Destaques

Gerais



Com grande pesar o IE-UFRJ  comunica o falecimento do nosso Prof. Emérito Fernando Cardim, ocorrido em 16/05, na cidade de Cascais, Portugal.


O Instituto de Economia lamenta profundamente o falecimento de seu Professor Emérito Fernando José Cardim de Carvalho. Durante todos os anos em que lecionou no Instituto, o Prof. Cardim foi uma fonte permanente de brilhantismo intelectual, dedicação, inteligência e bom humor, exercendo uma influência decisiva na formação de um grande número de economistas e pesquisadores. O pesar que todos sentimos com esta perda é apenas comparável ao legado que ele nos deixa nas suas contribuições acadêmicas, amizade e exemplo de conduta pessoal.   


Apresentação feita por Jose Luiz Oreiro em homenagem a Fernando Cardim no IV Encontro da AKB em 2011

https://jlcoreiro.wordpress.com/2018/05/16/slides-da-minha-apresentacao-em-homenagem-ao-fernando-cardim-durante-o-iv-encontro-internacional-da-akb/



Fernando Cardim in Memoriam - JRRA Informativo

http://www.joserobertoafonso.com.br/?mailpoet_router&endpoint=view_in_browser&action=view&data=WzEwNywwLDg3NjksImU1NTQwZCIsODEsMF0



Mensagem recebida dos colegas da UFMG

Aos amigos do IE/UFRJ,

É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de Fernando Cardim de Carvalho. Cardim foi uma liderança intelectual importante para a consolidação do ensino e da pesquisa em economia no Brasil, seja por seu papel na formação de gerações de economistas como professor da UFF e da UFRJ, seja por sua atuação junto à ANPEC e às agências de fomento à pesquisa e, sobretudo, por sua extensa obra nos campos da macroeconomia e da economia monetária. Cardim alcançou reconhecimento nacional e internacional, tendo publicado livros e artigos na tradição pós keynesiana em diversos e relevantes periódicos nacionais e estrangeiros. Cardim foi um grande amigo do CEDEPLAR, sempre presente em bancas da nossa Pós-graduação, concursos para professor do Departamento de Economia da UFMG e nos Seminários de Diamantina. Vai deixar saudades e uma obra acadêmica de grande valor.

CEDEPLAR-UFMG, Programa de Pós-graduação em Economia da UFMG e Departamento de Ciências Econômicas da UFMG



Proposta de Concessão do Título de Professor Emérito da UFRJ a Fernando José Cardim de Carvalho, Professor Titular do Instituto de Economia da UFRJ Fernando José Cardim de Carvalho


O professor Fernando Cardim se formou em ciências econômicas pela Universidade de São Paulo (USP), em 1975, concluindo o mestrado na UNICAMP, em 1978, sob a orientação do professor emérito da UFRJ recentemente falecido, Antonio Barros de Castro, e o doutorado, com a defesa da tese “Inflation and Indexation in a Post Keynesian Model of Asset Choice, em 1986, pela Rutgers State University, sob a orientação do professor Paul Davidson.

Foi professor adjunto de economia na Universidade Federal Fluminense até 1994, quando fez concurso para professor titular no Instituto de Economia da UFRJ (IE/UFRJ), sendo aprovado e aqui permanecendo até 2011, quando se aposentou.

Seu percurso acadêmico é impecável. Orientou 17 dissertações de mestrado e 16 teses de doutorado. Seus cursos oferecidos, tanto na graduação quanto na pós-graduação, sempre foram disputados pelos alunos do IE/UFRJ. Possui dezenas de artigos publicados em revistas de prestígio em economia no Brasil e no exterior, além de livros e capítulos de livros. A qualidade de seu trabalho é amplamente reconhecida por seus pares a ponto de ser classificado como pesquisador 1A no CNPq.

A partir de sua tese de doutorado, se especializou na área de teoria econômica keynesiana, mais precisamente sob o enfoque pós-keynesiano, e sistemas monetários e financeiros, sendo considerado atualmente como o principal economista pós-keynesiano brasileiro e um dos principais no mundo.

Em sua obra podem ser destacados 15 artigos publicados em três revistas estrangeiras de ponta na área de economia: três na Cambridge Journal of Economics; três na International Journal of Political Economics; e nove no Journal of Post Keynesian Economics. Além disso, publicou também nas principais revistas de economia do país: Revista de Economia Política; Economia e Sociedade; Econômica; Revista de Economia Contemporânea; Análise Econômica; Revista Brasileira de Economia; Estudos Econômicos; e Pesquisa e Planejamento Econômico, entre outras. Possui ainda mais de sessenta livros e capítulos de livros no Brasil e no exterior, sendo diversos publicados por editoras reconhecidas internacionalmente como Oxford University Press, Palgrave Macmillan, Routlege e Verlag.

Embora seja um acadêmico de prestígio, Fernando Cardim não deixa de participar regularmente da discussão pública sobre os rumos da economia brasileira, sendo um importante formador de opinião. Possui dezenas de artigos publicados em veículos da mídia como os jornais Valor Econômico, Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, além de atuar em debates e entrevistas nas principais redes de televisão do país.

Após sua aposentadoria na UFRJ no início do ano passado, a
...
PRÊMIOS RECEBIDOS
22 Março 2018
Marcelo Resende, professor titular do IE-UFRJ, obteve a 1a colocação no Prêmio SEAE de Loterias - 2017, no tema 2: Aspectos de Responsabilidade Social Corporativa das Loterias, com a monografia "Demanda por Loterias um Estudo Econométrico", elaborada em autoria com Vicente Cardoso (BNDES). Ver notícia completa em:
http://www.esaf.fazenda.gov.br/assuntos/pesquisas-e-premios/premios/premio-seae-de-loterias-2017-principal"
A Secretaria de Pós-Graduação informa que o início do próximo período letivo para os três programas do Instituto de Economia (PPGE, PPED e PEPI) será no dia 7 de agosto de 2017 (segunda-feira).
O Professor Dias Leite manteve durante toda sua vida uma atividade profissional destacada e pena de contribuições acadêmicas relevantes. Responsável pela primeira estimativa de renda nacional no Brasil, publicada em 1951, Dias Leite foi fundamental na criação da CPRM, da Aracruz e na viabilização da UHE Binacional de Itaipu, dentre outras ações marcantes que caracterizaram a sua trajetória.  

Na vida acadêmica, em grande parte dedicada à UFRJ, organizou a Fundação Universitária José Bonifácio e foi diretor da Faculdade de Economia da UFRJ. Aposentou-se após 40 anos de atuação, recebendo a seguir do Conselho Universitário da UFRJ o título de Professor Emérito.

Publicou diversos trabalhos entre os quais se destacam: “Estimativa da renda nacional do Brasil” (1951); “Caminhos do desenvolvimento” (1966); “Crescimento econômico” (1999); “Política mineral e energética” (1973); e “A energia do Brasil”, que recebeu o prêmio Jabuti de 1998. Publicou, também, o livro “A economia brasileira – de onde viemos e onde estamos” em 2004.

A nós, professores do Instituto de Economia da UFRJ, cabe destacar o importante papel desempenhado pelo Prof. Dias Leite na nossa história. O Professor Dias Leite teve uma atuação estratégica no processo de recuperação da autonomia acadêmica da Economia da UFRJ quando assumiu a direção da FEA, propiciando um ambiente profícuo para o debate de ideias. Sua passagem pela Faculdade marcou a todos pela simplicidade, caráter e dedicação exemplar ao serviço público.

Instituto de Economia da UFRJ
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento, em 06/04/17, do professor emérito do Instituto de Economia da UFRJ Antonio Dias LeiteO velório será realizado neste sábado, 08, das 11 às 13 horas, na capela 6 do Memorial do Carmo. 

Leia uma entrevista concedida pelo Prof. Dias Leite em Novembro de 2012.
Com pesar e consternação, comunicamos o falecimento do funcionário terceirizado Luis Fernando de Jesus Melo, no dia 24/03/2017, mais uma vítima de bala perdida na cidade do Rio de Janeiro. À família e aos amigos do Luis, nosso sincero pesar. Basta de violência!
Em nome do corpo social do Instituto de Economia da UFRJ, ​vimos expressar ​nossa profunda consternação ​e indignação com a agressão inaceitável sofrida por nosso estudante Pedro Lucas Scudieri, desejar-lhe a mais pronta recuperação​, prestar solidariedade aos familiares e amigos e coloca​r-nos à disposição para ajudar no que for possível. Basta de violência! ​Direção do IE​.
A Subprefeitura da Praia Vermelha comunica que entre os dias 23 de Dezembro de 2016 até o dia 1º de Janeiro de 2017 a entrada e a saída de veículos do Campus Praia Vermelha realizar-se-á apenas no portão da Av. Venceslau Brás Nº 71 (ao lado da entrada do Instituto Philippe Pinel).
Diretoria do IE-UFRJ informa
21 Dezembro 2016
A Diretoria do IE-UFRJ informa que, no período de 26 a 30 de dezembro, o IE funcionará em regime especial com acesso ao prédio exclusivamente mediante autorização prévia.