Lato Sensu

O Instituto de Economia vem incrementando a oferta de cursos lato sensu, isto é, cursos de especialização de 360 horas. Os alunos são, em geral, profissionais com diploma de graduação que desejam aprofundar ou atualizar seus conhecimentos. Também são oferecidos cursos fechados para funcionários de empresas, agências ou outras organizações que se mostrem interessadas em capacitar seus empregados. No menu Cursos, se apresenta uma lista dos cursos oferecidos pelo Instituto de Economia.

Cursos Lato-Sensu

Curso de Especialização em Comércio Exterior (ECEX)
Coordenador: Prof. Edson Peterli Guimarães
Objetivos:  Capacitar os alunos de forma a entender o funcionamento do Comércio Internacional nos aspectos econômicos, jurídicos, sociais e operacionais, de modo a exercer com excelência as funções requeridas pelo mercado internacional; reciclar e aprofundar os conhecimentos nas áreas de Direito, Economia, Métodos Quantitativos, Relações Internacionais e outras áreas necessárias para o entendimento do funcionamento do mercado internacional; aperfeiçoar o perfil do profissional atuante nas distintas áreas do mercado internacional.

Curso de Gestão em Negócios Internacionais (GNI)
Coordenador: Prof. Edson Peterli Guimarães
Objetivos: Espera-se que ao final do curso o aluno esteja preparado para aplicar novas técnicas de gestão e formulação de instrumentos destinados a aprimorar as políticas de internacionalização através de entendimento abrangente das questões relacionadas ao papel desempenhado pelos governos, estados, empresas e sociedades.

Curso de Especialização em Políticas Públicas (EPP)
Coordenadora: Profª Maria Lúcia Teixeira Werneck Vianna
Objetivos: O curso Especialização em Políticas Públicas é um curso de Pós-Graduação lato sensu, que tem por finalidade o aprofundamento teórico, técnico e prático e o treinamento de pessoal, na elaboração de estratégias e na tomada de decisões (policymaking) envolvendo as atividades de governo – em todos os níveis -, organizações não-governamentais e empresas. Seus objetivos específicos são: capacitar quadros de servidores públicos que atuam na aérea de gestão de políticas públicas, primordialmente nas esferas de poder estaduais e municipais, para que possam tomar decisões calcadas nos modernos conceitos teóricos e práticos da administração pública; oferecer aos profissionais interessados na carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (MPOG) uma preparação sólida e criteriosa.

Curso de Especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor (RTS)
Coordenadora: Profª. Dalia Maimon
Objetivos: Formar gestores e dar treinamento de pessoal, em nível de pós-graduação lato sensu, em Responsabilidade Social corporativa e nas organizações do Terceiro Setor, na busca do cumprimento de suas respectivas missão e sustentabilidade; promover uma visão gerencial e estratégica dos processos de gestão social responsável, através da apresentação e análise dos instrumentos administrativos, organizacionais, estratégicos e legais na formulação de programas e projetos de Responsabilidade Social.

Curso de Especialização em Economia e Gestão da Sustentabilidade (EGS)
Coordenadora: Profª. Dalia Maimon
Objetivos: Formar gestores e dar treinamento de pessoal, em nível de Pós-Graduação lato sensu, em Economia e Gestão da Sustentabilidade.

Economia e Gestão da Sustentabilidade, com ênfase na Construção Civil (EGS - CC)
Coordenadora: Profª. Dalia Maimon
Objetivos: Capacitar profissionais graduados a atualizar e aprofundar conhecimentos sobre construção sustentável nos seus conceitos, tecnologias, metodologias e práticas, nas diversas direções de abrangência: desde o planejamento, gestão de recursos como água, energia, materiais e sistemas, elaboração de recursos espaciais de projeto para conforto, destinação dos diferentes resíduos relacionados a construção, estudo de parâmetros de sustentabilidade e desenvolvimento de estratégias de marketing e de viabilidade econômica e de financiamentos para edifícios sustentáveis.

Curso de Especialização em Finanças e Gestão de Risco
Coordenador: Prof. Manuel Alcino Ribeiro da Fonseca
Objetivos: Os objetivos gerais são: capacitar profissionalmente o(a) aluno(a) para exercer atividades e desempenhar funções típicas das áreas financeiras, inclusive em empresas de grande porte; busca desenvolver a formação necessária ao profissional da área financeira, com ênfase nos fundamentos quantitativos deste campo do conhecimento. Por sua vez, os objetivos específicos são: proporcionar ao aluno formação sólida referente aos fundamentos quantitativos dos modelos financeiros; explorar de forma detalhada as teorias e aplicações em Análise e Gestão de Risco, Seleção de Carteiras de Ativos, Análise de Derivativos e Instrumentos Financeiros, e Contabilidade Gerencial.

Curso de Especialização em Turismo: Economia, Gestão e Cultura
Coordenadora: Dra. Dalia Maimon
Objetivos: Os objetivos gerais são: Contribuir para o avanço na disseminação de conhecimento sobre o setor de Turismo, enfatizando os aspectos relacionados à gestão, economia e cultura. Por sua vez, os objetivos específicos são: Propiciar à capacitação de profissionais do setor privado ou público, através de atividades interdisciplinares, para a tomada de decisões e formulação de políticas e estratégias de ação relativas às atividades do setor turístico.

Curso de Especialização em Análise Econômica do Setor Elétrico (“in company”)
Coordenador: Prof. Nivalde José de Castro
Objetivo: Reciclar e aprofundar os conhecimentos, dos profissionais da área de Energia Elétrica, no campo do Direito, Economia, Meio Ambiente, Ciência Políticas e outras necessárias para o entendimento do funcionamento do mercado de energia elétrica.

Curso de Especialização em Economia, Regulação e Defesa da Concorrência (“in company”)
Coordenador: Prof. João Luiz Maurity Saboia
Objetivo: Capacitar os estudantes nas áreas de economia, regulação e defesa da concorrência em petróleo, gás natural e biocombustíveis.

Curso de Especialização em Regulação do Mercado de Capitais (RMC)
Coordenador: Prof. Ary Vieira Barradas
Objetivos: Os objetivos gerais são: O curso de especialização em Regulação do Mercado de Capitais é um curso de Pós-Graduação lato sensu, que tem por finalidade o aprofundamento teórico, técnico e prático para a atuação no mercado de capitais brasileiro. Por sua vez, os objetivos específicos são: capacitar profissionalmente o aluno para exercer as funções de regulador do mercado de capitais brasileiros; reciclar e aprofundar os conhecimentos nas áreas de Direito, Economia e Contabilidade necessárias para o entendimento do funcionamento do mercado de capitais brasileiro; aperfeiçoar o perfil do profissional atuante na regulação do mercado de capitais brasileiro.

Curso de Especialização em Economia e Gestão em Energia (em parceria com COPPEAD)
Coordenador: Prof. Ronaldo Goulart Bicalho
Objetivos: Propiciar uma visão abrangente do mercado de energia, especialmente quanto aos aspectos gerenciais, estratégicos, econômicos e regulatórios; preparar os executivos para atuar em empresas do setor energético desenvolvendo as habilidades necessárias à sobrevivência e competitividade das empresas; dar a conhecer metodologias e técnicas utilizadas na concepção e implementação de projetos na área de energia.

Curso de Especialização em Análise de Conjuntura
Coordenador: Prof. Antonio Luis Licha
Objetivos: Oferecer uma formação de pós-graduação lato sensu para economistas e outros profissionais de áreas afins, que se dedicam ou pretendam se dedicar a atividades relacionadas à análise de conjuntura e à construção de cenários prospectivos. A  proposta é preparar o profissional para interpretar e formular diagnósticos sobre a situação conjuntural, bem como para a elaboração de análises prospectivas e aplicação às estratégias corporativas das empresas. O campo de estudos abrangerá a conjuntura econômica – nacional e internacional – e política, sendo concebido de forma a proporcionar uma base mínima, conceitual e teórica, conjugada a um treinamento na análise de conjuntura e cenarização. Em outras palavras, visa-se fornecer um instrumental básico – fundamentos teóricos, metodológicos e conhecimento institucional, a partir do qual o profissional estaria preparado para identificar as variáveis e informações relevantes, lado a lado com a prática de utilização destas informações.

Curso de Especialização em Gestão de Finanças em Seguros (GFS) ("in company")
Coordenador: Prof. Ary Vieira Barradas
Objetivos: visa o aprofundamento teórico, técnico e prático para a atuação no mercado segurador brasileiro; capacitar profissionalmente o aluno para exercer as funções de regulador do mercado segurador brasileiro; reciclar e aprofundar os conhecimentos nas áreas de Direito, Economia e Contabilidade, necessários para o entendimento do funcionamento mercado segurador brasileiro; aperfeiçoar o perfil do profissional atuante na regulação do mercado segurador brasileiro.

Curso de Especialização em Gestão de Seguros, Previdência, Capitalização e Administração Pública
Coordenador: Prof. Ary Vieira Barradas
Objetivos: O curso de Gestão de Finanças em Seguros é um curso de Pós-Graduação lato sensu, que tem por finalidade o aprofundamento teórico, técnico e prático para a atuação no mercado segurador brasileiro. Os objetivos específicos são: capacitar profissionalmente o aluno para exercer as funções de regulador do mercado segurador brasileiro; reciclar e aprofundar os conhecimentos nas áreas de Direito, Economia e Contabilidade, necessários para o entendimento do funcionamento mercado segurador brasileiro; aperfeiçoar o perfil do profissional atuante na regulação do mercado segurador brasileiro.

Curso de Especialização em Regulação da Atividade Cinematográfica e do Audiovisual - com Ênfase em TV e Novas Mídias
Coordenador: Prof. Ary Vieira Barradas
Objetivos: capacitar profissionalmente os técnicos e profissionais da indústria do audiovisual (cinema, TV, e Novas Mídias) para exercerem as funções; reciclar e aprofundar os conhecimentos nas áreas de Direito Regulatório e de Patente, Economia do audiovisual (cinema, TV e vídeo) e Finanças, necessárias para o entendimento do funcionamento do mercado cinematográfico e do audiovisual, principalmente no segmento de TV.