workshoprpepi2021


“Continentalismo, Regionalismo, Mega-Estados e Grande Espaço”
Workshop “Continentalism, Regionalism, Mega States and Big Space”
Pós-Graduação em Economia Política Internacional – PEPI
Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

O SEMINÁRIO SERÁ EM INGLÊS SEM TRADUÇÃO

COORDENAÇÃO:
Raphael Padula (PEPI-UFRJ) e Andrés Rivarola Puntigliano (Stockholm University / NILAS)
INFORMAÇÕES GERAIS:
Data: 18 de fevereiro de 2021, às 10:30 horas.
Local: Zoom; Inscrições para receber o link: inscriçõEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

PROGRAMAÇÃO
- Andrés Rivarola Puntigliano (Stockholm University) - “Geopolitics and Regional Integration”
- Raphael Padula (PEPI-UFRJ) – “Brazilian continentalism challenges.”
- Milton Reyes (IAEN – Equador) – “Chinese continentalism”
(PERGUNTAS E DEBATES)
- Mark Bassin (Södertörn University) – ”Neo-Fascist Continentalism: The European Far Right's Vision of Imperium Europa since 1945”
- Mikhail Suslov (Copenhagen University) - “Geopolitical loneliness and big-space thinking in Putin’s Russia”
- Cristina S. Pecequilo (PEPI-UFRJ, UNIFESP) – “The US and the Logic of Big Space: The Regional and Global Dynamics"
(Perguntas e Debates)

APRESENTAÇÃO:
O PEPI-UFRJ realiza o Workshop “Big Space, Mega States and Geopolitics”. O formato será de uma reunião com apresentações de pesquisas e trabalhos de professores do PEPI, do grupo de pesquisa sueco “Big Spaces, Continental States and Regionalism”, coordenado pelo Prof. Andrés Rivarola Puntigliano (Diretor do Instituto Nórdico de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Estocolmo) e convidados. As apresentações com duração de 20 minutos, serão seguidas de debates de 10 minutos, tendo como tema central as projeções de poder de Grandes Estados para Grandes Espaços e suas implicações geopolíticas.

O workshop tem como objetivo examinar a história e a relevância atual de idéias relacionadas ao "Grande Espaço" (Big Space). Durante séculos, a forma política “padrão” do Estado-nação foi desafiada pela idéia de uma entidade política supranacional em larga escala. Um exemplo é a ideia do continentalismo, que é uma categoria de pensamento do grande espaço, baseada em perspectivas geopolíticas de unificação política dentro das fronteiras de um “continente”. Em alguns casos, essa projeção e busca pelo domínio ou unificação de regiões está apoiada em uma ideologia geopolítica abrangente do continentalismo, que historicamente se baseia nas teorias do "grande espaço". O continentalismo é usado pelas elites políticas para consolidar uma identidade geopolítica e políticas mais amplas que a nacional, para influenciar processos de formação do Estado e integração internacional. Os temas do workshop também envolvem outras dimensões do pensamento de 'grande espaço', como 'civilização', 'mega-regiões' ou 'mega-estados'. Também lida com a análise de diferentes estudos de caso, que comparam interações ideológicas do 'Big space' na Europa, África, Rússia-Eurásia, América Latina e Ásia. Essa abordagem nos ajuda a analisar projeções geopolíticas, bem como a fluidez discursiva e a diversidade de expressões que podem ser encontradas em diferentes formas de construção das visões de 'Grande Espaço'.

Particularmente, a proposta inicial da reunião veio do grupo de pesquisa “Big Spaces, Continental States and Regionalism”, que estará presente com quatro professores apresentando trabalhos.

 


Instituto de Economia da UFRJ Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário.