gototopgototop

Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento - PPED

O PPED oferece cursos stricto sensu, em nível de mestrado e de doutorado, no campo das políticas públicas, instituições, estratégias, sustentabilidade, propriedade intelectual e do desenvolvimento, visando aprimorar a competência científica e profissional do seu corpo discente, proporcionando a participação ativa no debate teórico e aplicado sobre os principais temas referentes às áreas de concentração do Programa.

O Mestrado Acadêmico destina-se a capacitar profissionais, das mais variadas procedências disciplinares, para a formulação, seleção e acompanhamento de políticas e projetos de desenvolvimento - em síntese, atores com capacidade de intervenção social. O profissional a ser formado pelo mestrado terá o título de Mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento.

O programa de Doutorado do PPED destina-se a alunos com título de mestre, obtido em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. Tem como objetivo produzir uma reflexão original e uma ação transformadora por parte de profissionais das mais diferentes origens - professores e pesquisadores, lideranças políticas e de governos, gestores públicos, membros de organizações não governamentais - que se deparam com os desafios de interpretar, gerar conhecimentos e capacitar-se para processos decisórios estratégicos, e que possam, seja no plano das idéias ou no da ação política, contribuir para a implementação de programas e projetos de desenvolvimento. O Doutorado destina-se também aos que pretendem dedicar-se ao ensino e à pesquisa nos campos de conhecimento das áreas de concentração do Programa. O profissional a ser formado pelo doutorado terá o título de Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento.

O Programa iniciou suas atividades acadêmicas em março de 2008, e tem como objetivo oferecer cursos stricto sensu no campo das políticas públicas, instituições, estratégias, sustentabilidade, propriedade intelectual e do desenvolvimento, nos planos teórico e aplicado.

Propõe-se a ampliar o diálogo entre o ensino e a pesquisa comprometidos com reflexões acerca das idéias-chave de inovação, estratégias de desenvolvimento e mudança institucional, em torno das quais organizam-se suas quatro áreas de concentração, a saber:

1. GPP - Governança e Políticas Públicas

2. IED - Instituições, Estratégias e Desenvolvimento

3. IPID - Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento, em associação com a Fiocruz

4. EDS – Estratégias, Desenvolvimento e Sustentabilidade

De caráter multidisciplinar e inter-institucional, o PPED é resultado do desejo e do compromisso de um grupo de docentes de distintas formações acadêmicas, agregando uma combinação de saberes nos campos da Ciência Política, da Economia, do Direito, da Biologia, da História e da Geografia, visando a transpor os muros do conhecimento compartimentado e fomentar a ampla circulação de idéias, de alunos e docentes.

Em 19/11/2008, o Presidente do CNPq comunicou a aprovação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED, http://inctpped.ie.ufrj.br), que congrega, além do PPED, o Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF (ICHF/UFF), o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ), o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ),  o Instituto de Economia (IE) e o Instituto de Geociências (IGE) da UNICAMP, e o Instituto de Ciências Humanas da UFJF (ICH/UFJF).

alunos_pos

arena2