Grupos de Pesquisa, Laboratórios e Projetos de Pesquisa


Grupo de Economia Política

http://www.excedente.org/

O programa geral de pesquisa do grupo de Economia Política tem como objetivo estudar as principais transformações políticas e econômicas nos países centrais e da inserção da periferia no sistema mundial a partir da interação entre as estruturas econômicas e as relações de poder, tanto entre os grupos sociais quanto entre os Estados Nacionais, seguindo a tradição crítica da economia política clássica e do pensamento estruturalista latino americano.

 


Grupo Poder Global e Geopolítica do Capitalismo

www.poderglobal.net

A pesquisa busca contribuir para o estudo e a formulação de estratégias e políticas internacionais de governo e empresas brasileiras a partir de um olhar específico do sistema internacional, sua luta interna e expansiva pelo poder global. “Poder Global" é uma expressão que encobre um campo de pesquisa e um modo de analisar o funcionamento e as tendências de longo prazo do "sistema interestatal capitalista", que se formou na Europa e se "globalizou" a partir do Século XVI. Por isto mesmo, o conceito de poder global não é sinônimo nem equivalente aos conceitos de hegemonia e governança mundial. Ao contrário destes, ele privilegia o movimento, o conflito e as contradições que movem o sistema e impedem sua estabilização na forma de algum tipo de "paz perpétua" ou "governança estável". Exatamente porque se trata de um universo em permanente expansão movido pela competição e pelas lutas entre alguns estados e economias nacionais conquistadores que estão obrigados a se expandir permanentemente para seguir acumulando seu poder e sua riqueza. O Grupo de Pesquisa sobre "Poder Global e a Geopolítica do Capitalismo" é multidisciplinar e envolve Professores de distintas Instituições de Ensino Superior. 

 



LabChina –   Laboratório de Estudos em Economia Política da China

https://pt-br.facebook.com/labchina.ufrj/

https://www.ie.ufrj.br/labchina

O LabChina conecta pesquisadores das áreas de economia, ciências sociais, relações internacionais e história que investigam o processo de desenvolvimento socioeconômico da China e da sua região sob prismas teóricos críticos, incluindo teorias críticas da economia política internacional e da economia política comparada, teorias marxistas, estruturalistas, institucionalistas, abordagens de longa duração e afins.

 


LEHC - Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia

http://lehc-ufrj.blogspot.com/

Atua em pesquisa e promoção do conhecimento sobre o Brasil, a América Latina e o Mundo, pautando-se em suas análises tanto pelo rigor científico quanto por um forte compromisso com uma perspectiva progressista, marxista e desde o Sul Global, apoiando-se na Teoria da Dependência Marxista e na Teoria do Sistema Mundo.