Seminários

O Seminário de Pesquisa do PPED-UFRJ foi realizado no dia 26 de outubro de 2015, na sala 102 do Instituto de Economia da UFRJ. 

Recompensas para a conservação da agrobiodiversidade e outros serviços ecossistêmicos como uma opção para melhorar a vida dos agricultores?: As limitações para o desenvolvimento de cadeias de valor para a conservação e a necessidade de participar em múltiplos esquemas de incentivos

Palestrante: Adam G. Drucker (Economista Ecológico, Mestre em Economia de América Latina, Doutor em Economia e Política Agrícola/Ambiental)

Adam G. Drucker é coordenador do programa de trabalho global do Bioversity International (CGIAR) sobre a “Economia da Conservação e Uso Sustentável da Agrobiodiversidade”, que abrange os recursos genéticos vegetais e animais. O programa inclui o desenvolvimento/teste de métodos econômicos de valorização ambiental, ferramentas de apoio e de decisões, e mecanismos de incentivos. Os métodos utilizados incluem: a aplicação inovadora dos conceitos de recompensas/pagamentos por serviços ambientais aplicados à conservação de agrobiodiversidade em contextos de ação coletiva; integrados com concursos competitivos, protocolos de priorização para maximizar a diversidade conservada de maneira custo-efetivo; e sistemas integrados de monitoreamento convencional e participativo.

Moderador: Peter May (PPED-UFRJ)