Extensao Carlos Eduardo

HISTÓRIA E ECONOMIA NA AMÉRICA LATINA: UMA VISÃO PÓS-COLONIAL.

Em finais de 1956, na abertura solene do ISEB, o professor Álvaro Vieira Pinto proclamava que o desenvolvimentismo havia se tornado a forma obrigatória da consciência nacional, a maneira que tínhamos de , nas palavras do seu colega N. Werneck Sodré, de não perdermos o fio da História, de sermos contemporâneos do nosso próprio tempo. E, nas mais de três gerações subseqüentes, a busca do Desenvolvimento da Modernidade de uma certa forma foram a nossa segunda natureza, a maneira que encontramos de sermos nacionais. Mas esta Modernidade nunca chegou a ser algo quotidiano, uma tranqüila evidência objetiva. Sempre nos sentimos estranhos a esta Modernidade,sentimos que nunca fomos propriamente seus sujeitos...  E os autores que seriam definidos como subalternistas é que deveriam partir da idéia de que a maneira como esta Modernidade foi definida e descrita é que de antemão estabelecia os seus sujeitos e os seus objetos, e que não seríamos efetivamente “modernos” senão na medida em que fôssemos capaz de conceber um projeto de Modernidade à nossa medida.

Para o economista, esta questão é particularmente importante, na medida em que envolve a idéia de obstáculos extra-econômicos ao desenvolvimento, divisões e classificações sociais, políticas e culturais que funcionam como tantos outros obstáculos no caminho da Modernidade.  Assim, a discussão destes obstáculos, dentro dos diversos contextos históricos do Brasil e das diversas sociedades latino-americanas escolhidas como estudos de caso, consistirá a matéria deste curso, que tenta fechar uma lacuna na formação do economista, assim como do público em geral.

O curso de extensão coordenado pelo Doutor CARLOS EDUARDO REBELLO DE MENDONÇA, vai ser ministrado através de encontros remotos semanais,

Horário: 5as. Feiras de 18:30 até 21:30.

Início : 13/8/2020

Término: 19/11/2020

Inscrições a partir de 03/8/2020 através do SIGA para alunos da UFRJ e por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para alunos externos