Listar destaques

Seminário PPED no dia 16/04, sala 102 as 16:40 hs.

Título: “
Mudanças Climáticas, Vulnerabilidade e Adaptação das Águas”

Palestrante: Prof. Marcos Aurélio Vasconcelos Freitas
Formado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o professor tem mestrado em Energia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Economia e Meio Ambiente pela EHESS - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Durante 10 anos foi pesquisador do INCT e atualmente é professor associado a Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor do IVIG – COPPE-UFRJ.   O IVIG é um instituto de pesquisas vinculado a Diretoria da COPPE-UFRJ onde são desenvolvidas pesquisas sobre os temas de energia (biomassa / biodiesel / planta de capacidade de 1.000 litros/batelada e testes de motores, resíduos rurais e urbanos / usina verde, uso eficiente / arquitetura bioclimática, cogeração; planejamento energético - setor transporte etc.); mudanças climáticas globais (ciclo do carbono em energia e uso do solo; vulnerabilidade climática; fortalecimento institucional ao Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas; MDL; negociações internacionais;), meio ambiente (estudos de impacto, mitigação / desmatamento da Amazônia, recursos hídricos transfronteiriços, resíduos urbanos, etc.). O IVIG tem desenvolvido projetos com o Ministério das Minas e Energia, Sec. de Desenvolvimento Energético, Eletrobrás, Petrobrás, CENPES, CEPEL; o MCT, CNPq, FINEP; o MMA; a COMLURB, Sec. de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, etc., além de diversas instituições privadas, como Volkswagen, Shell, Vale do Rio Doce, Panamerica Quimica, Grupo Peixoto de Castro (refinaria de Manguinhos), BR Distribuidora, etc.