Apresentação

Visão Geral


O curso de Ciências Econômicas da UFRJ é o mais antigo do estado, criado em 1938. O curso caracteriza-se por sua pluralidade, que permite a convivência de uma variedade de abordagens teóricas, pelo foco no desenvolvimento econômico e social e na Economia Brasileira. Todo nosso corpo docente, que conta com importantes pensadores de diversas escolas de pensamento e com forte atuação em pesquisa, ministra disciplinas na graduação. Nossa prioridade é a de fornecer uma formação crítica, preparando nossos alunos para tornarem-se os líderes de que o país necessita. 

O curso é oferecido no campus da Praia Vermelha, utilizando majoritariamente as salas de aula do Palácio Universitário, e ainda o laboratório de informática disponível para aulas, tutorias e monitorias. Trata-se de um curso de bacharelado, semestral, com dois turnos e um total de 200 vagas de acesso por ano.  

O turno integral tem entrada de 80 novos alunos no primeiro semestre e 80 no segundo semestre. É previsto para ser completado em oito semestres. As disciplinas dos três primeiros períodos do turno integral são ministradas durante a tarde, entre 13:00 e 18:20, e as disciplinas do quarto período em diante são oferecidas pela manhã, entre 07:30 e 12:50. 

O turno noturno tem entrada de 40 novos alunos somente no primeiro semestre. É previsto para durar 10 semestres e as aulas são oferecidas entre 18:30 e 22:00 horas. Devido ao menor número de aulas por dia no noturno a distribuição das disciplinas no tempo é diferente do integral, mas o curso é exatamente o mesmo.

O curso tem duração de 3000 horas, divididas em disciplinas obrigatórias e eletivas, atividades complementares e desenvolvimento de uma monografia, que é obrigatória para conclusão do curso.

Detalhadamente:

a) 44 disciplinas (2700h): 36 disciplinas obrigatórias, 4 disciplinas eletivas condicionadas (internas ao curso), 4 disciplinas eletivas livres (outros cursos, intercâmbio ou no próprio curso);

b) atividades complementares (60h): extensão, cursos de curta duração, estágio (não é obrigatório), iniciação científica, palestras, monitoria, voluntariado, empresa júnior. O IE e a UFRJ oferecem diversas oportunidades de crescimento pessoal e acadêmico aos alunos, através de bolsas e da possibilidade de intercâmbio no país e no exterior.

c) monografia (240h).

A qualidade do curso de Ciências Econômicas da UFRJ é atestada pelos inúmeros prêmios recebidos e por contribuir para a formação de quadros importantes desta área do saber no Brasil e no mundo.



Prêmios:

          1º e 2º lugares no Prêmio de Monografia 2015 do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon-RJ)

          1º lugar no Prêmio de Monografia 2016 do Conselho Federal de Economia (Confecon)

          1º lugar VI Gincana Regional de Economia realizada pelo Corecon-RJ.

          4º lugar na VI Gincana Nacional de Economia realizada pelo Confecon (30 duplas).

          Prêmio Destaque Econômico do Ano na modalidade Academia pelo Confecon em 2015.

          5 estrelas no Guia do Estudante.