Lista

Com grande pesar o IE-UFRJ  comunica o falecimento do nosso Prof. Emérito Fernando Cardim, ocorrido em 16/05, na cidade de Cascais, Portugal.

O Instituto de Economia lamenta profundamente o falecimento de seu Professor Emérito Fernando José Cardim de Carvalho. Durante todos os anos em que lecionou no Instituto, o Prof. Cardim foi uma fonte permanente de brilhantismo intelectual, dedicação, inteligência e bom humor, exercendo uma influência decisiva na formação de um grande número de economistas e pesquisadores. O pesar que todos sentimos com esta perda é apenas comparável ao legado que ele nos deixa nas suas contribuições acadêmicas, amizade e exemplo de conduta pessoal.

Apresentação feita por Jose Luiz Oreiro em homenagem a Fernando Cardim no IV Encontro da AKB em 2011

Fernando Cardim in Memoriam - JRRA Informativo

Mensagem recebida dos colegas da UFMG

Aos amigos do IE/UFRJ,

É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de Fernando Cardim de Carvalho. Cardim foi uma liderança intelectual importante para a consolidação do ensino e da pesquisa em economia no Brasil, seja por seu papel na formação de gerações de economistas como professor da UFF e da UFRJ, seja por sua atuação junto à ANPEC e às agências de fomento à pesquisa e, sobretudo, por sua extensa obra nos campos da macroeconomia e da economia monetária. Cardim alcançou reconhecimento nacional e internacional, tendo publicado livros e artigos na tradição pós keynesiana em diversos e relevantes periódicos nacionais e estrangeiros. Cardim foi um grande amigo do CEDEPLAR, sempre presente em bancas da nossa Pós-graduação, concursos para professor do Departamento de Economia da UFMG e nos Seminários de Diamantina. Vai deixar saudades e uma obra acadêmica de grande valor.

CEDEPLAR-UFMG, Programa de Pós-graduação em Economia da UFMG e Departamento de Ciências Econômicas da UFMG

Proposta de Concessão do Título de Professor Emérito da UFRJ a Fernando José Cardim de Carvalho, Professor Titular do Instituto de Economia da UFRJ Fernando José Cardim de Carvalho

O professor Fernando Cardim se formou em ciências econômicas pela Universidade de São Paulo (USP), em 1975, concluindo o mestrado na UNICAMP, em 1978, sob a orientação do professor emérito da UFRJ recentemente falecido, Antonio Barros de Castro, e o doutorado, com a defesa da tese “Inflation and Indexation in a Post Keynesian Model of Asset Choice, em 1986, pela Rutgers State University, sob a orientação do professor Paul Davidson.

Foi professor adjunto de economia na Universidade Federal Fluminense até 1994, quando fez concurso para professor titular no Instituto de Economia da UFRJ (IE/UFRJ), sendo aprovado e aqui permanecendo até 2011, quando se aposentou.

Seu percurso acadêmico é impecável. Orientou 17 dissertações de mestrado e 16 teses de doutorado. Seus cursos oferecidos, tanto na graduação quanto na pós-graduação, sempre foram disputados pelos alunos do IE/UFRJ. Possui dezenas de artigos publicados em revistas de prestígio em economia no Brasil e no exterior, além de livros e capítulos de livros. A qualidade de seu trabalho é amplamente reconhecida por seus pares a ponto de ser classificado como pesquisador 1A no CNPq.

A partir de sua tese de doutorado, se especializou na área de teoria econômica keynesiana, mais precisamente sob o enfoque pós-keynesiano, e sistemas monetários e financeiros, sendo considerado atualmente como o principal economista pós-keynesiano brasileiro e um dos principais no mundo.

Em sua obra podem ser destacados 15 artigos publicados em três revistas estrangeiras de ponta na área de economia: três na Cambridge Journal of Economics; três na International Journal of Political Economics; e nove no Journal of Post Keynesian Economics. Além disso, publicou também nas principais revistas de economia do país: Revista de Economia Política; Economia e Sociedade; Econômica; Revista de Economia Contemporânea; Análise Econômica; Revista Brasileira de Economia; Estudos Econômicos; e Pesquisa e Planejamento Econômico, entre outras. Possui ainda mais de sessenta livros e capítulos de livros no Brasil e no exterior, sendo diversos publicados por editoras reconhecidas internacionalmente como Oxford University Press, Palgrave Macmillan, Routlege e Verlag.

Embora seja um acadêmico de prestígio, Fernando Cardim não deixa de participar regularmente da discussão pública sobre os rumos da economia brasileira, sendo um importante formador de opinião. Possui dezenas de artigos publicados em veículos da mídia como os jornais Valor Econômico, Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, além de atuar em debates e entrevistas nas principais redes de televisão do país.

Após sua aposentadoria na UFRJ no início do ano passado, a direção do IE/UFRJ solicitou que o professor Fernando Cardim continuasse a manter sua colaboração com a UFRJ na qualidade de colaborador voluntário, o que já vem ocorrendo. Entretanto, reconhecendo suas qualidades pessoais e acadêmicas e a importância que seu trabalho teve para o desenvolvimento das atividades do IE/UFRJ nas duas últimas décadas, gostaríamos de encaminhar a solicitação de que o professor Fernando Cardim tenha seu trabalho reconhecido por toda a UFRJ na qualidade de professor emérito.

João Luiz Maurity Saboia (professor titular, IE-UFRJ)
Paulo Bastos Tigre (professor titular, IE-UFRJ)