O Encontro de Economia Política Internacional acontece no âmbito do Programa de Pós-graduação de Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEPI/UFRJ).

O evento tem como objetivo fortalecer os esforços de institucionalização da área, oferecendo um ambiente fértil e estimulante para a exposição e debate de pesquisas em andamento ou já concluídas e permitir a aproximação entre intelectuais (graduandos, pós-graduandos e professores/pesquisadores) de diferentes universidades, centros de pesquisa e regiões do Brasil e da América Latina. Espera-se fomentar a criação de redes, propiciando o debate de temas relevantes para a área de Economia Política Internacional (EPI), como as questões geopolíticas e as disputas interestatais contemporâneas; os caminhos para a integração latino-americana e para o desenvolvimento no século XXI; e o papel das finanças e das moedas em suas consequentes relações de poder no Sistema Internacional.

A V edição do ENEPI terá como tema “Disputas Geopolíticas Globais e a Inserção Brasileira” e será realizada de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2023,
no Instituto de Economia da UFRJ, Campus da Praia Vermelha, Av. Pasteur, nº 250, Urca, Rio de Janeiro, RJ.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA                      PROGRAMAÇÃO GRUPOS DE TRABALHO                       PLAYLIST COMPLETA

INSCRIÇÕES

• Como ouvinte. O evento será aberto e gratuito para todos que desejarem participar como ouvintes. Serão expedidos certificados de participação para os ouvintes que tenham obtido a presença mínima comprovada de 75% das atividades programadas para o evento. A presença para a emissão dos certificados será registrada em listas durante as palestras do encontro.
  • Como apresentador de trabalho. Os participantes interessados em apresentar trabalhos deverão, até o dia 08 de outubro de 2023, enviar o resumo expandido e fazer a inscrição de sua proposta de trabalho no seguinte link: https://forms.gle/6k3VPCmfynexsRU86, seguindo as instruções do Edital. O V ENEPI contará com sessões de apresentação de trabalhos virtuais. Haverá taxa de inscrição para apresentadores de trabalho, conforme condições no item IV do Edital.
  • Como aluno de graduação. A comissão organizadora escolherá até dez trabalhos de alunos de graduação para compor a mostra de iniciação científica. Os interessados devem seguir o mesmo procedimento de submissão de propostas do Edital, substituindo a indicação do GT pela do Fórum de Graduação. O Fórum de Graduação também contará com a modalidade de sessões virtuais, devendo ser indicado no ato da inscrição. Alunos de graduação estarão isentos da taxa de inscrição.
  • Como apresentador de Minicurso. Os interessados deverão cadastrar, até o dia 08 de outubro de 2023, a sua proposta de Minicurso no seguinte link: https://forms.gle/Bb78EehC9zSF2Sey9. Somente poderão propor Minicursos doutorandos, doutores e docentes, de forma individual ou em coautoria. Todos os minicursos serão realizados virtualmente. Apresentadores de minicurso estarão isentos da taxa de inscrição.
  • Painel Completo. Os interessados deverão cadastrar, até o dia 08 de outubro, a proposta de painel completo no seguinte link: https://forms.gle/ChWRBXKuiHVRvJB96. Somente poderão propor painel completo doutorandos, doutores e docentes. As propostas de painel completo devem conter: 1) título do painel; 2) resumo de até 300 palavras); 3) inclusão de, no mínimo, 3 trabalhos (no máximo, 4 trabalhos), seguindo as instruções do Edital.

Para informações mais detalhadas, consultar Edital.

EDITAL      RETIFICAÇÃO DO EDITAL        TRABALHOS APROVADOS       MINICURSOS APROVADOS

MINICURSOS

COMISSÃO ORGANIZADORA

Adriano França Fernandes; Aline Velten de Melo; Andréa Grion Hungaro; Bruno Do Val; Cassiano Schwantes Corrêa; Danilo Silva Rodriguez; Francisco Luiz Marzinotto Junior; Gabriela Tamiris Rosa Corrêa; Henrique Jorgielewicz Rogovschi; Italo Barreto Poty; Lucas Gualberto do Nascimento; Marcelo Augusto Boscato; Marcus Vinicius da Silva Tavares; Matheus Bruno Ferreira Alves Pereira; Mauricio Medici Metri; Patrícia de Oliveira Matos; Ricardo Zortéa Vieira; Tainah Santos Pereira e Thiago Ferreira Moreira D'amato

29/11 QUARTA-FEIRA

11H > MESA ESPECIAL > LOCAL SALÃO PEDRO CALMON
(PALÁCIO UNIVERSITÁRIO DA UFRJ)

Dinâmicas tecnológicas, geopolítica e inserção brasileira

Raphael Padula (MCTI, PEPI-UFRJ)
Thauan Santos (EGN)
MEDIAÇÃO: Thiago D'Amato (PEPI-UFRJ)

14H30 > MESA DE ABERTURA > LOCAL SALÃO PEDRO CALMON

Aos Eméritos, com Carinho

José Luís Fiori (PEPI-UFRJ)
Carlos Aguiar de Medeiros (PEPI-UFRJ)

18H > MESA 1 > LOCAL SALÃO PEDRO CALMON
(PALÁCIO UNIVERSITÁRIO DA UFRJ)

O sistema monetário internacional: uma nova (des)ordem em nascimento?

Aline Martins (UFG)
Débora Gaspar (UFRRJ)
Giuliano Oliveira (UNICAMP)
MEDIAÇÃO: Ernani Torres (UFRJ)