Apresentação

logo pped e5079O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ), criado em 2008 em associação com a Fiocruz (mais especificamente, o CDTS), é fruto da colaboração de pesquisadores em distintos campos do conhecimento, e de diferentes instituições de ensino, cujas pesquisas tinham em comum a temática da análise e avaliação de políticas públicas. Isso confere ao programa uma natureza fortemente interdisciplinar e interinstitucional.

A interdisciplinaridade do PPED se reflete na composição das linhas de pesquisa; na oferta de disciplinas autorais de conteúdo interdisciplinar; na composição das bancas de defesa de teses e dissertações, que busca submeter os trabalhos de conclusão ao crivo de várias perspectivas disciplinares.

As atividades de pesquisa do PPED se organizam em torno dos temas: capacidades estatais; inovação; estratégias de desenvolvimento; mudança institucional e sustentabilidade ambiental, cujos enquadramentos teóricos e molduras conceituais são trabalhados nas Linhas de Pesquisa.

  1. temas transversais - políticas públicas (análise e avaliação), inovação e mudança institucional, catching-up ou emparelhamento tecnológico, desenvolvimento sustentável, regulação e propriedade Intelectual.
  1. enquadramentos teóricos –Ciência Política, História Econômica, Economia da Inovação, Economia Institucional, Economia Evolucionária, Economia Ecológica, Sociologia Econômica, Direito e Economia;
  1. molduras conceituais e temáticas - governança, accountability, federalismo e descentralização; capacidades estatais comparadas e vantagens comparativas institucionais; desigualdades sociais; estratégias nacionais de desenvolvimento; visão baseada em recursos; inovação e governança do conhecimento; desenvolvimento sustentável; recursos naturais e culturais; redes sociais, tecnológicas, e de conhecimento; responsabilidade social; regulação da concorrência e da infraestrutura; direitos de propriedade intelectual; regimes de apropriabilidade; acesso à cultura; revalorização do domínio público e dos bens públicos globais.

A estrutura curricular do PPED é formada por disciplinas bimestrais – o que permite aos alunos cursar um maior número de disciplinas, diversificando o portfólio temático e promovendo a interdisciplinaridade. Todas as atividades de aulas e a maior parte dos eventos são realizadas no campus da Praia Vermelha da UFRJ.



Objetivos e Missão:
O principal objetivo do PPED/IE/UFRJ é o de ser reconhecido como um Programa interdisciplinar de referência - nacional e internacional - no campo da análise e avaliação das Políticas Públicas,e do desenvolvimento inovador, socialmente efetivo e politicamente responsável, que forma mestres e doutores pertencentes ou destinados ao núcleo estratégico do Estado brasileiro e/ou dedicados ao ensino e à pesquisa.

O corpo docente do PPED é constituído por 35 professores, dos quais 25 são permanentes e 10 colaboradores, além de dois professores visitantes. Os docentes do PPED participam de Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; são grupos que congregam um ou mais professores do Programa, e, em geral, são integrados também por docentes e discentes de outros Programas, inclusive de outras universidades.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT): O PPED está relacionado a três INCTs: o primeiro, intitulado de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento - INCT-PPED, cuja sede foi inicialmente o PPED, é coordenado hoje pelo Professor Renato Boschi e tendo como vice-coordenadora a Professora Ana Célia Castro. A inserção neste INCT foi resultado da iniciativa de professores do PPED/UFRJ, e do IESP/UERJ, do CPDA/UFRRJ, do IGE/UNICAMP, PPGCP/UFF e Programas de Pós-Graduação em História e Ciências Sociais/UFJF.

O segundo INCT - Gestão e Inovação em Doenças Negligenciadas (INCT-IDN) -, coordenado pelo Professor Carlos Morel, de iniciativa dos pesquisadores da FIOCRUZ e de suas redes de investigação, permitiu que o PPED se beneficiasse ainda mais da parceria estabelecida pelo Instituto de Economia e a Fiocruz na criação do PPED. A inserção internacional deste INCT tem sido notável, criando novas fronteiras de conhecimento, como a parceria entre o INCT-IDN e o Beijing Genome Institute (BGI), reconhecida empresa de sequenciamento de DNA. A parceria tem sido especialmente importante para o sequenciamento do DNA do vírus da zika.

O terceiro INCT em História Social das Propriedades e Direito de Acesso, coordenado pela Professora Márcia Menendes Motta, tem como vice coordenador o professor Leandro José Luz Riodades de Mendonça, reforçando a reflexão sobre as formas de apropriação.

A interface entre os três INCTs que contam com a participação de vários docentes do PPED se expressa particularmente em duas iniciativas que foram introduzidas em 2017 (e continuaram a se desenvolver em 2018) e fazem parte da estratégia do PPED, a saber: o Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação (NUPPAA); e a Biblioteca Digital, em processo de implantação.

Desde 2016, quando de sua criação, o Núcleo de Políticas Públicas - Análise e Avaliação (NUPPAA) tem se constituído em um espaço para integrar docentes e discentes em torno da temática da avaliação das políticas públicas. O objetivo é criar uma rede interdisciplinar e interinstitucional de especialistas em avaliação de políticas públicas em nível nacional e internacional.

Já foram realizados dois Workshops sobre avaliação de políticas públicas: o primeiro em julho/2016, o segundo em outubro/2017.

O NUPPAA possui um Canal YouTube onde se pode assistir os vídeos das sessões de abertura, dos minicursos e da apresentação de trabalhos de docentes e discentes.

Em construção desde o final de 2017, a Biblioteca Digital (BD) é resultado da parceria entre os três INCTs – o INCT-PPED, o INCT Gestão e Inovação em Doenças Negligenciadas (INCT-IDN) e o INCT em História Social das Propriedades e Direito de Acesso (Proprietas) – para promover a divulgação científica do PPED e dos INCTs vinculados; o projeto está em fase de conclusão e espera-se que tenha um importante impacto no ensino e na pesquisa no PPED, e que se torne um espaço de integração entre os três INCTs, cujos professores lecionam no PPED.

A Biblioteca Digital é constituída de um acervo que denominamos “Ágora”, hospedado no Repositório Pantheón do Sistema de Bibliotecas da UFRJ, com link para o repositório da FIOCRUZ. O nome escolhido – Ágora – faz alusão ao espaço da cidadania, símbolo da democracia e da liberdade de debates, essencial para a análise e reflexão sobre as políticas públicas.



O acervo é constituído de Coleções e Pasta do Pesquisador, na qual será disponibilizada a produção acadêmica dos pesquisadores dos três INCTs. As Coleções são as seguintes:

(i) Teses e dissertações no campo da análise e avaliação de políticas públicas, que organiza material bibliográfico produzido por programas e associações de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Este acervo se relaciona às atividades do NUPPAA.

(ii) “Livros Notáveis (Remarkable Books), que disponibilizará obras não facilmente disponíveis, em geral esgotadas, mas que constituem um acervo relevante para os temas das políticas públicas e do desenvolvimento.

(iii) Biblioteca Antonio Barros de Castro, Pensamento Passado, Presente e Futuro, que disponibilizará toda a obra do Professor Emérito da UFRJ, que foi professor permanente do PPED.


Acesse o Folder do Processo de Seleção







indiasex geile frauen duschen lesben porno gratis hdfreeporn deutschporno et6 xvideossex
1 Singapur Dolari Kac Tl
Frech echte junges bekommen penis Schmutzige cfnm hottie sucks penis Teen craving for a big cock sex hd sunny leone
skinny redhead outdoor anal Redhead Teases The Porn Nerd teenxvideosporn xxnxbeegporn
Exciting Pickup Porn Experiment Blunts und Blowjob Anal Office Junge russische paar anal vor der Webcam Schlankes Teen mit kleinen Mopsen wird im Pool durchgenudelt schlanke reife frauen hot chick with dicks
Deri Soyulmasi Nedenleri