Estrutura do Curso

Normas para defesa de projeto (mestrado) e qualificação (doutorado)


Ao final de dois semestres (mestrado) e três semestres (doutorado), no máximo, o pós-graduando do PEPI deve ser submetido a uma banca de qualificação, que irá avaliar a trajetória do aluno até aquele momento e as reais possibilidades de concluir sua pesquisa. Para o processo de qualificação, as etapas a serem cumpridas são as seguintes:

Mestrado:
a) Cursar a disciplina Seminário de Dissertação de Mestrado 

b) Submeter-se à banca avaliadora convocada pela Coordenação do PEPI


Doutorado
a) Cursar a disciplina Seminário de Tese de Doutorado

b) Encaminhamento, através do orientador, de Formulário de Formação de Banca de Qualificação, onde encaminhará os nomes dos componentes da Banca.

c) No caso das Bancas de Qualificação (doutorado),  a função de Presidente também é exercida pelo orientador da pesquisa em avaliação, e as funções de arguidor serão exercidas por quatro (4) pesquisadores doutores indicados pelo Presidente, sendo um (1) membros efetivo interno (pertencente ao PEPI), um (1) membro efetivo externo (com título de doutor e vinculado a qualquer outro programa de pós-graduação), um (1) membro suplente interno e um (1) membro suplente externo.

d) A solicitação de formação de banca de Qualificação (doutorado) deve ser feita com uma antecedência mínima de trinta dias (30) da data da defesa, e a Coordenação deverá emitir seu parecer em no máximo sete dias (7) úteis a partir da data de solicitação.

e) O pedido de formação de banca só será encaminhado caso cumpridas as seguintes exigências:

e.1) seja entregue, em anexo ao formulário, cópia do Relatório de Qualificação a ser defendido

e.2) tenha sido recebida com sucesso no email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. cópia eletrônica do Relatório de Qualificação

Em todos os casos (seja na qualificação de mestrado, seja na de doutorado), é de integral responsabilidade do candidato a realização das cópias impressas do Projeto de Pesquisa (mestrado) e do Relatório de Qualificação (doutorado), bem como a sua distribuição para os membros da banca.

Uma vez aprovada a banca de Qualificação de Doutorado pela Coordenação, a Secretaria do PEPI dará ampla divulgação à realização da Defesa, por meio da lista de emails do programa, bem como através da fixação de cartazes.

A Defesa de Projeto (mestrado) ou a Qualificação (doutorado) serão feitas por meio de sessão pública.

Os procedimentos internos de funcionamento da Banca de Defesa ficam à cargo de seus presidentes (no caso, os orientadores), que podem estabelecer o tempo de exposição do candidato, a ordem de participação dos arguidores, entre outros detalhes.