nota de pesar 0720241

NOTA DE FALECIMENTO

O PPED (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento do Instituto de Economia – UFRJ) vem manifestar seu profundo pesar pelo falecimento de Charles Freitas Pessanha. Professor do PPED desde sua criação em 2008, além de professor do IFCS e editor emérito da DADOS – Revista de Ciências, Charles Pessanha tem uma trajetória acadêmica exemplar e extensa contribuição ao avanço da pesquisa científica nas ciências sociais. Seu legado para editoria científica em ciências sociais é imenso, destacando-se seu papel com um dos fundadores da plataforma SciElo e presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

O professor Charles Pessanha foi um dos fundadores do PPED, com Ana Célia Castro, Eli Diniz, Maria Antonieta Leopoldi, Carlos Morel e outros. Os cursos que oferecia estavam sempre entre os preferidos pelos alunos. Foi um dos orientadores mais ativos do programa e um professor admirado e querido. Nos 15 anos em que contribuiu com o PPED, manteve uma importante e diversificada produção acadêmica e, ainda, formou muitos mestres e doutores.

Além da sua importância como acadêmico, Charles Pessanha era figura humana notável, um homem culto e amável, que nos brindava com conversas longas e instigantes. Um intelectual com abertura para o debate, com uma imensa capacidade de ouvir e que apresentava com elegância e generosidade sua ampla cultura e elaboração rigorosa de suas ideias.

Venho, em meu nome e em nome do corpo acadêmico do PPED, manifestar nossa tristeza com a notícia de seu falecimento e prestar condolências e solidariedade a seus familiares.

Luiz Carlos Delorme Prado

Coordenador do PPED – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento

Professor do Instituto de Economia – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

RENATA ODETE DE AZEVEDO SOUZA
16/08/2024
14h (ONLINE)

DEFESA DE DOUTORADO Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento - PPED