de contribuições acadêmicas relevantes. Responsável pela primeira estimativa de renda nacional no Brasil, publicada em 1951, Dias Leite foi fundamental na criação da CPRM, da Aracruz e na viabilização da UHE Binacional de Itaipu, dentre outras ações marcantes que caracterizaram a sua trajetória.  

Na vida acadêmica, em grande parte dedicada à UFRJ, organizou a Fundação Universitária José Bonifácio e foi diretor da Faculdade de Economia da UFRJ. Aposentou-se após 40 anos de atuação, recebendo a seguir do Conselho Universitário da UFRJ o título de Professor Emérito.

Publicou diversos trabalhos entre os quais se destacam: “Estimativa da renda nacional do Brasil” (1951); “Caminhos do desenvolvimento” (1966); “Crescimento econômico” (1999); “Política mineral e energética” (1973); e “A energia do Brasil”, que recebeu o prêmio Jabuti de 1998. Publicou, também, o livro “A economia brasileira – de onde viemos e onde estamos” em 2004.

A nós, professores do Instituto de Economia da UFRJ, cabe destacar o importante papel desempenhado pelo Prof. Dias Leite na nossa história. O Professor Dias Leite teve uma atuação estratégica no processo de recuperação da autonomia acadêmica da Economia da UFRJ quando assumiu a direção da FEA, propiciando um ambiente profícuo para o debate de ideias. Sua passagem pela Faculdade marcou a todos pela simplicidade, caráter e dedicação exemplar ao serviço público.

Instituto de Economia da UFRJ
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento, em 06/04/17, do professor emérito do Instituto de Economia da UFRJ Antonio Dias LeiteO velório será realizado neste sábado, 08, das 11 às 13 horas, na capela 6 do Memorial do Carmo. 

Leia uma entrevista concedida pelo Prof. Dias Leite em Novembro de 2012.
Com pesar e consternação, comunicamos o falecimento do funcionário terceirizado Luis Fernando de Jesus Melo, no dia 24/03/2017, mais uma vítima de bala perdida na cidade do Rio de Janeiro. À família e aos amigos do Luis, nosso sincero pesar. Basta de violência!
Em nome do corpo social do Instituto de Economia da UFRJ, ​vimos expressar ​nossa profunda consternação ​e indignação com a agressão inaceitável sofrida por nosso estudante Pedro Lucas Scudieri, desejar-lhe a mais pronta recuperação​, prestar solidariedade aos familiares e amigos e coloca​r-nos à disposição para ajudar no que for possível. Basta de violência! ​Direção do IE​.
A Subprefeitura da Praia Vermelha comunica que entre os dias 23 de Dezembro de 2016 até o dia 1º de Janeiro de 2017 a entrada e a saída de veículos do Campus Praia Vermelha realizar-se-á apenas no portão da Av. Venceslau Brás Nº 71 (ao lado da entrada do Instituto Philippe Pinel).
Diretoria do IE-UFRJ informa
21 Dezembro 2016
A Diretoria do IE-UFRJ informa que, no período de 26 a 30 de dezembro, o IE funcionará em regime especial com acesso ao prédio exclusivamente mediante autorização prévia.