04"

REGRAS FISCAIS, ESTABILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Uma análise aplicada ao Brasil

05 MAI - QUI - 16H
 
Caríssimas e Caríssimos
 
Há quase um consenso de que a regra fiscal atual do teto constitucional dos gastos foi mal projetada e precisa ser removida, já que congela as despesas de longo prazo, independentemente das condições da economia. Já adotar metas de resultado primário induz a política fiscal a ser expansionista em períodos de expansão e contracionista em períodos de contração. Outras regras fiscais aplicadas ou tentadas no Brasil também apresentaram problemas. Torna-se, portanto, fundamental a rediscussão do arcabouço de regras fiscais para o Brasil, apontando aquelas opções que sejam mais convenientes para a estabilização e desenvolvimento da economia brasileira.
 
CONFERENCISTA: Nelson Barbosa (FGV e UNB);Debatedora: Esther Dweck (IE-UFRJ);Mediadores: Paulo Nogueira Batista Jr e Maria Isabel Busato, Titular e membro da Cátedra Celso Furtado CBAE-UFRJ, nesta ordem.
 
Abraços fraternos.
 
Ana Célia Castro
Diretora Geral CBAE-UFRJ
 
YOUTUBE: CartaCapital: https://youtu.be/r-y1u2HgUxA
 
Saiba antes, assine a nossa newsletter:
 

04"

AULA INAUGURAL DO INSTITUTO DE ECONOMIA DA UFRJ
Aula de abertura do Instituto de Economia ministrada pelo Prof. Paulo Nogueira.

Política Fiscal: o que podemos esperar do próximo Governo - Cátedra Celso Furtado de Políticas Macroeconômicas

11 ABRIL/ SEGUNDA FEIRA, 16H30

Online:
FCC: https://youtu.be/_mpdAlsHUuA
CartaCapital: https://youtu.be/yM1rP4y9r-M


eventomarco01

GLOBALIZAÇÃO DESIGUAL E COMBINADA
Com Luiz Gonzaga Belluzzo (conferencista); Debatedores: Bárbara Fritz e Gilberto Maringoni

10 MARÇO/ QUINTA FEIRA, 16H

Online:
FCC: https://youtu.be/iRQ-eqWCkqo
CartaCapital: https://youtu.be/mbJo9NBLnvI


eventojaneiro

CBAE-UFRJ - LAWFARE E O BANCO DOS BRICS
Lawfare é conceito que expressa a lógica de combate ao inimigo modulando as interpretações e as práticas jurídicas. Trata-se de fenômeno que transcende o terreno dos sistemas de justiça nacionais, ocorrendo também em instâncias multilaterais, a exemplo do processo de destituição do Vice-Presidente brasileiro do Banco dos BRICS, ocorrido em 2017. Assim, o evento tem por objetivo articular e debater reflexões sobre as dimensões políticas, geopolíticas e jurídicas desse tema.

Online:

YouTube Fórum UFRJ: https://youtu.be/r2puzzpofxA

CartaCapital: https://youtu.be/e1j5FSpuAPQ


evento2511

HÁ FUTURO PARA OS BRICS?
A segunda conferência promovida pela Cátedra Celso Furtado ocorrerá na quinta-feira, 25 de novembro, às 16h e contará com a participação do economista Paulo Nogueira Batista Junior - Titular da Cátedra Celso Furtado CBAE-UFRJ; com Robert Wade (um dos maiores especialistas da atualidade em economia política internacional); e com Aleksei Mozhin (diretor FMI pela Russia e profundo conhecedor do processo dos BRICS) O evento terá a mediação de Lavínia Barros de Castro (BNDES).
A conferência e o debate serão proferidos em inglês com tradução simultânea e contam com o apoio da Revista CartaCapital e do Centro Internacional Celso Furtado.


25 NOV - QUI - 16H
HÁ FUTURO PARA OS BRICS? The BRICS and the Financing Mechanisms They Created

Online:
FCC: https://youtu.be/CrMZWu-Jq4g 
CartaCapital: https://youtu.be/nVjgFaIDFx0


Conferência de abertura da Cátedra Celso Furtado
03 NOV - QUA - 16H  
link: https://youtu.be/uQqvXshdWIM

Como a Obra e Exemplo de Furtado Ajudam os Brasileiros Hoje a Definirem os Rumos do País A conferência de abertura pretende discutir algumas das contribuições de Furtado, cujo legado para o pensamento econômico latino-americano e brasileiro abrange não apenas economia, mas teoria do desenvolvimento e do subdesenvolvimento, política econômica e economia política, história econômica brasileira e latino-americana, entre outros temas. Assine a nossa newsletter: https://bit.ly/CBAE-NEWS 


 WhatsApp Image 2021 10 28 at 13.11.05

Paulo Nogueira Batista Junior, Titular da Cátedra Celso Furtado - Políticas macroeconômicas para o desenvolvimento do Brasil - convida a debater as lições que podemos tirar da obra e da vida de Furtado, que possam nos ajudar na definição e no esforço de imaginar o futuro de nosso País. Evento em parceria com a Revista CartaCapital


CELSO FURTADO COMO EDUCADOR
Como a Obra e Exemplo de Furtado Ajudam os Brasileiros Hoje a Definirem os Rumos do País
03 NOV - QUA - 16H  

Online:

CartaCapital: https://youtu.be/3YYcz6hdRZw

 

 

Instituto de Economia da UFRJ Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário.