Estrutura do Curso

Sobre as Bancas Examinadoras


a) Para agendar a defesa, o orientador deverá preencher e assinar o Formulário de Formação de Banca de Defesa de Dissertação / Tese.

b) Para Defesas de Dissertação de Mestrado: No formulário será indicada a composição da banca, onde a função de Presidente é exercida pelo orientador da dissertação em avaliação, e as funções de arguidor são exercidas por quatro (4) pesquisadores doutores indicados pelo Presidente, sendo a banca composta por um (1) membro efetivo interno (pertencente aos quadros do PEPI), um (1) membro efetivo externo (pertencente a outros cursos de pós-graduação), um (1) membro suplente interno e um (1) membro suplente externo.

c) Para Defesas de Tese de Doutorado: No formulário será indicada a composição da banca, onde a função de Presidente é exercida pelo orientador da tese em avaliação, e as funções de arguidor são exercidas por seis (6) pesquisadores doutores indicados pelo Presidente, sendo a banca composta por um (2) membros efetivos internos (pertencentes aos quadros do PEPI), dois (2) membros efetivos externos (pertencentes a outros cursos de pós-graduação), um (1) membro suplente interno e um (1) membro suplente externo.

d)  A solicitação de formação de banca deve ser feita com uma antecedência mínima de trinta dias (30) da data da defesa, e a Coordenação deverá emitir seu parecer em no máximo cinco dias (7) úteis a partir da data de solicitação.

e) O pedido de formação de banca só será encaminhado caso cumpridas as seguintes exigências:

e.1) tenha sido recebida com sucesso no email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. cópia eletrônica da tese / dissertação a ser defendida, em formatos .doc e .pdf.

e.2) seja entregue, em anexo ao Formulário de Formação de Banca, uma (1) cópia da dissertação ou tese a ser defendida

f) É de responsabilidade do candidato a realização das cópias da Dissertação / Tese, e sua distribuição para os membros da banca.

g) O PEPI, dentro de suas possibilidades orçamentárias, deverá instituir um Auxílio-Dissertação / Auxílio-Tese, de modo que possa financeiramente apoiar os alunos na tarefa de realização das cópias dos trabalhos para a banca de avaliação.

h) A concessão do Auxílio-Dissertação / Auxílio-Tese será dada respeitando as seguintes prioridades:

h.1) Pós-graduandos não-bolsistas

h.2) Ordem de encaminhamento da solicitação de formação de banca

i) O aluno deverá encaminhar orçamento das cópias necessárias à Coordenação, assinado pelo seu orientador.

j) Uma vez aprovada pela Coordenação, a Secretaria do PEPI dará ampla divulgação à realização da Defesa, por meio da lista de emails do programa, bem como através da fixação de cartazes.

l) A Defesa de Dissertação / Tese é uma sessão pública.

m) Os procedimentos internos de funcionamento da Banca de Defesa ficam à cargo de seus presidentes (no caso, os orientadores), que podem estabelecer o tempo de exposição do candidato, a ordem de participação dos argüidores, entre outros detalhes.

n) Encerrados os trabalhos, o presidente da Banca de Defesa deverá lavrar ata (em formulário padronizado, a ser entregue pela Secretaria do PEPI no dia marcado para a realização da defesa), na qual constem as observações gerais da banca (revisões necessárias, recomendação para publicação dado o mérito acadêmico,  etc.), e o parecer sobre a Tese / Dissertação (“aprovado”, “reprovado” ou “aprovado com ressalvas”).  A ata deverá ser assinada por todos os membros da banca e devolvida, para arquivamento, à Secretaria do PEPI. 

o) O requerimento de diploma só será feito uma vez cumpridas as seguintes condições:

o.1) O aluno apresente na secretaria do PEPI o “nada consta” do Sistema de Bibliotecas da UFRJ

o.2) O aluno encaminhe à Secretaria duas cópias da versão final de sua tese / dissertação (após incorporação das exigências da banca). As cópias da versão final devem vir assinadas pelo orientador

o.3) O aluno encaminhe para o no email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. cópias em formatos .pdf e .doc de sua tese / dissertação, após realizadas as modificações sugeridas pela banca

o.4) O aluno apresente relatório final de bolsista assinado pelo orientador (CAPES e CNPq), e no caso de bolsista FAPERJ, comprovante de prestação de contas e relatório final de bolsista.