
O Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI) do Instituto de Economia da UFRJ vem, por meio desta nota, somar-se ao Instituto de História da UFRJ e manifestar seu apoio e solidariedade ao historiador e professor titular Francisco Carlos Teixeira da Silva, também professor permanente do nosso programa e referência nos estudos de história moderna.
Francisco Teixeira foi recentemente processado por sua reconhecida produção acadêmica crítica ao golpe de abril de 1964 e à ditadura militar no Brasil. O processo, aberto pelo general da reserva Álvaro Pinheiro, o acusa de calúnia, difamação e “falsificação da história”, e pede indenização e cassação dos títulos acadêmicos do professor.
O PEPI ressalta a necessidade intransigível de defesa dos direitos de exercício da atividade acadêmica, cujo ofício inclui a produção sustentada de análises que apresentem à sociedade reflexão rigorosa sobre a conjuntura e sobre o passado. As tentativas de silenciar o trabalho acadêmico representam clara ameaça ao próprio Estado democrático de direito. E são um reeditado episódio das sucessivas tentativas de calar vozes que se opõem ao período ditatorial vivido no Brasil.