A Rede Brasileira de Estudos da China (RBChina) é uma rede científica multidisciplinar dedicada à promoção do conhecimento, da pesquisa, do ensino e do exercício profissional em torno da China. A RBChina é atualmente integrada por mais de 300 professores, pesquisadores, estudantes e profissionais, incluindo diplomatas, jornalistas, advogados, artistas e empresários, espalhados pelos mais diversos estados brasileiros e por outros países.

A RBChina organiza periodicamente encontros nacionais, estimula a difusão e a produção de pesquisa entre seus membros e propicia a criação de espaços para o intercâmbio de experiências entre os especialistas chineses e seus pares brasileiros.

Neste ano, o IV Encontro da RBChina está sendo conjuntamente organizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pelo Instituto de Economia da UFRJ e sob responsabilidade do professor Evandro Carvalho e da professora Isabela Nogueira. No contexto do centenário do Partido Comunista, das inúmeras conquistas e contradições até aqui, e dos enormes desafios que a China enfrente pela frente, o encontro deste ano terá 12 mesas distribuídas ao longo de quatro dias de debates. Os temas incluem governança e sistema político chinês; Estado, mercado e desenvolvimento; o modelo econômico pós-Xi Jinping; capacidades estatais e inovação; meio ambiente e transição energética; geopolítica global e as disputas China-EUA; transformações sociais e desigualdades; cinema, literatura e gênero; e visões de futuro sobre as relações Brasil-China.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA (EM BREVE) 

 

PALESTRAS CONFIRMADAS

SEGUNDA-FEIRA 08/11/21

 

TERÇA-FEIRA 09/11/21

 

QUARTA-FEIRA 10/11/21

 

QUINTA-FEIRA 11/11/21

 


Instituto de Economia da UFRJ Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário.