Mobilidade Acadêmica

Nosso curso oferece diversas oportunidades de crescimento pessoal e acadêmico aos alunos, através da possibilidade de intercâmbio no país e no exterior.

Intercâmbio no país
Existe um programa de mobilidade acadêmica para alunos das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), pelo qual nossos alunos podem cursar até um ano em outra dessas universidades e também alunos dessas instituições podem vir cursar algumas disciplinas na UFRJ. A regulamentação deste programa tanto para alunos da UFRJ, como para alunos que pretendam vir para a UFRJ, é feita pela res. CEG 01/2011. Maiores informações podem ser obtidas aqui. [ link tá quebrado no site atual]

Intercâmbio Internacional
A UFRJ tem convênios com diversas universidades no exterior e também eventualmente participa de janelas do Programa Erasmus Mundus , da União Europeia, que permitem aos nossos alunos passar um ou dois semestres em prestigiosas instituições estrangeiras, sem precisar pagar taxas de inscrição ou passar por algum processo de seleção que essas universidades porventura pratiquem.

Além dos convênios abertos a toda a UFRJ, o IE , em particular, tem acordos específicos com universidades portuguesas, espanholas e francesas e temos enviado alunos para instituições como o ISEG (Lisboa), a Universidade do Porto, Universidade da Coruña (Corunha), Université Paris IX – Dauphine, Université de Picardie Jules Verne (Amiens), Université Paris XIII – Villetaneuse, entre muitas outras.

Para participar desses programas, você deve buscar maiores informações no Setor de Convênios e Relações Internacionais da UFRJ.