david

DAVID SERGIO KUPFER
(IN MEMORIAM)

Professor Associado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Pesquisador Emérito do CNPq 2019. Possui mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Diretor Geral do Instituto de Economia da UFRJ onde também coordena o Grupo de Pesquisa em Indústria e Competitividade (GIC-IE/UFRJ) e é Editor da Revista de Economia Contemporânea (REC). Entre 2011 e 2014 foi cedido ao BNDES onde atuou como Assessor da Presidência. Foi membro do Comitê de Avaliação CAPES da área de Economia nos triênios 2004 a 2006 e 2007 a 2009. Participou da coordenação de diversas pesquisas sobre a indústria brasileira dentre elas o ECIB (Estudo da Competitividade da Indústria Brasileira), 1992 a 1994; o Projeto PIB (Perspectivas do Investimento no Brasil); 2008 a 2010 e o Projeto I2027 (Indústria 2027: Riscos e oportunidades para o Brasil diante de inovações disruptivas). Recebeu o Prêmio Jabuti de melhor livro da área de Economia e Negócios no ano de 1996 com o livro "Made in Brazil: Desafios Competitivos da Indústria Brasileira" e no ano de 2002 com o livro "Economia Industrial: Fundamentos Teóricos e Práticas no Brasil". Tem experiência na área de Economia, Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Competitividade, Produtividade, Inovação, Política Industrial, Indústria Brasileira, Estratégias Empresariais e Padrões de Desenvolvimento Econômico.

CURRÍCULO LATTES