KETHELYN CAROLINE BALBINO DE LIMA FERREIRA PINTO
NÍVEL: MESTRADO
TÍTULO DO TRABALHO: EMPREGO FEMININO ASSOCIADO AO COMÉRCIO INTERNACIONAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE PARA 2019
ORIENTADORA: MARTA DOS REIS CASTILHO
DIA : 23/12/2022
HORÁRIO: 10H - SALA 102

defesas13122

GUSTAVO ALVES SOARES
NÍVEL: DOUTORADO
CAPACIDADES TECNOLÓGICAS EM BIOECONOMIAEBASES PARA UMA ESTRATÉGIA DE PATH-CREATING NO BRASIL
ORIENTADOR(A): EDMAR DE ALMEIDA FAGUNDES
DATA DA DEFESA: 13/12/2022 ÀS 13H SALA 102

defesas1312

GIC DATA

O GIC Data traz toda a produção estatística do Grupo de Indústria e Competitividade do IE-UFRJ.
Os dados estão separados por eixos temáticos e contam com uma breve descrição, a periodicidade e a data da última atualização. Além disso, os arquivos sempre incluem um texto de referência (paper ou nota metodológica) e as instruções para citação.

david

DAVID SERGIO KUPFER
(IN MEMORIAM)

Professor Associado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Pesquisador Emérito do CNPq 2019. Possui mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Diretor Geral do Instituto de Economia da UFRJ onde também coordena o Grupo de Pesquisa em Indústria e Competitividade (GIC-IE/UFRJ) e é Editor da Revista de Economia Contemporânea (REC). Entre 2011 e 2014 foi cedido ao BNDES onde atuou como Assessor da Presidência. Foi membro do Comitê de Avaliação CAPES da área de Economia nos triênios 2004 a 2006 e 2007 a 2009. Participou da coordenação de diversas pesquisas sobre a indústria brasileira dentre elas o ECIB (Estudo da Competitividade da Indústria Brasileira), 1992 a 1994; o Projeto PIB (Perspectivas do Investimento no Brasil); 2008 a 2010 e o Projeto I2027 (Indústria 2027: Riscos e oportunidades para o Brasil diante de inovações disruptivas). Recebeu o Prêmio Jabuti de melhor livro da área de Economia e Negócios no ano de 1996 com o livro "Made in Brazil: Desafios Competitivos da Indústria Brasileira" e no ano de 2002 com o livro "Economia Industrial: Fundamentos Teóricos e Práticas no Brasil". Tem experiência na área de Economia, Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Competitividade, Produtividade, Inovação, Política Industrial, Indústria Brasileira, Estratégias Empresariais e Padrões de Desenvolvimento Econômico.

CURRÍCULO LATTES

CICLO DE SEMINÁRIOS IE-UFRJ 2022 - 21/11 - 16H30 - SALA 203 - EVENTO PPED

TÍTULO: A Revolução da Ciência Aberta: novos desafios na avaliação da produção acadêmica

PALESTRANTE: Luiz Augusto Campos - Professor de Sociologia e Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), onde coordena o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA). É autor e co-autor de diversos artigos e livros sobre raça e política, dentre eles “Raça e Eleições no Brasil” e “Ação Afirmativa: conceito, história e debates”. É também editor-chefe da revista DADOS e representa das Humanidades no Conselho Consultivo do SciELO.

EventoIE2111

Instituto de Economia da UFRJ Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário.