Listar destaques

Workshop on EconomicComplexity and Development: Growth, Structural Change and Sustainability

Organização:  NeX-Nucleo of Economics and Complexity (PPGDE/UFPR) e SPRU-Science Policy Research Unit (Sussex University), em parceria com o  PPGE.

Inscrições: https://goo.gl/forms/ISYcg1CUwlRwcay92

workshop fbf7e
Seminário de Pesquisa: 04 de dezembro, terça-feira, às 16:40 horas

"Structural Change and the Manufacturing Sector in the Brazilian Economy: 2000-2014"

Carlos Medeiros (IE/UFRJ)
Fabio Freitas  (IE/UFRJ)
Patieene Passoni (IE/UFRJ)

Local: sala 102 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha
A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do IE/UFRJ vem convidá-los para o próximo seminário de pesquisa do PPED de 2018:

Título: "O papel dos conceitos de território e proximidade na análise de políticas públicas"

Resumo: O Brasil tem se valido de políticas públicas de apoio a aglomerações de empresas visando desenvolver as regiões onde estas aglomerações se localizam. Uma destas políticas é a de parques tecnológicos. Para discutir a política de parques tecnológicos, é necessário refletir de que forma o parque se insere no seu local. Neste sentido, este seminário pretende apresentar alguns conceitos de território, tendo em vista o cenário de articulações complexas em que vivemos, a fim de colaborar para essa discussão. O seminário irá também ressaltar a relevância do tema proximidade e de seu estudo, o qual pode proporcionar melhora na gestão e na governança dos parques  tecnológicos.

Palestrante: KARLA INEZ LEITÃO LUNDGREN

Doutoranda no Programa de Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento do IE/UFRJ, com estágio Doutoral no Groupe de Reserche en Économie Théorique et Appliquée (GREThA) - Université de Bordeaux/FR - 1o Sem/2018. Professora no IE/UFRJ. Coordenadora do Projeto de Extensão o “Instituto de Economia Olha o Orçamento”. Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial - UNESA/RJ. Especialização em Theory and Operation of a Modern National Economy - GWU - Washington/DC- EUA (Programa Minerva). Graduada em Ciências Econômicas - UERJ.  Integrante do Grupo de Pesquisa de Economia da Inovação - IE/UFRJ.

Data e horário: 03/12/2018 (segunda-feira) - 16:40 às 18:30

Seminário de Pesquisa: 27 de novembro, terça-feira, às 16:40 horas

"External Debt Sustainability, Thirlwall’s Law and the Balance of Payments Constraint"

Gustavo Bhering (IE/UFRJ)

Local: sala 102 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha

Título: “Bens públicos, desenvolvimento e rents economies

Resumo:  Partindo da reconstituição da literatura sobre crescimento, este seminário enfoca a ideia de recursos imateriais como motores da dinâmica. Entre eles, destacam-se recursos que são, originalmente, bens públicos de diferentes tipos (club, commons etc) que passam a ser apropriados; isso leva a um tipo de capitalismo gerador de rents, que não se funda mais nos lucros industriais mas estabelece uma divisão internacional do trabalho, o assim chamado GVC (Global Value Chain). O crescimento das rents economies é típico deste último, que se acompanha de vários padrões de desindustrialização e é um elemento fundamental para o crescimento da desigualdade. Rents podem ser extraídas por que foram geradas por recursos com a natureza de bens públicos.

Palestrante: Lionello F. Punzo

Professor do Departamento de Economia e Estatística da Universidade de Siena, na Itália, onde leciona Macroeconomia e Economia da Cultura, Bens Culturais e Turismo Sustentável. Professor visitante no INCT-PPED; membro (até o seu encerramento) do Grupo de conselheiros de Sustentabilidade do Turismo da CE / DG Empresa na elaboração da política de turismo da UE; Consultor Internacional da JID, CE / Ministério da Indústria do Governo da UY; Cooperação Italiana com o Governo do Brasil (federal e de alguns estados); Professor visitante em várias instituições (entre elas: o Instituto fuer Hoehere Studien, Viena; UCLA; UNAM; CNRS-LATAPSES, Sophia-Antipolis; a Academia de Ciências de Varsóvia; o Instituto de Estudos Socioeconômicos da Universidade de Osaka; o Instituto de Estudos Comparativos, Universidade de Tóquio).

Data e horário: 26/11/2018 (segunda-feira) - 16:40 às 18:30

Seminário de Pesquisa: 13 de novembro, terça-feira, às 16:40 horas
"The (Dampened) Wage-Price Spiral"
Prof. Gustavo Daou Lucas (IE/UFRJ)
Texto do Seminário

Título: “Sobre estado e Mercado”

Resumo: Neste seminário, partindo da descrição da ideia de mercado auto-regulado e das condições suficientes para seu funcionamento, analisamos o primeiro teorema do bem-estar e suas implicações enquanto quadro analítico. Serão abordadas também as críticas a essa abordagem e suas generalizações (neoclássicas e neokeynesianas, entre outras), discutindo-se o papel do estado como corretor de falhas de mercado. Também revisaremos a crítica de Polanyi à ideia de mercado auto-regulado, destacando 3 de suas proposições (em geral, pouco consideradas). Ao final, identificaremos o papel dos bens públicos como um caso para a intervenção estatal – numa espécie de “divisão do trabalho” com mercados - i.e., independentemente da existência de falhas de mercado.

Palestrante: Lionello F. Punzo

Data e horário: 12/11/2018 (segunda-feira) - 16:40 às 18:30

Seminário de Pesquisa: 06 de novembro, terça-feira, às 16:40 horas
"Ciclos de liquidez global e crédito doméstico: canais de transmissão e a experiência brasileira recente"