O Encontro de Economia Política Internacional acontece no âmbito do Programa de Pós-graduação de Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEPI/UFRJ).

O evento tem como objetivo fortalecer os esforços de institucionalização da área, oferecendo um ambiente fértil e estimulante para a exposição e debate de pesquisas em andamento ou já concluídas e permitir a aproximação entre intelectuais (graduandos, pós-graduandos e professores/pesquisadores) de diferentes universidades, centros de pesquisa e regiões do Brasil e da América Latina. Espera-se fomentar a criação de redes, propiciando o debate de temas relevantes para a área de Economia Política Internacional (EPI), como as questões geopolíticas e as disputas interestatais contemporâneas; os caminhos para a integração latino-americana e para o desenvolvimento no século XXI; e o papel das finanças e das moedas em suas consequentes relações de poder no Sistema Internacional.

A V edição do ENEPI terá como tema “Disputas Geopolíticas Globais e a Inserção Brasileira” e será realizada de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2023,
no Instituto de Economia da UFRJ, Campus da Praia Vermelha, Av. Pasteur, nº 250, Urca, Rio de Janeiro, RJ.

INSCRIÇÕES

• Como ouvinte. O evento será aberto e gratuito para todos que desejarem participar como ouvintes. Serão expedidos certificados de participação para os ouvintes que tenham obtido a presença mínima comprovada de 75% das atividades programadas para o evento. A presença para a emissão dos certificados será registrada em listas durante as palestras do encontro.
  • Como apresentador de trabalho. Os participantes interessados em apresentar trabalhos deverão, até o dia 08 de outubro de 2023, enviar o resumo expandido e fazer a inscrição de sua proposta de trabalho no seguinte link: https://forms.gle/6k3VPCmfynexsRU86, seguindo as instruções do Edital. O V ENEPI contará com sessões de apresentação de trabalhos virtuais. Haverá taxa de inscrição para apresentadores de trabalho, conforme condições no item IV do Edital.
  • Como aluno de graduação. A comissão organizadora escolherá até dez trabalhos de alunos de graduação para compor a mostra de iniciação científica. Os interessados devem seguir o mesmo procedimento de submissão de propostas do Edital, substituindo a indicação do GT pela do Fórum de Graduação. O Fórum de Graduação também contará com a modalidade de sessões virtuais, devendo ser indicado no ato da inscrição. Alunos de graduação estarão isentos da taxa de inscrição.
  • Como apresentador de Minicurso. Os interessados deverão cadastrar, até o dia 08 de outubro de 2023, a sua proposta de Minicurso no seguinte link: https://forms.gle/Bb78EehC9zSF2Sey9. Somente poderão propor Minicursos doutorandos, doutores e docentes, de forma individual ou em coautoria. Todos os minicursos serão realizados virtualmente. Apresentadores de minicurso estarão isentos da taxa de inscrição.
  • Painel Completo. Os interessados deverão cadastrar, até o dia 08 de outubro, a proposta de painel completo no seguinte link: https://forms.gle/ChWRBXKuiHVRvJB96. Somente poderão propor painel completo doutorandos, doutores e docentes. As propostas de painel completo devem conter: 1) título do painel; 2) resumo de até 300 palavras); 3) inclusão de, no mínimo, 3 trabalhos (no máximo, 4 trabalhos), seguindo as instruções do Edital.

Para informações mais detalhadas, consultar Edital.

EDITAL      RETIFICAÇÃO DO EDITAL        TRABALHOS APROVADOS       MINICURSOS APROVADOS

MINICURSOS

COMISSÃO ORGANIZADORA

Adriano França Fernandes; Aline Velten de Melo; Andréa Grion Hungaro; Bruno Do Val; Cassiano Schwantes Corrêa; Danilo Silva Rodriguez; Francisco Luiz Marzinotto Junior; Gabriela Tamiris Rosa Corrêa; Henrique Jorgielewicz Rogovschi; Italo Barreto Poty; Lucas Gualberto do Nascimento; Marcelo Augusto Boscato; Marcus Vinicius da Silva Tavares; Matheus Bruno Ferreira Alves Pereira; Mauricio Medici Metri; Patrícia de Oliveira Matos; Ricardo Zortéa Vieira; Tainah Santos Pereira e Thiago Ferreira Moreira D'amato

29/11 QUARTA-FEIRA

11H > MESA ESPECIAL > LOCAL SALÃO PEDRO CALMON
(PALÁCIO UNIVERSITÁRIO DA UFRJ)

Dinâmicas tecnológicas, geopolítica e inserção brasileira

Raphael Padula (MCTI, PEPI-UFRJ)
Thauan Santos (EGN)
MEDIAÇÃO: Thiago D'Amato (PEPI-UFRJ)

14H30 > MESA DE ABERTURA > LOCAL SALÃO PEDRO CALMON

Aos Eméritos, com Carinho

José Luís Fiori (PEPI-UFRJ)
Carlos Aguiar de Medeiros (PEPI-UFRJ)

18H > MESA 1 > LOCAL SALÃO PEDRO CALMON
(PALÁCIO UNIVERSITÁRIO DA UFRJ)

O sistema monetário internacional: uma nova (des)ordem em nascimento?

Aline Martins (UFG)
Débora Gaspar (UFRRJ)
Giuliano Oliveira (UNICAMP)
MEDIAÇÃO: Ernani Torres (UFRJ)