OBJETIVO
O projeto tem por objetivo gerar conhecimentos relativos ao desenvolvimento, à inovação e à saúde. Os caminhos e os desafios diante das mudanças globais são objetos das quatro fases do estudo, produzido por mais de 40 pesquisadores e pesquisadoras em parceria com cerca de dez instituições, entre elas RedeSist/IEUFRJ, Unicamp e UFF.
Como resultado dessa imersão, apresentamos aqui os relatórios de pesquisa do projeto produzidos pela RedeSist/IE/UFRJ divididos em quatro fases. O conteúdo visa fomentar a geração de políticas públicas que reduzam a vulnerabilidade do SUS e garantam o acesso universal à saúde pela população brasileira.
A visão detalhada e atualizada sobre os tópicos abordados sugere uma nova relação entre o desenvolvimento e a saúde que coloca a economia a serviço da vida a partir de uma relação virtuosa entre os direitos sociais, o meio ambiente e a retomada do crescimento nacional.
RESULTADOS
i - LIVRO: ‘Saúde é desenvolvimento: o Complexo Econômico-Industrial da Saúde como opção estratégica nacional’
SOBRE O LIVRO DIGITAL
Com linguagem clara e sem tecnicidade, o livro busca um diálogo com a sociedade, ao apontar, entre outros aspectos, que a base produtiva e tecnológica em saúde (CEIS) no Brasil não tem acompanhado as crescentes necessidades de saúde da população, refletindo-se “na desigualdade e na segmentação do acesso aos bens e serviços em saúde” e, consequentemente, gerando obstáculos à expansão do SUS.
Entre as propostas, os pesquisadores indicam que o país deve aproveitar os novos paradigmas tecnológicos em curso, propiciados pela Revolução 4.0, com suas novas formas de produção do conhecimento, calcadas na transdisciplinaridade e orientadas aos desafios da saúde e da sustentabilidade, para estruturar um novo padrão de desenvolvimento, reforçando a centralidade da CT&I para economia, bem-estar e sustentabilidade. Nesse novo modelo de desenvolvimento a economia estará a serviço da vida.
ii - RELATÓRIOS DO PROJETO “Desafios para o SUS no contexto nacional e global de transformações sociais, econômicas e tecnológicas – CEIS 4.0”
FASE 1
“A dinâmica global de produção e inovação e o papel do território e dos Estados nacionais: desafios para o desenvolvimento do CEIS no Brasil”
Autores: José E. Cassiolato, Maria Lucia O. Falcón, Marina H. S. Szapiro
“Finanças Públicas para o desenvolvimento produtivo: desafios estruturantes para o CEIS no Brasil”
Autores: Esther Dweck, Bruno Moretti e Maria Fernanda Godoy Cardoso de Melo
“A dimensão territorial do CEIS no Brasil nas escalas macrorregionais”
Autores: Helena M. M. Lastres, Valdênia Apolinário, Sérgio Castro, Marcelo Matos, Francisco Laercio Braga e Pamela Bezerra
FASE 2
“Estratégias de desenvolvimento para a retomada pós-pandemia “
Autores: José E. Cassiolato e Maria Lucia O. Falcón
“Políticas e instrumentos para a transformação digital do SUS”
Autores: Maria Lucia O. Falcón e José E. Cassiolato
“Estado e novas políticas de desenvolvimento produtivo e inovativo no século XXI”
Autores: Marina H. S. Szapiro e José E. Cassiolato
“Iniciativas inovadoras e sustentáveis de combate da pandemia”
Autores: Cristina Lemos e Helena Maria Martins Lastres
“Saúde, sustentabilidade e território”
Autores: Maria Cecília Lustosa, Maria Gabriela Podcameni e Helena Maria Martins Lastres
“Saúde como eixo promotor do desenvolvimento nas (e a partir das) comunidades vulnerabilizadas do Rio de Janeiro”
Autores: Marcelo G. P. Matos, Maria Cecilia J. Lustosa, Cristina Lemos, Bruna Moll, Kenia Braga e Helena Maria Martins Lastres
“Sistema produtivo e inovativo de saúde de Rondônia e o APL de Porto Velho: dinâmica, desafios e políticas”
Autores: Sérgio Duarte de Castro e Helena Maria Martins Lastres
“Sistema produtivo e inovativo de saúde do Piauí e Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Teresina”
Autores: Valdênia Apolinário, Paulo Fernando de M. B. Cavalcanti Filho e Helena Maria Martins Lastres
FASE 3
Nota Técnica da 3a. Fase do Projeto “Desafios para o Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto nacional e global de transformações sociais, econômicas e tecnológicas - CEIS 4.0”
Autores: José Eduardo Cassiolato, Maria Lucia Falcon e Marina Szapiro
iii - DOSSIÊ "Desenvolvimento, saúde e mudança estrutural: O Complexo Econômico-Industrial da Saúde 4.0 no contexto da Covid-19" – (v. 16, n. 28 / 2021)
“Novas tecnologias digitais, financeirização e pandemia Covid-19: transformações na dinâmica global produtiva, no papel do Estado e impactos sobre o CEIS”
Autores: José Eduardo Cassiolato, Maria Lucia Falcón, Marina Szapiro
“Transformações e aprendizados da Covid-19 e a dimensão territorial da saúde: por uma nova geração de políticas públicas para o desenvolvimento”
Autores: Helena Lastres, Valdênia Apolinário, Sérgio Castro, Marcelo Matos