Listar destaques

Seminário de Pesquisa do PPED do dia 26 de junho de 2017

Palestrante: Prof. Dr. Peter May

Título: “Teorias de mudança para romper a path dependency nos sistemas agroalimentares: fundamentos científicos e econômicos para o TEEBAgrifood”.

Resumo:

A Economics of Ecosystems and Biodiversity (TEEB) é uma iniciativa global cujo principal objetivo é levar os valores da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos para o centro dos processos decisórios em todos os níveis. Neste sentido, a pesquisa que embasa a palestra em questão busca discutir como os resultados dos estudos da TEEB, no campo da Agricultura e da Alimentação, podem gerar impactos intermediários nas decisões que afetam a sociedade e o meio ambiente por meio das políticas agrícolas. Mais precisamente, busca-se compreender de que modo diversos atores nos sistemas agroalimentares podem adotar a metodologia analítica da TEEB como base para promover sua transição a um modelo mais sustentável. Por fim, os potenciais obstáculos a estas mudanças são identificados, bem como sugestões para superá-los, e apresenta-se uma reflexão sobre o sentido das consequências destas mudanças para um futuro previsível em termos de bem-estar humano, segurança alimentar e qualidade do meio ambiente.

Peter May é graduado em Ecologia Humana pela The Evergreen State College (1974), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (1979) e PhD em Economia dos Recursos Naturais (1986), ambas da Cornell University. Atualmente é Professor Titular do Curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/DDAS/ICHS/UFRRJ) e Coordenador da linha de pesquisa em Biodiversidade, Recursos Naturais e Culturais e Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas para Estratégias de Desenvolvimento (INCT-PPED). Atua como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED-IE/UFRJ) e como Colaborador do Mestrado Profissionalizante em Práticas de Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS/UFRRJ). É membro do Conselho Assessor Internacional do TEEB e do Comitê Assessor do Projeto TEEBAgriFood.