Eventos

Seminário do PPED - 18/09 - 16:40 às 18:30 - 102 do IE. 


Título do trabalho: Os impactos da difusão da Geração Fotovoltaica Distribuída sobre consumidores e distribuidoras de energia elétrica nos casos da Califórnia e da Itália.

Resumo do trabalho:A difusão da geração fotovoltaica distribuída consiste em um processo que vem acontecendo em um ritmo exponencial, e se confirma a nível internacional. Apesar dos inúmeros benefícios associados a esse processo, há diversos desafios que decorrem dessa difusão, e que já estão sendo amplamente discutidos no cenário internacional, sobretudo nos países onde a GD já atinge considerável participação na geração de carga, e cujos impactos já são encarados por agentes do setor elétrico. No âmbito das discussões acerca de impactos e medidas de mitigação, ganha destaque a questão dos efeitos negativos da difusão da GD sobre o equilíbrio econômico-financeiro das distribuidoras e a transferência de custos da rede dos consumidores fotovoltaicos para os consumidores “sem-painel”, gerando ineficiência alocativa. Considerando esse cenário, a pesquisa se propõe a discutir os efeitos da disseminação da GD sobre as distribuidoras de energia elétrica e sobre os consumidores, do ponto de vista teórico; analisar os casos da Califórnia e da Itália, no sentido de identificar quais dos efeitos se verificam, assim como mapear as medidas adotadas no sentido de mitigar o impacto; e, por fim, discutir e sistematizar as mudanças regulatórias implementadas nos casos avaliados.  

Lorrane Câmara é Mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo IE-UFRJ. Formada em economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Experiência em Economia da Energia. Atua como pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL) na área de Economia e Regulação.