Pós-Graduação > Stricto-Sensu > Introdução

introdução | organização | estrutura curricular | mestrado | doutorado
semestre letivo | quadro de avisos | defesa de tese | linhas e grupos de pesquisa

INTRODUÇÃO

Em consonância com o espírito da casa, o objetivo do Programa de Pós-Graduação em Economia do Instituto de Economia da UFRJ – PPGE-IE - é oferecer cursos stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado, no campo da economia geral, teórica e aplicada, visando aprimorar a competência científica e profissional de seu corpo discente, desenvolver pesquisas científicas que contribuam para o avanço do conhecimento de forma crítica e pluralista, e participar ativamente do debate teórico e aplicado sobre os principais temas econômicos contemporâneos.

Atualmente o IE conta com 84 professores (dos quais 72 em regime de dedicação exclusiva), sendo 76 doutores e 8 mestres. Todos os professores em atividade dedicam-se à graduação, enquanto uma parte, todos doutores com alto nível de qualificação, está envolvida com as atividades da pós-graduação em suas três áreas de concentração: “Indústria e Inovação”, “Macroeconomia e Economia Monetária” e “Desenvolvimento Econômico e Social”..

Visando o contínuo desenvolvimento da pós-graduação o IE vem expandindo o número de vagas tanto para o mestrado como para o doutorado. Em 2006 foram admitidos 25 mestrandos e 15 doutorandos. Também são regularmente admitidos alunos estrangeiros. Dentro desse espírito, o IE está empenhado em ampliar os convênios com outras instituições, visando especialmente a realização de acordos e intercâmbios com universidades no exterior. Ao final de 2005, o corpo discente do programa era formado por 132 alunos, dos quais 59 matriculados no mestrado e 73 no doutorado. Registrem-se, ainda, o grande número de alunos externos que se inscrevem regularmente nas disciplinas oferecidas pelo programa a cada período.

Veja a apresentação em PowerPoint do Programa de Mestrado - > aqui

UFRJ - Instituto de Economia