O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ) foi criado em 2008 (em associação com a FIOCRUZ - mais especificamente com o CDTS - Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde), pela colaboração de pesquisadores provenientes de distintos campos do conhecimento, e de diferentes instituições de ensino, cujas pesquisas tinham em comum a temática da análise e avaliação de políticas públicas. Isso confere ao programa, desde o início, uma natureza fortemente interdisciplinar e interinstitucional.
O trabalho interdisciplinar não se limita a considerar duas abordagens de modo paralelo, mas sim buscar a construção de um objeto e um método comuns para orientar a produção de conhecimentos que não poderiam ser gerados a partir de uma única disciplina.
A interdisciplinaridade do PPED se reflete na composição das linhas de pesquisa; na oferta de disciplinas autorais de conteúdo interdisciplinar; na composição das bancas de defesa de teses e dissertações, que busca submeter os trabalhos de conclusão ao crivo de várias perspectivas disciplinares.
As atividades de pesquisa do PPED se organizam em torno das ideias-chave de: capacidades estatais; inovação; estratégias de desenvolvimento; mudança institucional e sustentabilidade.

Destaques PPED

ESTRUTURA DO CURSO

DISCIPLINAS & HORÁRIOS

+Informações

SELEÇÃO PPED

DISSERTAÇÕES E TESES

NORMAS & DOCUMENTOS

EVENTOS PPED

EGRESSOS

+ Informações

Instituto de Economia da UFRJ Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário.