Grupos de Pesquisa, Laboratórios e Projetos de Pesquisa


Grupo de Economia Política

http://www.excedente.org/

O programa geral de pesquisa do grupo de Economia Política tem como objetivo estudar as principais transformações políticas e econômicas nos países centrais e da inserção da periferia no sistema mundial a partir da interação entre as estruturas econômicas e as relações de poder, tanto entre os grupos sociais quanto entre os Estados Nacionais, seguindo a tradição crítica da economia política clássica e do pensamento estruturalista latino americano.

 


Grupo Poder Global e Geopolítica do Capitalismo

www.poderglobal.net

Atua em duas principais frentes de pesquisa. A primeira é de fundo teórico-analítico e procura estabelecer claramente as bases de análise da economia sobre a teoria do valor e distribuição clássica e sobre o principio da demanda efetiva como teoria do produto. A segunda e de fundo histórico-estrutural que se utiliza desta base teórica para analisar a economia mundial levando em conta as estruturas político-institucionais.

 



LabChina –   Laboratório de Estudos em Economia Política da China

https://pt-br.facebook.com/labchina.ufrj/

https://www.ie.ufrj.br/labchina

O LabChina conecta pesquisadores das áreas de economia, ciências sociais, relações internacionais e história que investigam o processo de desenvolvimento socioeconômico da China e da sua região sob prismas teóricos críticos, incluindo teorias críticas da economia política internacional e da economia política comparada, teorias marxistas, estruturalistas, institucionalistas, abordagens de longa duração e afins.

 


LEHC - Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia

http://lehc-ufrj.blogspot.com/

Atua em pesquisa e promoção do conhecimento sobre o Brasil, a América Latina e o Mundo, pautando-se em suas análises tanto pelo rigor científico quanto por um forte compromisso com uma perspectiva progressista, marxista e desde o Sul Global, apoiando-se na Teoria da Dependência Marxista e na Teoria do Sistema Mundo.