164222941 400877814201271 2723400559926164363 n

O Centro Acadêmico Stuart Angel e o Instituto de Economia da UFRJ convidam a todos ao “Debate Acalourado” que busca trazer grandes convidados e temas relevantes para a comunidade acadêmica e de interesse nacional. O tema do debate deste período é “SUS, pandemia e vacinação” e contará com os convidados: Alexandre Padilha, Julia Paranhos e Roberto Medronho.

Além de versar sobre a crise da pandemia do Covid19, pretende abordar elementos essenciais para a soberania nacional como o Sistema Único de Saúde, as instituições de pesquisa e inovação científica no país e o complexo industrial de saúde no Brasil e quais medidas devem ser tomadas para superar essa crise sanitária e social.

Quando?
 No dia 01/04/21 às 17:00 (horário de Brasília);

Onde ?
No canal do CASA - https://youtu.be/jZdZ3Ok5QsM

Sobre os convidados:

Alexandre Padilha é Deputado Federal por São Paulo. Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Entre 2000 e 2004, foi coordenador de Projetos de Pesquisa, Vigilância e Assistência em Doenças Tropicais, no Pará, o programa da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2004 no Governo Lula, assumiu o cargo de diretor de Saúde Indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). No primeiro mandato do Governo Dilma Rousseff foi Ministro da Saúde e implementou o Mais Médicos. Foi secretário municipal da saúde de São Paulo de 2015 a 2017 na gestão de Fernando Haddad. Em 2018, concorreu nas eleições ao cargo de deputado federal e foi eleito para a legislatura de 2019-2022.

Julia Paranhos é Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Grupo de Economia da Inovação do Instituto de Economia da UFRJ. Diretora adjunta de Graduação do IE/UFRJ entre agosto de 2015 e julho de 2017. Graduada em Ciências Econômicas pela UFRJ (2004), mestre em Economia Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ (2010) com período de doutorado sanduíche no Science and Technology Policy Research - SPRU (2009). Membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Inovação, atuando principalmente nos temas: gestão da inovação, política industrial e de inovação, relação universidade-empresa e propriedade industrial, em especial no setor farmacêutico.

Roberto Medronho possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1993) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999). Foi diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (08/2011 a 01/2020.
Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor da Divisão de Pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Além disso, coordena o Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19, instituído em fevereiro de 2020 pela Reitoria da UFRJ, na cidade do Rio de Janeiro. O médico ainda integra a Comissão Ciência RJ no Combate à COVID-19 (ComCiênciaRJCOVID) – uma iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a FAPERJ.