QUEM SOMOS GEI - INSTITUTO DE ECONOMIA / UFRJ
PROFESSORES

Julia Paranhos
Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenadora do Grupo de Economia da Inovação do Instituto de Economia da UFRJ e do projeto de extensão Inovação & Saúde. Secretária Institucional da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN) (2025-2026). Foi vice-coordenadora do programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do IE/UFRJ (fevereiro/2022 a julho/2023). Foi diretora Adjunta de Graduação do IE/UFRJ (agosto/2015 a julho/2017). Graduada em Ciências Econômicas pela UFRJ (2004), mestre em Economia Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ (2010) com período de doutorado sanduíche no Science and Technology Policy Research - SPRU (2009). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Inovação, atuando principalmente nos temas: gestão da inovação, política industrial e de inovação, relação universidade-empresa e propriedade industrial, em especial no setor farmacêutico.
APRESENTAÇÃO
CURRÍCULO LATTESSITE
GOOGLE SCHOLARORCID

Lia Hasenclever
Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Programa de Pós-Graduação Em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Regional e Gestão de cidades e Professor Aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, Estudos Industriais e de Inovação, e Desenvolvimento, atuando principalmente nas seguintes aplicações: desenvolvimento econômico local; estudos industriais e de inovação nas indústrias farmacêutica, petroquímica, petrolífera, têxtil e confecções; e estado do Rio de Janeiro e suas regiões.
GOOGLE SCHOLAR

Renata Lèbre La Rovere
Renata Lèbre La Rovere possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), especialização em Economia Industrial pela UFRJ (1985), D.E.A em Structures Productives et Systeme Mondial - Université de Paris VII - Université Denis Diderot (1986), França e doutorado em Economia - Université de Paris VII , França (1990). Foi professora visitante do Latin American Studies Center e do Management and Information Systems Department da University of Arizona entre 1991 e 1992 e realizou pesquisa em nível de pós-doutorado no Wissenschaftszentrum da Universidade de Rostock, Alemanha, entre 1995 e 1996. Atualmente é professora Titular aposentada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ. É pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação do IE/UFRJ e participa também de pesquisas da RedeSist e do GESEL. Tem experiência na área de Economia Industrial, com ênfase em Mudança Tecnológica, pesquisando principalmente os seguintes temas: geografia da inovação, empreendedorismo, inovação e conhecimento nas empresas, tecnologias da informação e comunicação, desenvolvimento local.

Caroline Miranda Alves de Souza
Professora substituta no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora Associada do Grupo de Economia da Inovação do IE/UFRJ. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Mestra em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023). Pós-doutoranda em Planejamento Regional e Gestão da Cidade pela Universidade Candido Mendes/Campos. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, regulação, economia industrial, indústria farmacêutica, saúde e desenvolvimento.

Luiz Martins de Melo
Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professor associado 2 aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e técnico da Finep. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, esporte, arranjos produtivos locais, financiamento e sistemas de financiamento para a inovação no Brasil e internacional

Paulo Tigre
Professor Titular Aposentado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve projetos sobre diferentes aspectos econômicos da inovação tecnológica, especialmente nas tecnologias da informação e comunicação. Graduado em Economia pela UFRJ; Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE; e PhD em Política Científica e Tecnológica pela University of Sussex (Inglaterra, 1982). Foi pesquisador visitante no Centre for Latin American Studies da Universidade da California, Berkeley e da Universidade de Paris XXII. Autor de "Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil", Editora Elsevier, 2014.
PESQUISADORES ASSOCIADOS

Bianca Louzada Xavier Vasconcellos
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (PPED/UFRJ), bolsista da CAPES. Mestra em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT/UFRRJ), bolsista da CAPES. Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pós-doutorado (2022) no projeto Difusão e Divulgação Científica na UFRJ, no Fórum de Ciência e Cultura, com pesquisa na área de Economia Fluminense. Atuou como professora no Departamento de Economia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), entre setembro de 2017 e dezembro de 2018; e professora de Gestão Pública na Universidade Federal Fluminense (VMD/UFF), no 2 semestre de 2023 na
área. Atualmente é pesquisadora associada no Grupo de Economia da Inovação (GEI/UFRJ), pesquisando os temas: Geografia Econômica; Desenvolvimento regional; estrutura produtiva do estado RJ; Complexidade econômica; Bases de Conhecimento regional e inovação; mudança estrutural; e políticas públicas. Pós-doutorado em andamento, pela UFRRJ, pesquisa sobre desigualdades espaciais produtivas.

Fernanda Steiner Perin
Doutora em em Economia da Indústria e da Tecnologia (2019) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Economia e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa Economia da Inovação do Instituto de Economia da UFRJ e coordenadora do Economics of Innovation Working Group do Young Scholars Initiative (YSI). Membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN).Tem experiência na área de Economia com ênfase em economia Industrial e da Inovação, negócios internacionais, políticas de inovação e indústria farmacêutica.

Guilherme de Oliveira Santos
Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), Mestrado e Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016; 2020). Atualmente é colaborador do Grupo de Economia da Inovação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Tecnologia ORT, Assessor da Diretoria de Tecnologia da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Professor de Sociologia - Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado do Rio de Janeiro, Geografia da Inovação; Geografia Econômica Evolucionária; Sistemas Regionais de Inovação; Ecossistemas de Empreendedorismo; Ambientes de Inovação; Políticas de Apoio a Empresas ao Empreendedorismo; e Políticas de Inovação Orientadas a Missões.
CURRÍCULO LATTES
ORCID
RESEARCH GATE
LINKEDIN

Helena Spellet Klein
Doutora em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS). Mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPED/IE/UFRJ). Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Inovação e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, políticas públicas, relação entre tecnologia e instituições, administração pública, empreendedorismo e regulação.

Ricardo Lobato Torres
Professor do Departamento de Economia da UFPR. Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ (2015), Mestre em Economia pela UFSC (2011) e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFPR (2008). Professor Colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública e em Administração da UTFPR. Membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). Pesquisador Associado do Grupo de Pesquisa em Economia da Inovação, do Instituto de Economia da UFRJ (GEI/IE/UFRJ).
CURRÍCULO LATTES
ORCID
RESEARCH GATE
LINKEDIN
GOOGLE SCHOLAR