Passados

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPED - 06/11 - 16H30

Seminário do PPED do dia 6 de novembro. O evento ocorrerá na sala 133, das 16:40 às 18:30. 

Título:  "Estado e coalizão social-desenvolvimentista no Brasil (2003-2014)". 

Palestrante: Marcus Ianoni
Marcus Ianoni é Professor Associado do Departamento de Ciência Política do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP). Atua nas seguintes subáreas: teoria política, economia política, instituições políticas e políticas públicas. É pesquisador do Instituo Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED). Lidera o Núcleo de Pesquisa sobre Estado, Economia e Interesses (NUPEEI). 

O objetivo é entender o que aconteceu nos governos petistas e a virada neoliberal atual.

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGE - 31/10 - 16H30

Seminário de Pesquisa: 31 de outubro, terça-feira, às 16:30 horas

"Estrutura produtiva e encadeamentos produtivos na era das cadeias globais de valor - uma análise insumo-produto"

Kaio Glauber Vital da Costa (pós-doutorado PPGE/IE/UFRJ)

Prof.ª Marta dos Reis Castilho (IE/UFRJ)

Local: sala 133 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPED - 30/10 - 16H40

Seminário do PPED
Dia 30 de outubro, das 16:40 às 18:30, na sala 133 do IE.

Palestrante: Heitor Soares Mendes

Heitor Soares Mendes é Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (IE/UFRJ), possui Mestrado em Tecnologia (CEFET/RJ), Especialização em Engenharia de Produção (UFRJ) e Graduação em Engenharia Mecânica-Industrial (CEFET/RJ). Atualmente é docente do CEFET/RJ, com atuação em ensino, projetos de pesquisa e extensão; é pesquisador do grupo de pesquisa Cooperação Tecnológica, Inovação e Desenvolvimento e participa/participou de outros projetos de pesquisa na instituição. 

Título: Protagonismo do Estado do Rio de Janeiro na exploração e produção de petróleo e gás natural: até quando?

Resumo: Este artigo investiga, em caráter exploratório, a possível perda de protagonismo do Estado do Rio de Janeiro (ERJ) no setor de Petróleo e Gás Natural (P&G), com deslocamento da centralidade econômica do setor petrolífero para o Estado de São Paulo (ESP). O artigo alicerça a discussão em dados sobre a evolução da produção de P&G; a distribuição geográfica das operadoras e dos fornecedores; o calendário de leilões ANP; e as rendas provenientes das participações governamentais na produção petrolífera. A recente notícia sobre a intenção do governo paulista de estimular a economia do petróleo foi a principal motivação para elaboração deste artigo. Os resultados mostram que o ERJ tem mantido sua posição de principal locus da produção petrolífera do País, concentrando grande parte das rendas provenientes dessa atividade, bem como as principais empresas operadoras e fornecedoras setoriais. Não obstante, o crescimento recente da produção do ESP sinaliza que esse protagonismo pode vir a ser contestado.

Evento - VI Jornada de Pesquisa 2017

Jornada de Pesquisa do IE-UFRJ é um evento anual, promovido pela Diretoria de Pesquisa, com os seguintes objetivos:

- reunir a produção discente em curso na casa e submetê-la à discussão e ao debate;
- fomentar o intercâmbio entre os discentes da graduação e da pós-graduação e os pesquisadores/professores;
- dar visibilidade às pesquisas em curso; e
- promover o intercâmbio entre os três programas de pós-graduação, a graduação e a pesquisa.

A apresentação de trabalhos na JP IE-UFRJ é aberta aos alunos de graduação em fase de monografia, alunos de pós-graduação (PPGE/PPED/PEPI) em fase de dissertação ou tese,e aos professores/pesquisadores realizando pesquisa no Instituto de Economia.

As apresentações são orais e ocorrem nas dependências do IE-UFRJ e são sempre abertas ao público em geral.

As inscrições ocorrerão de 21 de agosto a 30 de setembro de 2017. 
Inscrições prorrogadas até 22 de outubro!
Edital VI Jornada de Pesquisa_2017
Formulário de Inscrição

Inscrevam-se, participem!

PROGRAMAÇÃO

vi jp programação final 3 dbd72

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPED - 23/10 - 16H40

Seminário do PPED que irá ocorrer na próxima segunda-feira, dia 23, das 16:40 às 18:30, na sala 133

Título: Publicações científicas e bases catalográficas para a publicização de pesquisas acadêmicas


Palestrantes:
Prof. Dr. Carlos Eduardo Frickmann Young Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Economia pela Universidade de Londres - University College London (1997). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e Pesquisador do InstitutonNacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED). É coordenador do Grupo de Economia do MeioAmbiente (GEMA) do Instituto de Economia da UFRJ. Website: www.ie.ufrj.br/gema

Prof. Dr. Francisco José Mendes Duarte Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2008), mestrado (2010) e doutorado (2013) em Política social pela mesma Universidade. Entre novembro de 2011 e setembro de 2012, realizou estágio sanduíche, financiado pela Capes, na Universidade da Califórnia, Berkeley. Entre maio de 2014 e abril de 2016, fez pós doutorado emEconomia, com ênfase em Políticas Públicas, na Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais. É professor visitante de Políticas Públicas no Departamento de Economia e no Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Profa. Dra. Mariana Clauzet Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (2003) e doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente desenvolve seu pós-doutorado no Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia da UFRJ.

Resumo da apresentação: O seminário em questão será voltado para o corpo discente do Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED) e buscará debater a importância da submissão de artigos científicos a revistas listadas na área interdisciplinar da plataforma PeriódicosQualis da Capes e orientar os alunos na selação das revistas. Ademais, debateremos a disponibilização de artigos em plataformas como academia.edu e research gate. Por fim, apresentaremos o compêndio de publicações PPED, ferramenta digital na qual será depositada toda a produção acadêmica do Programa. Sugerimos ao público que traga seus computadores à apresentação para que possamos acessar à internet e manusear as ferramentas analisadas conjuntamente.

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPED - 16/10 - 16H40

Seminário de Pesquisa do PPED 

Dia 16/10, das 16h40  às 18h30, na sala 133.

Palestrante: Jussanã Cristina de Abreu

Engenheira Química (EQ/UFRJ), Especialista em Vigilância Sanitária (NFE/Fiocruz), mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (TPQB/EQ/UFRJ), Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ). Desde 2006 atua como Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária na Anvisa onde realiza análises técnicas dos pedidos de patentes de produtos e processos farmacêuticos, incluindo demais produções relacionadas ao tema.

Título: PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA NA CONCESSÃO DE PATENTES DE INTERESSE DO SUS NO BRASIL: estudo de caso em medicamentos para transplante

Resumo: Discute-se uma proposta de metodologia que visa subsidiar a operacionalização da priorização da análise técnica de pedidos de patentes pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) baseada no instrumental teórico-prático de prospecção tecnológica. A priorização do exame de patentes é uma das linhas de gestão do backlog de patentes normatizada no INPI com potencial de otimizar a concessão de patentes farmacêuticas no Brasil e os seus efeitos deletérios no Sistema Nacional de Inovação (SNI), com desdobramentos no Sistema Único de Saúde (SUS), que influem na dinâmica de inovação do setor farmacêutico nacional, foco dos recentes planos de desenvolvimento nacional. Foi utilizada a técnica de mineração de dados em ciência e tecnologia (tech mining) num estudo de caso compreendendo tecnologias atuais e futuras no campo tecnológico dos medicamentos imunossupressores pós-transplante de órgãos sólidos. Foram identificados 48 pedidos de patentes aptos ao exame prioritário no país e 21 produtos futuros. Constatou-se que a ausência de uma política explicita, que delineie o papel ocupado pelo subsistema de concessão de patentes farmacêuticas, compromete as iniciativas políticas vigentes sendo apresentadas recomendações aos operadores das políticas públicas no país.

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGE - 10/10 - 16h30

Seminário de Pesquisa: 10 de outubro, terça-feira, às 16:30 horas

“O fim do desenvolvimentismo: o governo Sarney e a transição do modelo econômico brasileiro”

Prof. Luiz Carlos Delorme Prado (IE/UFRJ)
Local: sala 133 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPEd - 09/10 - 16h40

Título: OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: MUITA AMBIÇÃO PARA POUCOS DADOS*

Palestrantes:  Paulo Gonzaga Mibielli de Carvalho e Frederico Cavadas Barcellos

Frederico Cavadas Barcellos é geógrafo formado pela UFF, especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá e Mestre em Sistemas de Gestão Ambiental pela Faculdade de Engenharia da UFF. É professor da cadeira de Economia Ambiental do curso de Pós-graduação lato sensu em Análise Ambiental e Gestão do território, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE. Compõe a diretoria da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica – EcoEco. No IBGE, está lotado na Coordenação de Estatísticas Econômicas e Classificações onde desempenha suas funções no Núcleo de Estatísticas Ambientais.

Paulo Gonzaga Mibielli de Carvalho  - Graduado em Economia pela PUC-RJ, Mestre em Economia pela IE-UNICAMP e Doutor em Economia pela IE-UFRJ. Foi presidente e é atualmente diretor da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO). Foi professor do mestrado de Estudos populacionais e Pesquisa Social e do curso de especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território ambos da ENCE. Economista do IBGE, atualmente está lotado na Coordenação de Estatísticas Econômicas e Classificações no Núcleo de Estatísticas Ambientais. É também professor do curso de graduação de economia da UNESA.

Resumo da Apresentação: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS substituíram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM a partir de 2016. O arcabouço dos ODS que foi aprovado pela ONU é excessivamente ambicioso, tem inconsistências, lacunas em áreas importantes e, principalmente, é de difícil monitoramento por falta de estatísticas e metadados. A maioria das metas ou não tem prazo estabelecido para cumprimento ou valor numérico a ser atingido. Apenas 56,6% dos indicadores de acompanhamento têm metadados e dados. No momento, nenhum país tem dados para metade dos indicadores propostos. Caso não haja uma significativa mudança de rumo, os autores são pessimistas quanto ao sucesso dos ODS.


*     O IBGE está isento de qualquer responsabilidade pelas opiniões, informações, dados e conceitos emitidos neste artigo, que são de inteira responsabilidade dos autores.

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGE - 03/10

Seminário de Pesquisa: 3 de outubro, terça-feira, às 16:30 horas
“Produtividade, investimento e poupança no Brasil - 1995-2014”
Prof. Claudio Monteiro Considera (IBRE/FGV e UFF)
Local: sala 133 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha

Seminário de Pesquisa do LEMA - 10/11 - 11h

Seminário de Pesquisa do LEMA

Data: 10/11 (sexta-feira) às 11h.

Local: sala 133 do IE.

Título: "Ética, Política e Economia em Aristóteles e Marx: Sobre Trabalho, Natureza Humana e Liberdade"

Apresentação: Juliana Nascimento da Silva (UFRRJ)

Comentador: Pablo Bielschowsky (UFRRJ)

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGE - 26/09 - 16h30

Seminário de Pesquisa: 26 de setembro, terça-feira, às 16:30 horas

“Indústria Naval de Defesa e Inovação Tecnológica: Um estudo das lições espanholas em termos de instrumentos de política industrial de defesa – contribuições para o Brasil”

Ana Carolina Aguilera Negrete (Escola Naval)

Local: sala 102 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha

Seminário GEE - Fontes Renováveis de Energia - 25/09 - 14h

inserção de renováveis 1 2efd6


Biografías de Carina Guzowski y Gabriela Cristiano
Carina Guzowski Es Licenciada en economía y Doctora en economía de la Universidad Nacional del Sur (UNS). Actualmente se desempeña como docente del Departamento de Economía de la UNS e Investigadora del Instituto de Investigaciones Sociales y Económicas del Sur (IIESS). Los estudios realizados por la Dra. Guzowski se encuentran enmarcados en el área de Economía de la Energía, estando sus últimas publicaciones en relación a los mercados de generación eléctrica en Argentina y a las políticas de desarrollo de los recursos renovables en la región en América del Sud.

Gabriela Cristiano Es licenciada en economía y Magister en Economía Agraria de la Universidad Nacional del Sur (UNS). Actualmente se desempeña como docente del Departamento de Economía de la UNS e Investigadora del Instituto de Investigaciones Sociales y Económicas del Sur (IIESS). Las actividades de investigación y docencia que desarrolla se encuentran en el ámbito de la economía agraria y la microeconomía, focalizando sus investigaciones en la temática vinculada al aprovechamiento de los residuos orgánicos de origen agropecuario y el desarrollo regional.

Convite - DEBATES ACALOURADOS - 22/09

Como parte das atividades de recepção dos calouros e dando início aos ciclos de debates da graduação, temos o prazer de convidá-los para o debate:


“A Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho e a Questão da Proteção Social” 


Professora Hildete Pereira de Melo R. de Araújo (UFF)

Professora Lena Lavinas (IE/UFRJ)


O debate ocorrerá no dia 22/09/2017, às 11h, na sala 227 do Instituto de Economia.

Seminário do PPED - 18/09 - 16:40 às 18:30 - 102 do IE.

Seminário do PPED - 18/09 - 16:40 às 18:30 - 102 do IE. 


Título do trabalho: Os impactos da difusão da Geração Fotovoltaica Distribuída sobre consumidores e distribuidoras de energia elétrica nos casos da Califórnia e da Itália.

Resumo do trabalho:A difusão da geração fotovoltaica distribuída consiste em um processo que vem acontecendo em um ritmo exponencial, e se confirma a nível internacional. Apesar dos inúmeros benefícios associados a esse processo, há diversos desafios que decorrem dessa difusão, e que já estão sendo amplamente discutidos no cenário internacional, sobretudo nos países onde a GD já atinge considerável participação na geração de carga, e cujos impactos já são encarados por agentes do setor elétrico. No âmbito das discussões acerca de impactos e medidas de mitigação, ganha destaque a questão dos efeitos negativos da difusão da GD sobre o equilíbrio econômico-financeiro das distribuidoras e a transferência de custos da rede dos consumidores fotovoltaicos para os consumidores “sem-painel”, gerando ineficiência alocativa. Considerando esse cenário, a pesquisa se propõe a discutir os efeitos da disseminação da GD sobre as distribuidoras de energia elétrica e sobre os consumidores, do ponto de vista teórico; analisar os casos da Califórnia e da Itália, no sentido de identificar quais dos efeitos se verificam, assim como mapear as medidas adotadas no sentido de mitigar o impacto; e, por fim, discutir e sistematizar as mudanças regulatórias implementadas nos casos avaliados.  

Lorrane Câmara é Mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo IE-UFRJ. Formada em economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Experiência em Economia da Energia. Atua como pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL) na área de Economia e Regulação.

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGE 12/09 - 16H30

Seminário de Pesquisa: 12 de setembro, terça-feira, às 16:30 horas

“The Trouble with Harrod: the fundamental instability of the warranted rate in the light of the Sraffian Supermultiplier”


Prof. Fabio Feitas (IE/UFRJ)

Local: sala 102 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha
Texto do Seminário

Evento promovido pelo LEMA - 11/09

Evento promovido pelo LEMA, Forum de Ciência e Cultura, PR5 e Sindipetro, a ser realizado na próxima segunda-feira (11/9) às 18h no Auditório Pedro Calmon.

img 20170828 wa0015 2374a

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPED 11/09 - 16H40

Seminário do PPED
Dia 11 de setembro, na sala 102 do IE, das 16:40 às 18:30. 

Palestrante - Diego Boschetti Musskopf. 


Título da Palestra: Componentes-Chave das Capacitações Dinâmicas

Currículo resumido: Arquiteto e Urbanista formado pela UFRGS (2004) com Mestrado em Engenharia Civil na área de Construções mais Sustentáveis (2007), Pesquisador em Propriedade Industrial no INPI (desde 2009), aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (desde 2013). 

Resumo da palestra: INTRODUÇÃO: A Visão Baseada em Capacitação surgiu com Teece, Pesano e Shuen (1994) buscando responder a pergunta de “como as empresas criam e mantem vantagem competitiva”. Para os autores, são as capacitações dinâmicas que permitem as empresas manter a congruência de seus recursos e competências com o mercado em transformação. A definição de capacitação dinâmica, contudo, foi considerada vaga e tautológica e, ao longo do tempo, seu significado foi expandido e alterado. Como resultado, surgiram vertentes de estudo que não dialogam perfeitamente entre si. OBJETIVO: identificar as principais características das capacitações e quais são empregadas para diferencias as formas de capacitação (e.g. dinâmica de ordinária). METODOLOGIA: estudo bibliográfico dos trabalhos mais citados no campo. RESULTADOS: são identificados seis elementos-chave são: ação, objeto da ação, agente da ação, finalidade da ação, replicabilidade da ação e comportamento do ambiente competitivo.

Aula Inaugural - 05/09 - 11h

A diretoria do Instituto de Economia da UFRJ vem convidá-los para a aula inaugural de 2017-2:

Título: "Só Sei Que Nada Sei"


Prof. João Carlos Ferraz (IE/UFRJ)

05/09/17 – terça-feira – 11 horas
Salão Pedro Calmon

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPED 04/09 - 16H40

Seminário do PPED do dia 4 de setembro.
O evento ocorrerá das 16:40 às 18:30 na sala 102. 


Palestrante: Henrique Menezes.
O palestrante é doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas: UNESP, UNICAMP, PUC-SP; Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); e bacharel em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e do INCT para Estudos sobre os Estados Unidos (INEU). Atua principalmente com os temas: economia política internacional e política externa; desenvolvimento econômico e propriedade intelectual.

"Propriedade Intelectual como um complex regime? Impactos sobre políticas públicas e desenvolvimento"
Resumo: O regime internacional de propriedade intelectual, assim como outros regimes internacionais tradicionais, tem sido entendido como regime complex (ver Raustiala, 2007, Yu, 2007; Raustiala e Victor, 2004; Alter e Meunier, 2009; Keohane e Victor, 2011; Orsini, Morin, Young, 2013; etc.). Em linhas gerais, o conceito diz respeito à existência de vários regimes internacionais, parcialmente sobrepostos, sem que haja uma ordem hierárquica entre eles e que incidem sobre uma mesma área da política internacional. A proliferação de normas e instituições internacionais de uma forma não organizada produziria efeitos consideráveis sobre a administração e regulamentação do tema sobre os quais essas incidem, impondo efeitos sobre a capacidade dos países de implementar políticas públicas e estratégias de desenvolvimento. Entretanto, o que pretendemos argumentar é que o regime de propriedade intelectual não se caracterizaria como um “complexo de regimes”, mas um regime ordenado e hierarquizado que, na realidade, tem a capacidade de “complexificar” e incidir, de uma forma muito específica, sobre outros regimes internacionais que regulam matérias fundamentais para o desenvolvimento. A conclusão dos TRIPS e as negociações de regras TRIPS-plus incidiram e incidem sobre outros regimes e matérias importantes, como o regime internacional de direitos humanos e saúde global; acesso e uso de recursos biogenéticos, segurança alimentar e nutricional; e acesso a conhecimento para fins científicos e educacionais. O foco, então, é analisar o regime de propriedade intelectual como um padrão normativo intrusivo, por suas características próprias, que se sobrepõe e submete normas, padrões de comportamentos e mesmo interpretações diversas sobre desenvolvimento, analisando, especificamente, a relação dele com os regimes mencionados.

Seminário de Pesquisa PPED - Rio+ Talks - 25/09

Seminário de Pesquisa PPED

Título: Rio+ Talks: Soluções sustentáveis pelas Baias Urbanas e Agenda 2030

Que : Como parte do circuito universitário no Rio de Janeiro, nesse RIO+ Talks o filme ‘Baia Urbana’ será exibido versão reduzida de 20 minutos, seguido de uma breve discussão com Ricardo Gomes e Carlos Young sobre o papel da vida oceânica e marinha no desenvolvimento sustentável.  O evento será parte dos seminários semanais do PPED.

Quem: Ricardo Gomes, produtor e biólogo marino e Carlos Eduardo Frickmann Young, Professor PPED-IE/UFRJ

Quando: 25 Setembro 2017, 16h30-18h30

Onde: Instituto de Economia/UFRJ, Salão Pedro Calmon, Av. Pasteur, 250, 2o. andar – Praia Vermelha

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=g2VdQm81qco


riotalks cartaz e3458

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGE 29/08 - 16H30

Seminário de Pesquisa: 29 de agosto, terça-feira, às 16:30 horas

“TARIFA ADUANEIRA COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICA INDUSTRIAL: A EVOLUÇÃO DA ESTRUTURA DE PROTEÇÃO TARIFÁRIA NO BRASIL NO PERÍODO 2004-2014”

Prof.ª Marta Castilho (IE/UFRJ)
Pedro Miranda (Ipea)

Local: sala 102 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha

Texto do Seminário

SEMINÁRIO DE PESQUISA PEPI 14/09 - 14h

O PEPI convida a todos, para o Seminário do PEPI-IE/UFRJ comemorando 20 anos da publicação do livro "Poder e dinheiro: uma economia política da globalização", no dia 14 de setembro de 2017, às 14 horas, no Salão Pedro Calmon (UFRJ Praia Vermelha).

O livro inaugurou uma série editorial fundamental para a agenda de pesquisa do PEP. Contaremos com a presença dos organizadores e de autores do livro, fazendo um balanço e falando da atualidade de suas pesquisas:

Maria da Conceição Tavares (Profa. Emérita PEPI-IE/UFRJ)
José Luís Fiori (PEPI-IE/UFRJ)
Carlos Aguiar de Medeiros (PEPI e PPGE-IE/UFRJ)
Franklin Serrano (PEPI e PPGE-IE/UFRJ)
Luiz Eduardo Melin (PUC-Rio)
Ernani Teixeira (PEPI-IE/UFRJ)


seminário pepi poder e dinheiro 14 09 744c3

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPED 28/08 - 16h40

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPED 

Data: 28 de agosto
SALA 102 do IE 
Hora: 16:40 às 18:30
Palestrante: Fábio Waltenberg

Título: "Ser ou não ser professor da Educação Básica? Salário esperado e outros fatores na escolha ocupacional de concluintes de licenciaturas"

Autores: Raphael Alves, Ariana de Britto, Roberta Mendes e Costa, Danielle Carusi Machado, Francisco Raeder e Fábio Waltenberg - Universidade Federal Fluminense

Resumo: Em países desenvolvidos e em desenvolvimento, é frequente a escassez de professores da Educação Básica, seja numa ótica quantitativa (faltam professores de certas disciplinas em determinadas localidades), seja qualitativa (nem todos têm condições de desempenhar suas tarefas de forma ideal). Que fatores atraem ou repelem potenciais professores da Educação Básica no Brasil? Que papel exercem as expectativas salariais de curto e médio prazo? Qual é o perfil de quem deseja se tornar professor? Este artigo contribui à literatura fornecendo elementos de resposta a essas perguntas através da estimação de modelos de escolha ocupacional. Os dados foram coletados num survey aplicado a uma amostra representativa de concluintes de licenciatura de várias áreas. Os resultados mostram que o futuro professor tem perfil socioeconômico desfavorecido, é avesso ao risco e geralmente não está entre os melhores alunos. Ser mulher, morar no interior, estar matriculado em instituição privada e não estudar ciências naturais são fatores que intensificam o desejo de ser professor em alguns dos modelos estimados. Ter cursado magistério e ter participado de atividades como monitoria mitigam o desejo de desistir da profissão em algumas das regressões. Mesmo controlando para efeitos reconhecidamente importantes, inclusive proxies de vocação, revelam-se significativas as expectativas salariais no curto e no médio prazo. 


A palestra está sintetizada no seguinte artigo:  https://www.anpec.org.br/encontro/2016/submissao/files_I/i13-ae712257ca2ff0694cd253ae1276b1ae.doc


O professor Fábio Waltenberg é professor da Universidade Federal Fluminense e pesquisador do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF. Bacharel (1998) e mestre (2003) em economia pela Universidade de São Paulo, obteve seu título de doutor em economia pela Université Catholique de Louvain, Bélgica, em 2007, ano em que recebeu o prêmio Haralambos Simeonidis da ANPEC de melhor tese de economia do ano. Sua pesquisa concentra-se em: análise econômica de políticas sociais, economia da educação, do trabalho e da saúde.

SEMINÁRIO DE PESQUISA LEMA 01/09 - 11h

Seminário de Pesquisa do LEMA.

Data: 01/09 (sexta-feira)
Hora: 11h
Local: sala 102

Tema: Bolchevistas e Trotskistas no Brasil: A Revolução Russa e a Controvérsia da Revolução Brasileira nos Anos 1920

Expositor: Filipe Leite Pinheiro 
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFF, Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo da UFF (NIEP-Marx/UFF) e do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA-UFRJ e UFRRJ).

Comentador: Wilson Vieira 
Professor do IE-UFRJ e Pesquisador do LEMA (UFRJ e UFRRJ).

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGE 22/08 - 16h30

Seminário de Pesquisa: 22 de agosto, terça-feira, às 16:30 horas

“Finance, Trade, and Income Distribution in Global Value Chains: Implications for Developing Economies and Latin America”

Prof. Nicholas Trebat (IE/UFRJ)

Local: sala 102 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha

Texto do Seminário

Temporada de seminários do LabChina

Temporada de seminários do LabChina

Data: 23/08
Hora: 15:00-17:00

Palestrante: Pedro Henrique Batista Barbosa, doutorando em políticas internacionais pela Renmin University em Pequim, diplomata de carreira e um dos organizadores do livro da Funag sobre relações Brasil-Ásia na perspectiva de jovens diplomatas
(disponível em: http://www.funag.gov.br/index.php/pt-br/component/content/article?id=2059).


Ele irá falar sobre o tema do seu capítulo, "uma tentativa brasileira de entender o funcionamento do governo e do setor privado na China"







SEMINÁRIO DE PESQUISA PPED 21/08 - 16h40

SEMINÁRIO DE PESQUISA PPED 21/08
Horário: 16:40 às 18:30
Local: Sala 227

Título: "Governança das águas doces e construção de segurança hídrica no Brasil”


Palestrantes: 
Marussia Whately - A palestrante é arquiteta e urbanista, especialista em recursos hídricos e saneamento,pesquisadora do INCT/PPED. Coordenou o Programa Mananciais do Instituto Socioambiental entre 2003 e 2009. Integrou equipe do Instituto Democracia e Sustentabilidade e coordenou a campanha #Florestafazadiferença (em 2009 e em 2011). Apoiou a estruturação do Programa Municípios Verdes em 100 municípios do Pará, como consultora do IMAZON em projeto apoiado pela Climate And Land Use Alliance. (maio de 2012 a agosto de 2014).  É idealizadora da Aliança pela Água, rede com mais de 70 organizações da sociedade criada em 2014 para enfrentamento da crise hídrica de São Paulo. Em 2016 teve o seu livro, “Século da Escassez. Uma nova cultura de cuidado com a água: impasses e desafios”, publicado pela Editora Claro Enigma/Companhia das Letras. 

 

Rosa Formiga Johnsson - Possui graduação em Engenharia Civil (1987) pela Universidade Federal de Goiás, mestrado (1992) e doutorado (1998) em ciências e técnicas ambientais pela Université de Paris XII, França. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente). Tem atuado na área de política, planejamento e gestão das águas, gestão participativa de bacias hidrográficas, economia de recursos hídricos, gestão ambiental, planejamento territorial, gestão integrada de risco de desastres naturais e mudanças climáticas globais/vulnerabilidade e adaptação. 

 

Estela Maria Neves - Mestra em Urbanismo (Université Paris VIII) e Doutorado em Ciências Sociais (2006), especialização em análise de políticas públicas e governança ambiental. Professora do PPED e pesquisadora do INCT/PPED nas áreas de análise e avaliação de política e governança  ambiental. Consultora do PRograma Municípios Verdes (2012-2014) e da Climate Land Use Alliance / CLUA (2013-2015) sobre governança ambiental e ação local na Amazônia. Consultora da Aliança pela Agua sobre governança das aguas, tendo coordenado a pesquisa sobre governança das águas no Brasil (2016-2017). 

International Seminar

banner gdec2 2 novo 01 fd145


















International Seminar of Regulation and Competition in Historical Perspective

First pre-conference for the World Economic Congress Boston 2018
Organizado pelo Gdec/Instituto de Economia e Sorbonne-Paris IV

Address: Instituto de Economia/UFRJ. Av. Pasteur 250, Sala 102, Urca – CEP: 22.290-240

Contact :+55 21 3938-5242/5243.


​Evento aberto com vagas limitadas. Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  com o título Gdec-ParisIV.

Para maiores detalhes, por favor, acessem a programação no site www.gdec-ie.com/gdecparisiv

Seminário de Pesquisa do LEMA - 18/08

Seminário de Pesquisa do LEMA 

Data: 18/08 (sexta-feira)
Hora: 11h
Local: sala 218

Tema: Um debate sobre a democracia brasileira: tradição plutocrática e perspectivas de democratizaçao no meio de uma crise de poder e de acumulação

Expositor: Jaime León (Doutorando do PPGE - IE-UFRJ)
Comentador: Bruno Borja (Professor do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ - Campus Nova Iguaçu).

Seminário de Pesquisa PPED 14/08

Seminário de Pesquisa PPED

DATA E LOCAL - 14 de agosto das 16:40 às 18:30, na sala 102. 


Palestrante: Temístocles Murilo de Oliveira Júnior
O palestrante é Auditor Federal de Finanças e Controle e doutorando de curso de  Políticas públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia UFRJ. 

Título: DINÂMICA POLÍTICA DA TRANSFERÊNCIA DE POLÍTICAS DE ACESSO À INFORMAÇÃO: estudo do caso brasileiro.

Resumo: Uma difusão global de políticas de acesso à informação baseada no pressuposto de que transparência reduz corrupção ocorreu no contexto da ascensão da agenda da “boa governança”. O Brasil oferece um relevente caso de estudo sobre este fenômeno na América Latina. Apesar da lei e demais mecanismos de acesso à informação desse país serem recentes, ranqueamentos e prêmios indicam que sua transparência governamental representa uma história de sucesso. Este estudo assume que a transferência de políticas que resultou na aprovação desses instrumentos voltou-se à homogeneização frente aos padrões internacionais. Entretando, este processo também produziu ambiguidades. Enquanto as novas regras e procedimentos apresentam um amplo escopo e excluem qualquer possibilidade de sigilo eterno, órgãos não independentes tornaram-se os responsáveis por sua implementação e pela decisão final sobre o acesso às informações sob a carga do governo. Que mecanismo operou para que esse processo produzisse tais resultados? Propõe-se teoria causal que assume que a dinâmica política representa o mecanismo que explica como a transferência dos padrões e modelos internacionais produziu essas ambiguidades. Esta dinâmica compreende disputas e acomodações de preferências entre os atores-chave. Considerando que as condições associadas a este processo e seus resultados também estão presentes nas demais áreas da vida institucional e em outras democracias, este caso pode retratar fenômenos relacionados a outros processos ocorridos no contexto.

Seminário de Pesquisa PPGE 08/08

Seminário de Pesquisa PPGE: 08 de agosto, terça-feira, às 14:50 horas

“ON SOME LIMITS OF THE NEO-DEVELOPMENTALIST VIEW ABOUT THE RELATIONSHIP BETWEEN EXCHANGE RATE AND ECONOMIC GROWTH”

Prof. Ariel Dvoskin (CONICET – IDAES/UNSAM)

Prof. Germán David Feldman (IDAES/UNSAM)

Local: sala 102 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha

(ENEI) - Sessão Especial Globelics - 15 Anos de Globelics

II Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI)
De 01 a 03 de agosto de 2017, no Instituto de Economia da UFRJ, campus da Praia Vermelha


Sessão Especial Globelics
Tema: "Sistema de Inovação, Aprendizagem e Construção de Capacitações - 15 Anos de Globelics"

Data: 02 de agosto de 2017
Horário: de 20h a 21h45
Local: Salão Pedro Calmon - Palácio Universitário, 2o andar
Apresentadores: Judith Sutz (Universidad de la Republica, Uruguai), José Eduardo Cassiolato (IE-UFRJ) e Carlos Frederico Leão Rocha (ABEIN/IE-UFRJ)
Coordenadora: Márcia Siqueira Rapini (UFMG)

Entrada gratuita e sem necessidade de inscrição.

(ENEI) - Sessão Especial ABIMAQ - "Políticas de Reindustrialização"

II Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI)
De 01 a 03 de agosto de 2017, no Instituto de Economia da UFRJ, campus da Praia Vermelha


Sessão Especial ABIMAQ
Tema: "Políticas de Reindustrialização para o Brasil"

Data: 02 de agosto de 2017

Horário: de 10h a 12h15
Local: Salão Pedro Calmon - Palácio Universitário, 2o andar
Apresentador: Mario Bernardini (ABIMAQ)
Debatedores: Luciana de Sá (FIRJAN) e Francisco Eduardo Pires de Souza (IE-UFRJ)
Coordenador: Helio Nogueira da Cruz (ABEIN/USP)


Entrada gratuita e sem necessidade de inscrição.
Para mais informações sobre o II ENEI, visite o site da ABEIN

(ENEI) - Sessão Especial IEDI - "O Futuro da Indústria"

II Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI)
De 01 a 03 de agosto de 2017, no Instituto de Economia da UFRJ, campus da Praia Vermelha


Sessão Especial IEDI 
Tema: "O Futuro da Indústria"

Data: 02 de agosto de 2017
Horário: de 18h a 19h30
Local: Salão Pedro Calmon - Palácio Universitário, 2o andar

Apresentador: Luciano Galvão Coutinho (UNICAMP)
Moderador: David Kupfer (IE-UFRJ)
Debatedor: Afonso Carlos Corrêa Fleury (USP)
Coordenador: Pedro Wongtschowski (IEDI)

Entrada gratuita e sem necessidade de inscrição.
Para mais informações sobre o II ENEI, visite o site da ABEIN

Seminário de Pesquisa PPGE 27/06

Seminário de Pesquisa: 27 de junho, terça-feira, às 16:30 horas
“Contas de Saúde: o estado da arte no Brasil”
Maria Angélica Borges dos Santos (ENSP – Fiocruz)
Local: sala 102 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha

SEMINÁRIO PPED - Heloisa Helena Pinheiro

Data: 19 de junho, das 16:40 às 18:30, na sala 102 do IE

Palestrante: Heloisa Helena Pinheiro

Título: IMPOSTO SOBRE A RENDA DAS PESSOAS FÍSICAS: Oportunidades para tributar os rendimentos mais altos no Brasil

Resumo: Esta apresentação baseia-se em artigo de mesmo nome, publicado pela palestrante em parceria com os professores doutores Fábio Waltenberg (UFF) e Celia Lessa Kerstenetzky (UFRJ). O objetivo da apresentação é analisar a tributação do décimo mais elevado da distribuição de rendimentos de declarantes do imposto de renda de pessoa física (IRPF). A hipótese a ser testada é se há regressividade no topo, e buscar indícios de que ela possa ser causada por tratamento privilegiado dado aos rendimentos do capital.

Heloisa Helena Pinheiro é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF), graduada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO). É Auditora Fiscal da Secretaria da Receita Federal desde 1993.

Seminário PPED - Renato Cader

Seminário PPED - Compras Públicas Sustentáveis: experiências compartilhadas

Data: 12 de junho, das 16:40 às 18:30, na sala 102 do IE.

Palestrante: Renato Cader

Título: Compras Públicas Sustentáveis: experiências compartilhadas

Renato Cader é doutor em Ambiente e Sociedade pela UNICAMP e Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, integrante da carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Atualmente cedido para o cargo de Subsecretário-Geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ. Sua experiência profissional inclui ainda o cargo de coordenador no Ministério do Meio Ambiente. É professor do MBA da Fundação Getulio Vargas.

Reunião de Conjuntura

A Reunião de Conjuntura será no dia 8/junho (quinta) das 16:30 até 18:30, na sala 227

Os temas da reunião são:

a- Desempenho recente da economia brasileira;

b- Perspectivas pós crise política.

Os expositores serão Francisco Eduardo Pires de Souza, Margarida Gutierrez e Caio Prates da Silveira.

Seminário de Pesquisa PPGE 06/06

Seminário de Pesquisa: 06 de junho, terça-feira, às 16:30 horas

“Identidade de Gênero e Oferta de Trabalho Feminino no Brasil”

Karen Codazzi (IE/UFRJ)

Prof.ª Valéria Pero (IE/UFRJ)

André Sant’Anna (IE/UFRJ e BNDES)

Local: sala 102 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha

Texto do Seminário

Seminário PPED - Luiz Augusto Campos

Seminário PPED - Políticas de Ações Afirmativas na Pós-Graduação Brasileira

Data: 5 de junho, das 16:40 às 18:30, na sala 102 do IE.

Palestrante: Professor Luiz Augusto Campos.

Título: Políticas de Ações Afirmativas na Pós-Graduação Brasileira. 

Luiz Augusto Campos é doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (2013), mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (2009) e graduado em Ciência Política pela UnB (2007). É professor de Sociologia do IESP-UERJ, onde coordena, junto com o professor João Feres Júnior, o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA).

Seminário Gdec

Seminário Gdec - 5 anos da Nova Lei de Defesa da Concorrência: aprendizados e desafios

Vamos debater os avanços e aprendizados gerados com a Lei 12.529/11 e com a atuação do Cade neste período, bem como trazer os desafios atuais e futuros, considerando aspectos práticos, de implementação e de contribuição da análise econômica.

Para mais informações - Clique aqui!

Seminário de Pesquisa PPGE - 13/06

Seminário de Pesquisa: 13 de junho, terça-feira, às 16:30 horas

“Política monetária e inflação: uma agenda de pesquisa”

Débora Pimentel (doutoranda do PPGE-IE/UFRJ)

Prof. André Modenesi (IE/UFRJ)

Local: sala 102 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha

Seminário de Pesquisa do PPGE - 20/06

“Stochastic Frontier Analysis and Productivity Decomposition Applied to Brazilian Microdata”

Eduardo P. S. Fiuza (IPEA)

Alexandre Marinho (IPEA)

Local: sala 102 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha

Seminário de Pesquisa: 20 de junho, terça-feira, às 16:30 horas

Seminário de Pesquisa do PPED - 26/06

Seminário de Pesquisa do PPED do dia 26 de junho de 2017

Palestrante: Prof. Dr. Peter May 

Título: “Teorias de mudança para romper a path dependency nos sistemas agroalimentares: fundamentos científicos e econômicos para o TEEBAgrifood”. 

Resumo:  

A Economics of Ecosystems and Biodiversity (TEEB) é uma iniciativa global cujo principal objetivo é levar os valores da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos para o centro dos processos decisórios em todos os níveis. Neste sentido, a pesquisa que embasa a palestra em questão busca discutir como os resultados dos estudos da TEEB, no campo da Agricultura e da Alimentação, podem gerar impactos intermediários nas decisões que afetam a sociedade e o meio ambiente por meio das políticas agrícolas. Mais precisamente, busca-se compreender de que modo diversos atores nos sistemas agroalimentares podem adotar a metodologia analítica da TEEB como base para promover sua transição a um modelo mais sustentável. Por fim, os potenciais obstáculos a estas mudanças são identificados, bem como sugestões para superá-los, e apresenta-se uma reflexão sobre o sentido das consequências destas mudanças para um futuro previsível em termos de bem-estar humano, segurança alimentar e qualidade do meio ambiente.

Peter May é graduado em Ecologia Humana pela The Evergreen State College (1974), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (1979) e PhD em Economia dos Recursos Naturais (1986), ambas da Cornell University. Atualmente é Professor Titular do Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/DDAS/ICHS/UFRRJ) e Coordenador da linha de pesquisa em Biodiversidade, Recursos Naturais e Culturais e Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas para Estratégias de Desenvolvimento (INCT-PPED). Atua como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED-IE/UFRJ) e como Colaborador do Mestrado Profissionalizante em Práticas de Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS/UFRRJ). É membro do Conselho Assessor Internacional do TEEB e do Comitê Assessor do Projeto TEEBAgriFood.