Listar destaques

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do IE/UFRJ vem convidá-los para o próximo seminário de pesquisa do PPED de 2018:

Título: “Sobre estado e Mercado”

Resumo: Neste seminário, partindo da descrição da ideia de mercado auto-regulado e das condições suficientes para seu funcionamento, analisamos o primeiro teorema do bem-estar e suas implicações enquanto quadro analítico. Serão abordadas também as críticas a essa abordagem e suas generalizações (neoclássicas e neokeynesianas, entre outras), discutindo-se o papel do estado como corretor de falhas de mercado. Também revisaremos a crítica de Polanyi à ideia de mercado auto-regulado, destacando 3 de suas proposições (em geral, pouco consideradas). Ao final, identificaremos o papel dos bens públicos como um caso para a intervenção estatal – numa espécie de “divisão do trabalho” com mercados - i.e., independentemente da existência de falhas de mercado.

Palestrante: Lionello F. Punzo

Professor do Departamento de Economia e Estatística da Universidade de Siena, na Itália, onde leciona Macroeconomia e Economia da Cultura, Bens Culturais e Turismo Sustentável. Professor visitante no INCT-PPED; membro (até o seu encerramento) do Grupo de conselheiros de Sustentabilidade do Turismo da CE / DG Empresa na elaboração da política de turismo da UE; Consultor Internacional da JID, CE / Ministério da Indústria do Governo da UY; Cooperação Italiana com o Governo do Brasil (federal e de alguns estados); Professor visitante em várias instituições (entre elas: o Instituto fuer Hoehere Studien, Viena; UCLA; UNAM; CNRS-LATAPSES, Sophia-Antipolis; a Academia de Ciências de Varsóvia; o Instituto de Estudos Socioeconômicos da Universidade de Osaka; o Instituto de Estudos Comparativos, Universidade de Tóquio).

Data e horário: 12/11/2018 (segunda-feira) - 16:40 às 18:30

Local: sala 102 do Instituto de Economia