Data: 19 de junho, das 16:40 às 18:30, na sala 102 do IE

Palestrante: Heloisa Helena Pinheiro

Título: IMPOSTO SOBRE A RENDA DAS PESSOAS FÍSICAS: Oportunidades para tributar os rendimentos mais altos no Brasil

Resumo: Esta apresentação baseia-se em artigo de mesmo nome, publicado pela palestrante em parceria com os professores doutores Fábio Waltenberg (UFF) e Celia Lessa Kerstenetzky (UFRJ). O objetivo da apresentação é analisar a tributação do décimo mais elevado da distribuição de rendimentos de declarantes do imposto de renda de pessoa física (IRPF). A hipótese a ser testada é se há regressividade no topo, e buscar indícios de que ela possa ser causada por tratamento privilegiado dado aos rendimentos do capital.

Heloisa Helena Pinheiro é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF), graduada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO). É Auditora Fiscal da Secretaria da Receita Federal desde 1993.