QUEM SOMOS GEI - INSTITUTO DE ECONOMIA / UFRJ

 

 

PROFESSORES

ANA CRISTINA REIF

Julia Paranhos


Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Grupo de Economia da Inovação do Instituto de Economia da UFRJ. Diretora Adjunta de Graduação do IE/UFRJ entre agosto de 2015 e julho de 2017. Graduada em Ciências Econômicas pela UFRJ (2004), mestre em Economia Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ (2010) com período de doutorado sanduíche no Science and Technology Policy Research - SPRU (2009). Membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Inovação, atuando principalmente nos temas: gestão da inovação, política industrial e de inovação, relação universidade-empresa e propriedade industrial, em especial no setor farmacêutico.

 
CURRÍCULO LATTESSITE

LINKEDINRESEARCH GATE

 

ANA CRISTINA REIF

Lia Hasenclever


Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Programa de Pós-Graduação Em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Regional e Gestão de cidades e Professor Aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, Estudos Industriais e de Inovação, e Desenvolvimento, atuando principalmente nas seguintes aplicações: desenvolvimento econômico local; estudos industriais e de inovação nas indústrias farmacêutica, petroquímica, petrolífera, têxtil e confecções; e estado do Rio de Janeiro e suas regiões. 

 

CURRÍCULO LATTES

ACADEMIA.EDU

RESEARCH GATE

GOOGLE SCHOLAR‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

 

ANA CRISTINA REIF

Paulo Tigre


Professor Titular do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve projetos sobre diferentes aspectos econômicos da inovação tecnológica, especialmente nas tecnologias da informação e comunicação. Graduado em Economia pela UFRJ; Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE; e PhD em Política Científica e Tecnológica pela University of Sussex (Inglaterra, 1982). Foi pesquisador visitante no Centre for Latin American Studies da Universidade da California, Berkeley e da Universidade de Paris XXII. Autor de "Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil", Editora Elsevier, 2014.

 

CURRÍCULO LATTES

 

 

ANA CRISTINA REIF

Luiz Martins de Melo


Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal do Rio de Janeiro e técnico da Finep. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, esporte, arranjos produtivos locais, financiamento e sistemas de financiamento para a inovação no Brasil e internacional 

 

 

CURRÍCULO LATTES

ANA CRISTINA REIF

Renata Lèbre La Rovere


Renata Lèbre La Rovere possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), especialização em Economia Industrial pela UFRJ (1985), D.E.A em Structures Productives et Systeme Mondial - Université de Paris VII - Université Denis Diderot (1986), França e doutorado em Economia - Université de Paris VII , França (1990). Foi professora visitante do Latin American Studies Center e do Management and Information Systems Department da University of Arizona entre 1991 e 1992 e realizou pesquisa em nível de pós-doutorado no Wissenschaftszentrum da Universidade de Rostock, Alemanha, entre 1995 e 1996. Desde 1993 é professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), ocupando atualmente o cargo de Professor Titular. É pesquisadora do Grupo de Economia da Inovação do IE/UFRJ e participa também de pesquisas da RedeSist e do GESEL. Tem experiência na área de Economia Industrial, com ênfase em Mudança Tecnológica, pesquisando principalmente os seguintes temas: geografia da inovação, empreendedorismo, inovação e conhecimento nas empresas, tecnologias da informação e comunicação, desenvolvimento local. 

 

CURRÍCULO LATTES

LINKEDINRESEARCH GATE

 

ANA CRISTINA REIF

Caetano Penna

Caetano C.R. Penna (PhD) é pesquisador do Centro para Desafios Globais da Universidade de Utrecht (Holanda), professor adjunto (em licença) do Instituto de Economia da UFRJ, onde compõe o quadro de professores permanentes da Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (PPED), e consultor-especialista da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ. É doutor em política de ciência e tecnologia pela Universidade de Sussex (Reino Unido), mestre em Governança Tecnológica pela Universidade TalTech (Estônia) e bacharel em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da UFRJ. Seus principais interesses de pesquisa são (a) políticas industriais e de ciência, tecnologia e inovação, com foco particular em políticas de inovação ?orientadas para a missão? e ?transformadoras?; (b) dinâmica industrial e tecnológica, com ênfase nas transições tecnológicas e à sustentabilidade; e (c) financiamento de desenvolvimento sustentável e inovação, áreas nas quais também atua como consultor de agências governamentais, organizações multilaterais e associações industriais. Palavras chave: economia da tecnologia; economia industrial; economia da inovação; sistema nacional de inovação; política de inovação; política orientada por missões; política industrial; estado desenvolvimentista; desenvolvimento sustentável; transição para a sustentabilidade.

 

CURRÍCULO LATTES
LINKEDIN

GOOGLE SCHOLAR

LIVRO - O Sistema de Inovação Brasileiro: uma proposta orientada por missões

https://www.cgee.org.br/the-brazilian-innovation-system

 

 

PESQUISADORES ASSOCIADOS 

ANA CRISTINA REIF

Fernanda Steiner Perin


Doutora em em Economia da Indústria e da Tecnologia (2019) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Economia e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa Economia da Inovação do Instituto de Economia da UFRJ e coordenadora do Economics of Innovation Working Group do Young Scholars Initiative (YSI). Membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN).Tem experiência na área de Economia com ênfase em economia Industrial e da Inovação, negócios internacionais, políticas de inovação e indústria farmacêutica.

 

LINKEDINRESEARCH GATE

 

 

ANA CRISTINA REIF

Guilherme de Oliveira Santos


Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), Mestrado e Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016; 2020). Atualmente é colaborador do Grupo de Economia da Inovação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Tecnologia ORT, Assessor da Diretoria de Tecnologia da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Professor de Sociologia - Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado do Rio de Janeiro, Geografia da Inovação; Geografia Econômica Evolucionária; Sistemas Regionais de Inovação; Ecossistemas de Empreendedorismo; Ambientes de Inovação; Políticas de Apoio a Empresas ao Empreendedorismo; e Políticas de Inovação Orientadas a Missões.

CURRÍCULO LATTES
ORCID
RESEARCH GATE
LINKEDIN

 

 

 

ANA CRISTINA REIF

Helena Spellet Klein


Doutora em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS). Mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPED/IE/UFRJ). Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Inovação e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, políticas públicas, relação entre tecnologia e instituições, administração pública, empreendedorismo e regulação.

 

CURRÍCULO LATTES 

 

 

ANA CRISTINA REIF

Ricardo Lobato Torres


Professor do Departamento de Economia da UFPR. Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ (2015), Mestre em Economia pela UFSC (2011) e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFPR (2008). Professor Colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública e em Administração da UTFPR. Membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). Pesquisador Associado do Grupo de Pesquisa em Economia da Inovação, do Instituto de Economia da UFRJ (GEI/IE/UFRJ).

CURRÍCULO LATTES
ORCID
RESEARCH GATE
LINKEDIN
GOOGLE SCHOLAR

 

 

 


Instituto de Economia da UFRJ Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário.