Trancamento

O trancamento de matrícula é regulamentado pelas resoluçõesResolução CEG 01/91Resolução CEG 05/91Resolução CEG 03/08 e Resolução CEG 01/10.

Por ela fica assegurado ao aluno da UFRJ o direito de pedir o trancamento de sua matrícula (o chamado Trancamento Solicitado) a qualquer tempo, menos na segunda metade do(s) período(s) letivo(s). O aluno deve dar o motivo: saúde, familiar, trabalho, socioeconômico, outros e a sua solicitação pode ser aprovada ou não pelo Conselho de Graduação do IE, que funciona como COAA.

O trancamento da matrícula só pode ser por no máximo quatro períodos letivos.

No entanto, o aluno só pode solicitar trancamento após ter sido aprovado em no mínimo doze créditos após o seu ingresso no curso da UFRJ em que esteja matriculado. Tal regra pode, eventualmente admitir exceções, mas elas devem ser muito bem fundamentadas e somente o próprio CEG pode autorizá-las.

OBS: Para o aluno solicitar um trancamento de matrícula ela deverá estar ativa, ou seja, é preciso se inscrever em pelo menos 6 (seis) créditos. O aluno não pode trancar essas disciplinas. Caso o pedido seja aceito, aparecerá a mensagem "matrícula trancada" do lado de cada disciplina em que o aluno estava inscrito.

Existe também o Trancamento Automático, que ocorre quando o aluno deixa de se inscrever em disciplinas ou quando fica com CR zero. Neste caso, o aluno será chamado pelo diretor de graduação para escolher se realmente quer pedir trancamento solicitado ou se inscrever em alguma disciplina. Esta situação é temporária e se o aluno não voltar a se inscrever em disciplinas no semestre seguinte, nem conseguir o trancamento solicitado, terá sua matrícula cancelada em caráter definitivo.

O trancamento de matrícula deve ser solicitado, presencialmente, na Secretaria Acadêmica de Graduação.

Documentos Necessários:

Boletim não oficial (impresso pelo interessado diretamente do SIGA)

CRID - Confirmação de Inscrição em Disciplinas (impressa pelo interessado diretamente do SIGA)

Nada consta de qualquer Biblioteca da UFRJ (patra comprovar que não há débitos e nenhum livro emprestado).


Requerimento de Trancamento de Matrícula