Seminários

No dia 15 de setembro de 2014 tivemos a palestra do professor Benjamin Coriat (Université Paris 13 e co-presidente do coletivo de Economistas Horrorizados -Collectif des Économistes Atterrés) intitulada: "Le retour des Communes: Sources et Origines d'un Programme de Recherche". Em português: "O Retorno dos Comuns: fontes e origens de um programa de pesquisa"

O artigo apresentado explora a origem do programa de pesquisa sobre os comuns constituído a partir do trabalho de Ostrom e da Escola de Indiana. Ele se insere também na discussão originada em torno do famoso artigo de Hardin sobre "A Tragédia dos Comuns", com ênfase num episódio essencial, mas pouco conhecido: a conferência em Annapolis do Conselho Nacional de Pesquisa (NRC - National Research Council). A conferência tinha o objetivo de fazer o balanço das formas de propriedade e de exploração rural nos países tropicais que eram acometidos, naquela ocasião, por uma degradação severa e uma queda na produtividade. Nesta ocasião foram apresentados muitos estudos de caso sobre diferentes tipos de “comuns". Os trabalhos dessa conferência e os desdobramentos que se originaram a partir de sua realização (tomados particularmente por Ostrom e os membros da Escola de Indiana) foram a gênese de um programa de pesquisa ​sobre os bens comuns. O conteúdo e teorias iniciais que lhe dão corpo serão apresentados na palestra.

Quando? 15 de setembro de 2014, segunda-feira, às 16h30.
Onde? na sala 102 do Instituto de Economia da UFRJ, na Praia Vermelha.

Faça o download do artigo:   Le retour des communs

Artigos complementares:  I e  II .

Acesse  aqui a apresentação em pdf.