pesquisa  
  economia do trabalho e estudos sociais

Objetivos e linhas de pesquisa:
O grupo estuda questões relativas ao mercado de trabalho, competitividade industrial, formação profissional e distribuição de renda. Em particular, os pesquisadores estão envolvidos na análise das transformações recentes nas regras laborais e nas práticas produtivas das empresas e seus impactos sobre o perfil do emprego e da qualificação da mão de obra.

Integrantes:
Coordenador
João Luíz Sabóia

Professores
José Ricardo Tauile
Valéria Pero
Marcelo Paixão

Projetos em andamento:
Demanda por Capacitação Profissional no Setor de Turismo
Coordenador: João Luiz Maurity Sabóia
Levantamento das necessidades de capacitação dos trabalhadores nos setores de hotéis, restaurantes e agências de viagens a partir da análise de 424 empresas do Estado da Bahia.

Desemprego nas Comunidades de Baixa Renda do Rio de Janeiro
Coordenador: João Luiz Maurity Sabóia
Apoio: CNPq
Analisa as diferenças nas taxas de desemprego média da região metropolitana do Rio de Janeiro e das comunidades de baixa renda.

Divisão Internacional do Trabalho ou Divisão Internacional do Capital? - os caminhos da globalização
Coordenador: José Ricardo Tauile
Apoio: CNPq
Atualização da pesquisa realizada no início da segunda metade da década de oitenta, entitulada: "A Divisão Internacional do Trabalho: uma revisão da literatura". Busca incorporar as mudanças no mercado de trabalho ocorridas com a desregulamentação dos mercados financeiros e com a revolução tecnológica.

Emprego e Produtividade Industrial
Coordenador: João Luiz Maurity Sabóia
Apoio: CNPq
A pesquisa procura relacionar a evolução do emprego industrial com o crescimento da produtividade do trabalho no Brasil. Busca explicar as causas do aumento da produtividade a partir da disseminação de métodos e técnicas de gestão da produção.

Mercado de Trabalho Urbano no Brasil
Coordenador: João Luiz Maurity Sabóia
Procura-se acompanhar as modificações conjunturais e estruturais ocorridas no mercado de trabalho urbano no Brasil, especialmente em relação ao Rio de Janeiro. A partir de informações levantadas na PNAD, PME e RAIS consegue-se obter um amplo quadro da situação do mercado de trabalho urbano. Além disso, está sendo construído um índice sintético para descrever o mercado de trabalho.

Estudo Sobre os Serviços Industriais de Utilidade Pública
Coordenador: João Luiz Maurity Sabóia
Financiadores: CIET/SENAI
O trabalho é desenvolvido no âmbito do convênio MTE/SPPE /CODEFAT/ CNI/ SENAI-DN. O objetivo é ampliar o conhecimento institucional sobre o quadro atual e as tendências de modernização dos setores de telecomunicações, energia elétrica, gás, saneamento e correios, assim como identificar e caracterizar suas demandas.

Política de Formação Profissional no Rio de Janeiro
Coordenador: João Luiz Maurity Sabóia
Apoio: Fundação UNITRABALHO

Desenvolvimento de metodologia de avaliação do Programa Estadual de Qualificação (PEQ) no Estado do Rio de Janeiro, buscando verificar até que ponto os cursos oferecidos são adequados às necessidades do mercado de trabalho local.

Restructuring, Redundancy and Reskilling
Coordenadora: Valéria Lucia Pero
Apoio: CNPq
Projeto de pesquisa interdisciplinar com pesquisadores brasileiros e ingleses para estudar os impactos da reestruturação produtiva sobre emprego e mobilidade ocupacional.

 

Apoio institucional e financeiro:
FINEP, CNPq, UNITRABALHO, Fundação Ford, ILDIFES,CIET/SENAI.