ATO ECUMENICO24

MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES

Foi professora titular e emérita do Instituto de Economia. Por sua retidão moral, dedicação e capacidade intelectual, Conceição foi a voz responsável pela persistência do pensamento latino-americano de esquerda no Brasil, tendo fundado as escolas de Campinas, nossa irmã intelectual, e nós mesmos.

Adeus professora. Muito obrigado. Tentaremos tocar adiante como grande homenagem.

Maria da Conceição Tavares - A Economista do Brasil

Da Retomada da Hegemonia Americana nos anos 1980 à Atualidade

DATA: 19/06
HORÁRIO: 17H
LOCAL: SALA 102

Boa tarde a todos,

O Grupo de Economia Política do IE-UFRJ realizará um Ciclo de Debates intitulado "Hegemonia Americana em Decadência?", em homenagem à Maria da Conceição Tavares. A ideia é ler textos clássicos da série "Poder e Dinheiro" originada a partir do texto clássico de 1985 da Conceição, além de textos mais recentes do grupo, analisando quais aspectos seguem relevantes hoje e buscando interpretar a conjuntura atual geopolítica e da economia mundial a partir dessas leituras.
O ciclo está sendo co-organizado por estudantes e professores do grupo e a ideia é que em cada encontro um estudante da pós irá apresentar o texto e um pesquisador da área irá comentar, antes de abrir para a discussão geral.
O primeiro deles será na semana que vem, na quarta-feira (19/06), e teremos a presença do professor Luiz Eduardo Melin co-autor da Tavares no pós-escrito de 1997. O tema será "Da Retomada da Hegemonia Americana nos anos 1980 à Atualidade".

Esperamos todos lá.

190624

O LEGADO DE MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES: HOMENAGEM E REFLEXÃO

DATA: 10 de Junho
HORÁRIO: 16:00
LOCAL: Salão Pedro Calmon

Centro Acadêmico Stuart Angel tem o prazer de convidar toda a sociedade civil para uma sessão solene em memória da ilustre professora Maria da Conceição Tavares.

Neste evento especial, será exibido o filme documentário “Livre Pensar”, que retrata a notável trajetória da professora Tavares, seguido por breves homenagens dos professores Ricardo Bielschowsky e Hildete Pereira.

É com profundo respeito e gratidão que convidamos vocês a se juntarem a nós neste momento de lembrança e celebração da vida e obra da professora Tavares. Sua presença será uma forma de honrar sua memória e seu legado, além de fortalecer os laços acadêmicos que ela tanto valorizava.

O evento irá ocorrer no Salão Pedro Calmon, às 16h, nesta segunda-feira. Esperamos todos lá.

ORGANIZAÇÃO: Centro Acadêmico Stuart Angel
Gestão Singular Porque Plural

APOIO: Instituto de Economia da UFRJ
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Associação de Docentes da UFRJ (Adufrj)

Evento IEPOST24CASAPESARSITE

Instituto de Economia da UFRJ Avenida Pasteur, 250, Palácio Universitário.