APRESENTAÇÃO REDESIST

Uma rede de pesquisa interdisciplinar, formalizada desde 1997, sediada no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que conta com a participação de várias universidades e institutos de pesquisa no Brasil, além de manter parcerias com outras instituições da América Latina, África, Europa e Ásia.

PRINCIPAIS TEMAS DE INTERESSE

Nossos principais temas de interesse são relacionados aos novos requerimentos e formas do desenvolvimento industrial e tecnológico associados à Era do Conhecimento, bem como ao papel, objetivos e instrumentos de políticas tecnológicas e industriais adotadas neste novo contexto internacional. Tais temas são aprofundados à luz dos arranjos e sistemas produtivos locais. Atenção particular é dada aos desafios impostos para as regiões e países em desenvolvimento. Além do desenvolvimento de um quadro conceitual e analítico, no âmbito da RedeSist vem sendo realizada pesquisa empírica para análise de sistemas produtivos locais e de novas políticas para seu desenvolvimento.

As pesquisas que investigam a experiência recente dos arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais que atuam em diferentes cadeias produtivas e regiões do Brasil e outros países do Mercosul incluem a análise de:

• suas características, atores relevantes, quadro institucional;
  • o papel das interações entre agentes nos diferentes arranjos e sistemas;
  • principais políticas e programas que contemplam os arranjos e sistemas;
  • dinamismo, atividades inovativas e as formas de aprendizado;
  • como as transformações ocorridas durante a década de 1990 no ambiente macroeconômico - acirramento da competição em nível mundial; emergência do paradigma das tecnologias da informação e comunicação; aceleração dos processos de globalização financeira e liberalização econômica e criação do Mercosul, dentre outros - impactam a forma como ocorre o desenvolvimento industrial e tecnológico e têm afetado, particularmente, as capacitações nacionais e locais, tanto produtivas quanto inovativas;
  • novas exigências de políticas para o desenvolvimento industrial e inovativo, como reflexo das mudanças em curso.

FOCO

As mudanças associadas à transição da Era Industrial para a Era do Conhecimento impõem a necessidade de desenvolver um novo arcabouço analítico que permita entender os padrões sócio-técnico-econômicos emergentes em nível mundial e seus impactos na competitividade e desenvolvimento de países como o Brasil.

Como alternativa ao foco tradicional em setores econômicos e empresas individuais, a RedeSist vem desenvolvendo o conceito e abordagem metodológica focados em arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais.
A ênfase em Sistemas e Arranjos Produtivos Locais privilegia a investigação dos seguintes aspectos:

• relações entre conjuntos de empresas e destes com outros atores;
  • fluxos de conhecimento, em particular, em sua dimensão tácita;
  • bases dos processos de aprendizado para a capacitação produtiva, organizacional e inovativa;
  • importância da proximidade geográfica, social e cultural como fontes de diversidade e vantagens competitivas.

Os principais resultados das pesquisas realizadas pela RedeSist confirmam que a aglomeração de empresas e o aproveitamento das sinergias coletivas geradas por suas interações vêm fortalecendo suas chances de sobrevivência e crescimento, constituindo-se em importante fonte geradora de vantagens competitivas duradouras. A participação dinâmica em arranjos produtivos locais tem auxiliado empresas, especialmente MPME, a ultrapassarem as conhecidas barreiras ao crescimento, a produzirem eficientemente e a comercializarem seus produtos em mercados nacionais e até internacionais.