O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ) foi criado em 2008, fruto da colaboração de pesquisadores em distintos campos do conhecimento, e de diferentes instituições de ensino, cujas pesquisas tinham em comum a temática da análise e avaliação de políticas públicas. Isso confere ao programa, desde o início, uma natureza fortemente interdisciplinar e interinstitucional.

O trabalho interdisciplinar não se limita a considerar duas abordagens de modo paralelo, mas sim buscar a construção de um objeto e um método comuns para orientar a produção de conhecimentos que não poderiam ser gerados a partir de uma disciplina separadamente.

A interdisciplinaridade do PPED se reflete na composição das linhas de pesquisa; na oferta de disciplinas autorais de conteúdo interdisciplinar; na composição das bancas de defesa de teses e dissertações, que busca submeter os trabalhos de conclusão ao crivo de várias perspectivas disciplinares.

As atividades de pesquisa do PPED se organizam em torno das ideias-chave de: capacidades estatais; inovação; estratégias de desenvolvimento; mudança institucional e sustentabilidade ambiental. Os seguintes temas, enquadramentos teóricos e molduras conceituais são trabalhados nas diversas linhas de pesquisa:

    • temas transversais - políticas públicas (análise e avaliação), inovação e mudança institucional, catching-up ou emparelhamento tecnológico, desenvolvimento sustentável, regulação e propriedade Intelectual.
    • enquadramentos teóricos – Ciência Política, História Econômica, Economia da Inovação, Economia Institucional, Economia Evolucionária, Economia Ecológica, Sociologia Econômica, Direito e Economia;
    • molduras conceituais e temáticas - governança, accountability, federalismo e descentralização; capacidades estatais comparadas e vantagens comparativas institucionais; desigualdades sociais; estratégias nacionais de desenvolvimento; visão baseada em recursos; inovação e governança do conhecimento; desenvolvimento sustentável; recursos naturais e culturais; redes sociais, tecnológicas, e de conhecimento; responsabilidade social; regulação da concorrência e da infraestrutura; direitos de propriedade intelectual; regimes de apropriabilidade; acesso à cultura; revalorização do domínio público e dos bens públicos globais.

 

A estrutura curricular do PPED é formada por disciplinas bimestrais – o que oferece aos alunos um maior número de cursos, diversificando o portfólio temático, e busca promover uma ampla abrangência interdisciplinar. Todas as atividades de aulas e a maior parte dos eventos são realizadas no campus da Praia Vermelha da UFRJ.

Objetivos: O principal objetivo estratégico do PPED/IE/UFRJ é o de se constituir como um Programa interdisciplinar de referência - nacional e internacional - no campo da análise e avaliação das Políticas Públicas, construindo pontes para um desenvolvimento inovador, socialmente efetivo e politicamente responsável, capazes de formar mestres e doutores pertencentes ou destinados ao núcleo estratégico do Estado brasileiro, e/ou dedicados ao ensino e a pesquisa no campo das políticas públicas para o desenvolvimento.

O corpo discente O corpo discente do PPED é composto, em parte, por pessoas de carreiras diversas – principalmente do setor público, mas também do setor privado ou profissionais liberais – e de jovens recém saídos da graduação ou do mestrado. Essa diversidade é muito positiva, pois promove uma profícua troca de experiências distintas.  Temos, atualmente, cerca de 120 alunos matriculados no Programa – 40 mestrandos e 80 doutorandos.

O corpo docente O PPED tem seu corpo docente formado por 35 professores, dos quais 25 são permanentes e 10 colaboradores. Contamos ainda com dois professores visitantes.
Os docentes do PPED participam de Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; são grupos que congregam um ou mais professores do Programa, e, em geral, são integrados também por docentes e discentes de outros Programas, inclusive de outras universidades.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT): O PPED está relacionado a três INCTs: o primeiro, intitulado de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento - INCT-PPED, cuja sede foi inicialmente o PPED, é coordenado hoje pelo Professor Renato Boschi e tendo como vice-coordenadora a Professora Ana Célia Castro. A inserção neste INCT foi resultado da iniciativa de professores do PPED/UFRJ, e do IESP/UERJ, do CPDA/UFRRJ, do IGE/UNICAMP, PPGCP/UFF e Programas de Pós-Graduação em História e Ciências Sociais/UFJF.

O segundo INCT  - Gestão e Inovação em Doenças Negligenciadas (INCT-IDN) -, coordenado pelo Professor Carlos Morel, de iniciativa dos pesquisadores da FIOCRUZ e de suas redes de investigação, permitiu que o PPED se beneficiasse ainda mais da parceria estabelecida pelo Instituto de Economia e a Fiocruz na criação do PPED. A inserção internacional deste INCT tem sido notável, criando novas fronteiras de conhecimento, como a parceria entre o INCT-IDN e o Beijing Genome Institute (BGI), reconhecida empresa de sequenciamento de DNA. A parceria tem sido especialmente importante para o sequenciamento do DNA do vírus da zika.

O terceiro INCT em História Social das Propriedades e Direito de Acesso, coordenado pela Professora Márcia Menendes Motta, tem como vice coordenador o professor Leandro José Luz Riodades de Mendonça, reforçando a reflexão sobre as formas de apropriação.
A interface entre os três INCTs que contam com a participação de vários docentes do PPED se expressa particularmente em duas iniciativas que foram introduzidas em 2017 (e continuaram a se desenvolver em 2018) e fazem parte da estratégia do PPED, a saber: o Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação (NUPPAA); e a Biblioteca Digital, em processo de implantação.

Desde 2016, quando de sua criação , o Núcleo de Políticas Públicas - Análise e Avaliação (NUPPAA) tem se constituído em um espaço para integrar docentes e discentes em torno da temática da avaliação das políticas públicas. O objetivo é criar uma rede interdisciplinar e interinstitucional de especialistas em avaliação de políticas públicas em nível nacional e internacional.

O NUPPAA possui um Canal YouTube onde se pode assistir os vídeos das sessões de abertura, dos minicursos e da apresentação de trabalhos de docentes e discentes.)  
 

Em construção desde o final de 2017, a Biblioteca Digital (BD) é resultado da parceria entre os três INCTs – o INCT-PPED,  o INCT Gestão e Inovação em Doenças Negligenciadas (INCT-IDN) e o INCT em História Social das Propriedades e Direito de Arercesso (Proprietas) – para promover a divulgação científica do PPED e dos INCTs vinculados; o projeto está em fase de conclusão e espera-se que tenha um importate impacto no ensino e na pesquisa no PPED, e que se torne um espaço de integração entre os três INCTs, cujos professores lecionam no PPED.  

A Biblioteca Digital é constituída de um acervo que denominamos “Ágora”, hospedado no Repositório Pantheón do Sistema de Bibliotecas da UFRJ, com link para o repositório da FIOCRUZ. O nome escolhido – Ágora – faz alusão ao espaço da cidadania, símbolo da democracia e da liberdade de debates, essencial para a análise e reflexão sobre as políticas públicas.

O acervo é constituído de Coleções e Pasta do Pesquisador, na qual será disponibilizada a produção acadêmica dos pesquisadores dos três INCTs. As Coleções são as seguintes:

(i) Teses e dissertações no campo da análise e avaliação de políticas públicas, que organiza material bibliográfico produzido por programas e associações de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Este acervo se relaciona às atividades do NUPPAA.

(ii) "Livros Notáveis” (Remarkable Books), que disponibilizará obras não facilmente disponíveis, em geral esgotadas, mas que constituem um acervo relevante para os temas das políticas públicas e do desenvolvimento.

(iii) Biblioteca Antonio Barros de Castro, Pensamento Passado, Presente e Futuro, que disponibilizará toda a obra do Professor Emérito da UFRJ, que foi professor permanente do PPED.

 

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