POBREZA, DESIGUALDADES EM RENDA/RIQUEZA E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL CEDE

Desafios da desigualdade (Cátedra Josué de Castro-CBAE)

Trata-se de uma série de atividades, tais como cursos, workshops e seminários, e publicações, sob a forma de pequenos artigos de opinião e de divulgação científica, e artigos publicados em revistas acadêmicas desenvolvidas entre 2020 e 2021 no âmbito da Cátedra Josué de Castro de Desigualdade, do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, tendo como titular Celia Lessa Kerstenetzky e como pós-doutorando sênior Fábio Waltenberg.

Pesquisadores: Celia Lessa Kerstenetzky (UFRJ) e Fábio Waltenberg (UFF).

Condições de vida na favela do Vidigal no Rio de Janeiro pós-UPP

Trata-se de projeto de pesquisa que envolveu pesquisa de campo (em 2013-2014) com o objetivo de aferir a pobreza como privação de liberdade na Favela do Vidigal no Rio de Janeiro, bem como o provável impacto da política de segurança pública conhecida como UPP (Unidades de Política de Pacificação) sobre a evolução da pobreza nessa comunidade. Tendo como base o conceito de Amartya Sen de pobreza como privação de liberdade, operacionalizamos um indicador de funcionamentos e utilizamos a técnica logit para estimar o impacto da UPP sobre os funcionamentos das famílias na comunidade.

Pesquisadores: Celia Kerstenetzky (UFRJ); Danielle Carusi Machado (UFF).

Desigualdade e Mobilidade Intergeracional de Renda no Brasil

Um indicador das desigualdades de oportunidades na sociedade é a mobilidade intergeracional, na medida em que associa as chances de uma pessoa alcançar determinada posição social a partir da posição socioeconômica de sua família. A mobilidade educacional e de renda entre gerações no Brasil é baixa, revelando mecanismos de maior persistência das desigualdades e colocando problemas de justiça social. Essa pesquisa analisa a dinâmica da desigualdade de oportunidades a partir da evolução da mobilidade social entre gerações (educacional, ocupacional e de renda) e sua relação com a desigualdade de renda no Brasil.

Pesquisadores: Valéria Pero (UFRJ); Gabriela Freitas da Cruz (IBGE); Daniel Duque (Norwegian School of Economics).

Desigualdade de renda e classes econômicas: uma análise da renda e dos padrões de consumo das classes médias brasileiras

A pesquisa pretende explorar a POF 2017-2018 para investigar padrões de consumo das classes médias brasileiras e estimar uma “linha de renda de classe média” para o Brasil.

Pesquisadores: Marcela Nogueira (UFRJ); Celia Kerstenetzky (UFRJ).

Desigualdade de riqueza e função social da propriedade no Brasil

A pesquisa tem por objetivo compilar o que se sabe sobre a desigualdade de riqueza no Brasil contemporâneo, e problematizá-la a partir de definições jurídicas das relações entre direitos de propriedade e riqueza e da noção de função social da propriedade constante da Constituição Federal de 1988.

Pesquisadores: Celia Lessa Kerstenetzky (UFRJ); Pedro Fandiño (UFRJ).

Determinantes das taxas de cesariana: Brasil e França

O objetivo é analisar de forma comparativa os sistemas de saúde do Brasil e da França no que tange às políticas de nascimento existentes. Busca-se compreender aspectos relativos à operacionalidade dos sistemas de saúde, no sentido de explicar diferenças existentes em termos de nascimentos, pois sabemos que no Brasil a taxa de partos normais é inferior à de outros países desenvolvidos, como a França.

Pesquisadores: Danielle Carusi Machado (UFF); Carine Milcent (PSE/França); Matias Mrenjen.