Lançada de maneira informal em novembro de 2017, a RBChina tem realizado encontros anuais desde 2018, em todos eles reunindo um grande número de professores brasileiros, chineses e de outros países. Os eventos anteriores contaram com apoio da Embaixada da China no Brasil, da Associação de Amizade do Povo da China com Países Estrangeiros, da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O primeiro evento, organizado pela PUC-Minas em Belo Horizonte nos dias 22 e 23 de outubro de 2018, teve como tema “Brasil e China num contexto de incertezas mundiais”. Sob coordenação do professor Javier Vadell, o I Encontro contou com a participação de especialistas brasileiros e chineses de diferentes campos de atividade que discutiram os papeis de Brasil e China na política internacional, os desafios impostos pelo novo cenário econômico mundial, as transformações políticas e sociais recentes da China, os múltiplos aspectos das relações sino-brasileiras e componentes essenciais da filosofia e da cultura chinesas. Da China, estiveram presentes professores da Renmin University e da Chinese People’s Association for Friendship with Foreign Countries.

O II Encontro foi organizado pela Unicamp em Campinas nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2019, esteve sob coordenação do professor Celio Hiratuka. Além de professores brasileiros e chineses, estiveram presentes também colegas do México e dos Estados Unidos. As mais de dez mesas e sessões de discussão debateram questões de meio ambiente, desenvolvimento sustentável, humanidades e ciências sociais, relações internacionais e a nova Rota da Seda, inovações e a indústria 4.0, sistema bancário, monetário e fiscal, e as próprias relações Brasil-China. Do exterior, estiveram presentes professores da CASS, Fudan University, UNAM e Boston University.

O III Encontro, organizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi virtual em função da pandemia e esteve sob coordenação do professor Marcos Costa Lima. Foram 10 mesas, mais de 30 pesquisadores da China e do Brasil e mais de 14 mil visualizações no YouTube. A programação contou com as presenças do Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, e da Cônsul-Geral da China no Recife, Yan Yuqing, além de palestras e debates com convidados de vários estados brasileiros e de outros países. Além de acadêmicos das principais universidades nacionais, também participaram do evento pesquisadores da China University Foreign Affairs, Shanghai Jiao Tong University e do Shanghai Institute for International Studies (SIIS).

 


Instituto de Economia da UFRJ Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário.