extensao2

 

COORDENADOR: Prof. : Iderley Colombini

HORÁRIO: Quintas-feiras a partir das 16 hs.

INFORMAÇÕES GERAIS
Carga horária: 60h semestrais;
Encontros semanais, sendo alguns remotos para possibilitar maior participação de organizações e pessoas fora da universidade;
Projeto de extensão não possui avaliação, apenas a necessidade de participação nos encontros e da realização dos relatórios finais em grupo.
As inscrições se realizam através do SIGA, através do requerimento de inclusão na ação Economia e Feminismos.

RESUMO DA ATIVIDADE:
Um dos grandes temas contemporâneos desse começo de século XXI são as transformações do trabalho e o aprofundamento dos seus impactos sociais. Dentro dessas transformações existem vários processos distintos, muitas vezes confundidos e mal interpretados, como: mudanças na regulação trabalhista, incorporação de novas tecnologias de automação, incorporação de novas tecnologias de informação e comunicação, novos trabalhos digitais e imateriais e novas formas de organização produtiva com uma maior centralidade do conhecimento. As discussões envolvendo essas mudanças nas formas de trabalho estão presentes tanto na academia e na universidade, mas também de forma bastante difundida na sociedade como um todo, principalmente nos sindicatos e nas organizações da sociedade civil. Dessa forma esse projeto pretende criar um espaço de debates, estudos e pesquisas entre a universidade (professores e alunos) e os trabalhadores (sindicatos e organizações não governamentais) sobre as transformações e impactos das novas formas de trabalho.

ATIVIDADES DESEMPENHADAS PELOS ESTUDANTES EXTENSIONISTAS
A participação dos extensionistas pode ser dívidas em três fases. A primeira fase, que deve durar em torno de 2 meses, se caracteriza por um momento de formação do estudante, para que tenha acesso as discussões e literatura básica sobre as transformações do mundo do trabalho. Posteriormente a esse primeiro momento, deverão ocorrer os seminários com diferentes membros e organizações da sociedade civil, como sindicatos e centros de pesquisa sobre o mundo do trabalho. A intensão desses seminários é a realização de uma troca entre universidade e trabalhadores sobre as relações de trabalho atuais, por isso devem estar presentes representantes e sindicalistas de diferentes setores da economia. Por fim, espera-se dos extensionistas que se organizem em grupos para a realização de relatórios finais, sendo cada grupo responsável por um diferente setor de atividade. Ficará a cargo da coordenação do projeto de extensão a realização das três fases: ministrar o curso sobre mundo do trabalho, mediar os seminários e orientação para realização dos relatórios finais. Tanto a bibliografia do curso, quanto uma agenda com datas para os encontros e seminários será previamente divulgada para os extensionistas interessados no projeto.