DESIGUALDADES DE GÊNERO CEDE


Mobilidade Urbana, Despesas com Transporte e Diferença de Gênero no Brasil

Os custos de deslocamento em termos de tempo e dinheiro são uma questão crítica nas decisões de trabalho e bem-estar nas áreas metropolitanas. Este projeto visa analisar as diferenças de gênero na carga de despesas de transporte nos orçamentos familiares e nos efeitos da adoção do programa Bilhete Único sobre a renda disponível. O Bilhete Único (BU) é uma política de subsídio de tarifa de transporte público intermunicipal aplicado em várias regiões metropolitanas brasileiras durante a década de 2010. A ideia é explorar o recém-lançado banco de dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2017/18).

Pesquisadores: Valeria Pero (UFRJ).

 

Participação das mulheres no mercado de trabalho e impacto da pandemia do Covid-19: um comparativo entre Brasil e Argentina

O objetivo deste projeto é analisar como a pandemia do Covid-19 impactou a inserção das mulheres no mercado de trabalho de dois países da América Latina, Argentina e Brasil. A ideia é tentar entender diferenças no que tange à inserção e à alocação do tempo dedicado aos afazeres domésticos. Aspectos relacionados à participação e inatividade no mercado de trabalho, bem como a distribuição do tempo de cuidados por outros familiares, serão estudados.

Pesquisadores: Danielle Carusi Machado (UFF), Valentina Viego (UNS/Bahia Blanca) e Adriana Fontes (IETS).

 

Reflexos da crise econômica e sanitária na desigualdade de gênero e interseccional 

Espera-se contribuir com a literatura produzindo um artigo sobre o comportamento da oferta de trabalho ao longo da crise econômica e sanitária, considerando as diferenças de gênero e intra-gênero.

Pesquisadores: Luana Passos (UFOB), Danielle Carusi Machado (UFF).


Instituto de Economia da UFRJ Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário.