Ingresso

A busca por vagas da UFRJ é muito alta, por isso, o acesso aos cursos é restrito e sujeito a regras transparentes e editais com periodicidade definida.

Há diversas formas de acesso aos cursos de graduação. A principal delas, para acesso ao curso desde o início, é o Concurso de Acesso.

Para alunos que já começaram, ou mesmo terminaram outro curso de graduação, há concursos para aproveitar as vagas que surgem da evasão. Entram nessa categoria as transferências, tanto a facultativa, quanto a obrigatória (ex-officio), a isenção de concurso de acesso, o reingresso especial e a mudança de curso, todas reguladas pelo Conselho de Ensino de Graduação - CEG.

Todas as formas de ingresso nas graduações da UFRJ, inclusive a de Ciências Econômicas, são reguladas pela resolução CEG 06/2010 e são as seguintes:

Concurso de Acesso


O Concurso de Acesso à Graduação na UFRJ ocorre pela inscrição e participação no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e, posteriormente, participação no Acesso UFRJ, em conformidade com as normas estabelecidas em Editais Complementares a serem publicados na página www.acessograduacao.ufrj.br. Esta é a principal maneira para se tornar aluno de graduação da UFRJ.

A inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM deverá ser efetuada segundo as instruções do INEP/MEC, por meio de consulta na página eletrônica do INEP.

Desde 2011, o curso de Ciências Econômicas abre 200 vagas por ano, sendo 80 para o 1º semestre diurno, 80 para o 2º semestre diurno e 40 para o 1º semestre noturno.

Informações sobre editais, calendário e datas dos concursos são obtidas em www.acessograduacao.ufrj.br.