PALESTRANTE:
Pedro Allemand Mancebo Silva
Pesquisador pós-doutorando no IRI/PUC-Rio, Coordenador Logístico do PRIME Hub.
RESUMO: NO Ártico vive profunda reconfiguração geopolítica e geoeconômica. O aumento do conhecimento sobre a dotação de recursos na região e os efeitos da mudança climática, cada vez mais evidentes na região, trazem consigo novas possibilidades de navegação e exploração econômica e ocupação estratégica dos espaços polares setentrionais. Partindo do conceito de fronteira de mercadorias, proponho a ideia de fronteiras extrativas como forma de enxergar os efeitos de reorganizações globais do capitalismo e a inserção de novas regiões, novos espaços na dinâmica geopolítica do sistema interestatal capitalista. Através de uma análise de transformações recentes no cenário estratégico, busco discutir como as ideias de desenvolvimento e autodeterminação foram instrumentais para abrir ao Estado e ao capital a possibilidade de exploração dos recursos presentes nas terras e mares do Ártico, conformando uma nova geopolítica para a região.
DATA: 02/06/2025
HORA: 16h40
SALA: 203
INFORMAÇÕES GERAIS.
Os seminários ocorrerão às segundas-feiras na sala 203. A sala tem que ser liberada até 18:15, pois à noite ela é utilizada pelo curso noturno.
Os alunos de mestrado e doutorado em tempo integral têm que obter uma frequência mínima de 75% nos seminários e os demais uma frequência mínima de 50%.
Haverá lista de assinatura recolhida no evento presencial