Listar destaques

Seminário de Pesquisa: 06 de novembro, terça-feira, às 16:40 horas
"Ciclos de liquidez global e crédito doméstico: canais de transmissão e a experiência brasileira recente"
Prof. Rodrigo Vergnhanini (IE/UFRJ)
Local: sala 102 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha
Texto do Seminário
Prezados professores e alunos,

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do IE/UFRJ vem convidá-los para o próximo seminário de pesquisa do PPED de 2018:

Título: “Os mercados inclusivos na agenda das organizações multilaterais: o combate à pobreza na era do neoliberalismo inclusivo

Resumo: O estudo a ser apresentado observa um microcosmo das recentes metamorfoses do sistema capitalista: o nascimento de um suposto "neoliberalismo inclusivo". Partindo do pressuposto que toda evolução do sistema ocorre simbioticamente e simultaneamente no plano material e moral, exploramos a indissociabilidade entre dois conjuntos transformações insurgidas no bojo do sistema a partir da virada do milênio para entender tal mudança. O primeiro, no plano material, representado pela ascensão do chamado “neoliberalismo inclusivo”, no qual paradigmas de desenvolvimento e novos modelos e negócios passam a buscar a inclusão de setores sociodemográficos mais vulneráveis, sem romper, contudo, com os parâmetros fundamentais de distribuição de riqueza e poder excludentes. O segundo, no plano material, trata da emergência de um dinâmica social crescentemente conexionista, na qual os laços humanos e sociais passam a ser pautados, não mais pelo senso civil de solidariedade, mas pelo anseio de emancipação individual, pelo desmantelamento dos laços de longo prazo e pela desregulamentação das convenções éticas e morais que fundavam o tecido social até então. À luz da análise elaborada por Luc Boltanski e Ève Chiapello em “O Novo Espírito do Capitalismo” (1999), buscamos desnaturalizar estes novos paradigmas, a partir da observação do conjunto de justificações que lhe dão sustentação no plano simbólico. Uma particular atenção é dada ao papel da crítica – social e estética – como instrumento balizador das abordagens de desenvolvimento proeminentes no período. Como fio condutor, observamos a atuação de organismos multilaterais –  Organização das Nações Unidas e Banco Mundial –, entendidos aqui como instâncias capazes de canalizar e institucionalizar tanto crítica, quanto as repostas dos agentes capitalista a ela.

Palestrante: Natália Torres

Bacharelada em Relações Internacionais pela UNESP (2008), pós-graduada em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Corporativa pela Escuela de Organización Industrial de Madri (2011) e Mestre em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, pela UFRJ (2017). Atua há 9 anos na área de parcerias intersetoriais, modelos de negócios inclusivos e abordagens do setor privado para o desenvolvimento sustentável, combinando experiências profissionais em organizações globais sem fins lucrativos (World Vision e a WEConnect International) e em organismos multilaterais (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). 

Data e horário: 05/11/2018 (segunda-feira) - 16:40 às 18:30

Local: sala 102 do Instituto de Economia

Esperamos todos lá!

Cordialmente,

Instituto de Economia – UFRJ
Seminário de Pesquisa: 30 de outubro, terça-feira, às 16:40 horas

“Políticas de inovação orientadas por missões vs. Políticas de inovação transformadora: debate e agenda de pesquisa”

Prof. Caetano C. R. Penna (IE/UFRJ)
Local: sala 102 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha
Resumo do Seminário
Seminário de Pesquisa: 23 de outubro, terça-feira, às 16:40 horas

“Firms’ leverage ratio and the Financial Instability Hypothesis (FIH): an empirical investigation for the United States economy (1970-2014)”

Prof. Ítalo Pedrosa (IE/UFRJ)
Local: sala 102 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha
Texto do Seminário
Seminário do PPED

"Pos-graduação, agências de fomento e fundações internacionais, e a renovação das ciências sociais no Brasil (1960-2018)".


Data:: Segunda-feira, dia 15 de outubro de 2018
Local:: Sala 102,
Hora:: 16:40 às 18:30.

Palestrante:: Renomado professor Afrânio Garcia Jr. da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris.

Afrânio Garcia Jr. obteve, em 1968, o Diploma em Estudos Econômicos Gerais (DEUG) pela Université de Paris X (Paris-Nanterre) e, no ano seguinte, graduou-se em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Na década de 1970 ingressou no Programa de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no qual obteve título de mestre em 1976 e doutor em 1983.  Entre os anos de 1983-1986 realizou estágio pós doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Foi professor do Programa de Pós-graduação de Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ durante o período de 1977 a 1998. Desde 1996 é mâitre de conférences na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. É professor associado do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, centro de pesquisas interdisciplinar vinculado à UFRJ, e pesquisador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) em projeto sobre História social da Ciência.  Na França, coordena o Groupe de Réflexion sur le Brésil contemporain na EHESS.
Seminário de Pesquisa: 09 de outubro, terça-feira, às 16:40 horas
“Padrões de interdependência setorial da estrutura produtiva brasileira entre 2000 e 2015 - uma análise insumo-produto a partir da decomposição da matriz de Leontief”
Prof. Kaio Glauber Vital da Costa (IE/UFRJ)
Prof. Fabio Freitas (IE/UFRJ)
Local: sala 102 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha
Texto do Seminário
Prezados professores e alunos,
A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do IE/UFRJ vem convidá-los para o próximo seminário de pesquisa do PPED de 2018:

Título: Governança das águas, segurança hídrica e sustentabilidade: subsídios para uma agenda

Resumo:

No seminário será oferecido um painel abrangente sobre o tratamento da segurança hídrica no campo acadêmico e  no de governança, para subsidiar  a construção de uma agenda de segurança hídrica no Brasil, inscrita nos marcos do estado de direito ambiental, da sustentabilidade e da ordem democrática.   

Palestrante: Profa. Dra. Estela Neves

A Profa. Dra. Estela Neves possui formação interdisciplinar, com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), em Urbanismo - Université de Paris VIII (1975), mestrado em Urbanismo - Université de Paris VIII (1977) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), área de concentração de estudos internacionais comparados. Concluiu recentemente pesquisa de pós-doutorado sobre governança das águas e segurança hídrica, bolsista do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED). Integra o quadro permanente de professores do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/ IE-UFRJ). Além da atividade acadêmica, assessora agências internacionais de desenvolvimento, organizações da sociedade civil e organizações governamentais para desenho, análise e avaliação ambiental de projetos de desenvolvimento; avaliação de políticas e programas ambientais; análise e avaliação de capacidade institucional para governança ambiental e desenho de programas para fortalecimento institucional de governança ambiental para municípios. Atua principalmente nos seguintes temas: política e governança ambiental, capacidade institucional para governança ambiental, governança da água e avaliação de projetos e programas no campo ambiental.

Data e horário: 08/10/2018 (segunda-feira) - 16:40 às 18:30

Local: sala 102 do Instituto de Economia

Esperamos todos lá!
Cordialmente,
Instituto de Economia – UFRJ
Seminário de Pesquisa: 02 de outubro, terça-feira, às 16:40 horas

“Repasse Assimétrico de Choques, Heterogeneidade Setorial e Dinâmica Inflacionária no Brasil Pós Real (1995-2016): Implicações para a Política Monetária”

Prof.ª Débora Pimentel (DeCE/UFRRJ)

Local: sala 102 do IE/UFRJ, campus da Praia Vermelha