Pesquisa

As atividades de pesquisa no IE são realizadas por pesquisadores individuais e por grupos de pesquisa, com ou sem auxílio financeiro externo de agências de fomento como CNPq, FAPERJ e outras instituições públicas e privadas. A pesquisa organiza-se de modo a propiciar a integração de alunos de graduação e pós-graduação.

No caso dos alunos de graduação, o engajamento na pesquisa realizada na casa ocorre, sobretudo, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (para saber mais, clique aqui), que apoia com bolsas a participação dos estudantes nas pesquisas realizadas pelo professores da casa. Já a participação dos alunos de mestrado e doutorado – essencial para a integração da pesquisa com o ensino – é permanentemente incentivada por meio da oferta de oportunidades nos grupos e projetos de pesquisa em andamento. Além disso, a publicação discente de resultados de pesquisa tem um canal de divulgação próprio: a série Textos para Discussão Discente.

A maior parte das atividades de pesquisa do IE se desenvolve no âmbito dos grupos de pesquisa, que se constituem na principal forma de organização nesta área. Atualmente, o IE possui 16 grupos de pesquisa ativos, que refletem a pluralidade intelectual e a diversidade dos programas de investigação presentes no Instituto.