Colação de grau e Diploma

Após ter concluído com aprovação todos os créditos, inclusive Monografia I e II, o aluno poderá solicitar a sua colação de grau na forma solene realizada pela Diretoria do IE sempre em duas datas durante o ano (maio e outubro) e esporadicamente colações simples em janeiro e julho (caso necessário). Ao solicitar a colação o concluinte também deverá solicitar conjuntamente o seu diploma.

A participação na colação é pessoal e obrigatória. Ao final da mesma o formando receberá uma declaração de conclusão de curso, que servirá como comprovante até a expedição de seu diploma de bacharel em Ciências Econômicas que poderá ser requerido de imediato na Secretaria Acadêmica de Graduação do IE.

Assim que o diploma for tramitado e registrado pela Divisão de Diplomas da UFRJ e retornar ao IE (aproximadamente 60 dias), o requerente é avisado por e-mail e deverá retirar pessoalmente o seu diploma. O interessado pode acompanhar seu processo através do Sistema de Acompanhamento de Processos da UFRJ. Basta colocar em pesquisa seu nome completo sem cedilha e sem nenhum acento.

Principais cuidados com o diploma: não molhar, não plastificar, não perfurar, grampear ou prendê-lo com clipes, não colar adesivos, não deixá-lo exposto ao sol, evitar contato com areia, umidade e produtos químicos, evitar atritos e contato com superfícies que possam danificá-lo. Assim como todo documento oficial, uma vez danificado, o diploma perde o seu valor.

Resolução sobre Colação de Grau - Curso de Graduação em Ciências Econômicas
Link para requerimento de Colação de Grau - https://goo.gl/forms/7ITwUFOk2Xq89cOf2]
Formulário para Solicitação de Colação de Grau ExtraordináriaFormulário - Preencher, assinar, anexar - Documento Oficial da Instituição Privada/Empresa/Órgão Público que comprove a necessidade da urgência.

Expedição de 2ª Via de Diploma
A segunda via do Diploma de graduação pode ser expedida, tanto por motivo de extravio como danificação do original, e deve ser solicitada na Unidade Acadêmica de origem. Para ser expedida por extravio, será necessária a comprovação pelo interessado da publicação em órgão da imprensa de maior circulação local com antecedência.

No caso de danificação, deverá ser juntado à solicitação o diploma danificado.

Requerimento de Solicitação de Diploma - 2ª Via
Documentos de Solicitação de Diploma - 2ª Via

Diploma de Dignidade Acadêmica
A UFRJ concederá anualmente aos alunos que concluírem os seus cursos de graduação, dignidades acadêmicas de acordo com o seu desempenho escolar.

Certificado de Dignidade Acadêmica