EQUIPE REDESIST

EQUIPE REDESIST - PROFESSORES - INSTITUTO DE ECONOMIA / UFRJ

ANA CRISTINA REIF

JOSÉ EDUARDO CASSIOLATO(COORDENADOR)

Economista pela Universidade de São Paulo (1972), Mestre em Economia pela Universidade de Sussex (1978), DPhil pela Universidade de Sussex (1992), Pós doutorado pela Université Pierre Mendes-France (2000). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenador da RedeSist, Diretor do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI e Secretário Geral de Globelics - Global Research Network on the Economics of Learning, Innovation and Competence Building Systems. Foi profesor convidado - Universite de Rennes I (1995-2002), Secretário de Planejamento do Ministério da Ciência e Tecnologia (1985-1988), Diretor de Pesquisas do IE/UFRJ (2003-2005), Membro da Diretoria da SBPC (1999-2002), Foi Pesquisador Visitante no MIT, University of Sussex e INRA-França. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, tecnologia, sistemas de inovação, competitividade e indústria

ANA CRISTINA REIF

HELENA MARIA MARTINS LASTRES(COORDENADORA)

Economista, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Economia da Tecnologia, Coppe/UFRJ, PhD em Desenvolvimento e Política de C&T&I, SPRU, University of Sussex. Inglaterra e Pós-doutorado em Inovação e Sistemas Produtivos Locais, Université Pierre Mendès-France, França. Pesquisadora Associada ao Programa de Pós-graduação do Instituto de Economia da UFRJ, onde ajudou a criar e coordenar a Rede de Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais, RedeSist. Foi Assessora do Presidente do BNDES onde chefiou a Secretaria de Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos e Desenvolvimento Local; e coordenou o Comitê de Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional, BNDES (de agosto de 2007 a maio de 1016). Pesquisadora Titular do Ministério da Ciência e Tecnologia, onde chefiou o Núcleo de Novos Materiais do Instituto Nacional de Tecnologia e foi Professora e Pesquisadora e do Programa de Pós-graduação em Economia do Instituto de Economia da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Informação (de 1980 a 2010). Principais áreas de interesse: economia e política de desenvolvimento e de C&T; economia da inovação e do conhecimento; arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais, desenvolvimento regional e territorial.

Instituto de Economia da UFRJ Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário.